Animações brasileiras ganham espaço no Canal Brasil

07/11/2013

luz_anima_acaoUma série com cinco episódios, baseada no documentário Luz… Anima… Ação, de Eduardo Calvet e Felipe Haurelhuk, é a nova atração do Canal Brasil para prestigiar a produção brasileira no setor. O primeiro episódio foi ao ar neste domingo e ao longo de todo o mês de novembro os fãs da arte da animação poderão acompanhar os outros quatro episódios.

Além de mostrar imagens raras, a série colhe depoimentos de produtores e pesquisadores para contar a história do gênero, que teve início há quase 100 anos, em 1917, com um desenho animado intitulado Kaiser, dirigido por Álvaro Marins. O filme se perdeu no tempo, mas os produtores do documentário conseguiram entrevistar familiares de Marins, além de exibir livros e revistas antigos que falam da produção. Luz… Anima… Ação traz ainda imagens de outros desenhos feitos no Brasil, como Macaco Feio… Macaco Bonito e Fravelitá, de Luis Seel, e As Aventuras de Virgulino, de Luiz Sá.

Entre os entrevistados da série estão alguns dos maiores artistas do segmento, como Mauricio de Sousa, Carlos Saldanha (criador do premiado A Era do Gelo), Marcos Magalhães e Cesar Coelho (criador do festival Anima Mundi), entre outros.

Fonte: Tela Viva