DECODER HD VIA EMBRATEL*

DECODER HD VIA EMBRATEL*

O mercado de TV por assinatura nunca esteve tão em alta no País. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), já são mais de 9 milhões de assinantes em todo o território brasileiro. Pelo menos, quatro grandes operadoras atuam nas principais praças oferecendo pacotes com centenas de canais, incluindo alguns de alta definição. Entre elas está a Via Embratel, que tem apenas dois anos de mercado e oferece serviço de TV por assinatura através da modalidade DTH (Direct-to-Home ou via satélite). Recentemente, a empresa anunciou o seu primeiro decoder HD com recurso de gravação digital, que nossa equipe testou com exclusividade.

DESCRIÇÃO

Quando o prestador de serviços da Via Embratel trouxe consigo o decoder HD não tivemos dúvida de que se tratava do menor à venda no mercado (veja ficha técnica). Apresentado num formato de cubo, a caixa compacta da Via Embratel ocupa pouco espaço no móvel. No painel, o nome da emissora sintonizada, data e hora são mostrados no visor; quatro teclas propiciam acesso às opções no menu, enquanto que um botão (mais ao canto) liga ou mantém o decoder em standby. Vale lembrar que, em geral, decoders de TV paga não trazem botão liga-desliga e a única forma de desligá-lo, caso não o utilize por um longo período, é desconectar seu cabo de força da tomada.
No lado direito do decoder encontramos o compartimento onde fica o cartão da operadora e um conector USB que, segundo consta no manual de instruções, terá utilidade somente no futuro. Na parte traseira: conexões HDMI, componente, digital de áudio coaxial, ethernet (por enquanto sem uso) e USB. Para a recepção do sinal das emissoras abertas da TV digital, a empresa adotou um módulo receptor à parte com desenho também em formato de cubo, mas sem teclas ou visor, para ser integrado ao decoder principal, por meio dessa porta USB traseira.

Com teclas iluminadas e grande facilidade de operar ambos os receptores no escuro, o controle remoto universal da Via Embratel tem capacidade de aprender comandos básicos (liga/desliga, volume e canais) de até três aparelhos, através da função Learning.

INSTALAÇÃO

Assim como ocorre com a maioria das operadoras de TV paga, o técnico prestador de serviço tem o dever de deixar tudo em pleno funcionamento para o consumidor. Isso, porém, não significa dizer que a instalação deve abranger receiver e sistemas mais avançados de áudio e vídeo. Neste caso, fica a cargo do cliente pagar à parte, caso este técnico entenda do assunto (o que nem sempre acontece), ou contratar um instalador especializado para interligar o decoder HD ao home theater.
O técnico da Via Embratel não perdeu tempo: em menos de duas horas, instalou a mini parabólica e uma antena UHF sobre o telhado, conduziu os cabos coaxiais (RF) até nossa sala de testes para, enfim, conectá-los ao decoder HD e ao receptor terrestre. Tivemos de aguardar a maior parte desse tempo para habilitar o sinal junto a operadora. Concluído o serviço de instalação, o técnico aproveitou para explicar as funções básicas do decoder.
Ao contrário dos decoders Sky e NET, que usam apenas um cabo RF com divisores, para exibir e gravar os canais de TV paga e aberta HD, o decoders da Via Embratel requer o uso de três cabos RF. São dois condutores para o decoder HD (sendo um destinado à gravação) e outro para o receptor terrestre, que podem não passar em dutos, obrigando o técnico a conduzi-los pela parte externa da residência, como em nosso caso. Além disso, a soma desses cabos com os demais fios USB e de energia que interligam o receptor terrestre ao decoder HD resulta numa aparência um pouco confusa na parte traseira dos aparelhos.

Os ajustes básicos do decoder consistem em formato de tela (16:9 ou 4:3), sistema de cor (NTSC ou PAL-M), resolução (480i até 1080i), sincronismo entre áudio e vídeo (delay entre 0 e 190ms), além de preferências no tempo de exibição do mini guia e transparência.

RECURSOS

Ao acessar o menu, é possível ir direto ao conteúdo transmitido por meio de gênero ou pelo GUIA DE PROGRAMAÇÃO, que mostra os programas a serem exibidos pelas emissoras nos próximos dias com informações detalhadas. O mecanismo de busca por programas a serem exibidos no futuro não é tão moderno, mas as teclas de atalho com avanço e retrocesso de 24 horas conseguem agilizar essa procura.

Ainda no GUIA DE PROGRAMAÇÃO, se há algum programa interessante, pressione REC para agendar ou OK no controle, a fim de ativar a função LEMBRETE. Assim, o decoder avisa com antecedência o início de um ou mais programas selecionados. Já o AUTO-SINTONIA permite ao decoders sintonizar automaticamente até seis programas antes de serem iniciados.

GRAVAÇÃO DIGITAL

O decoder HD Via Embratel conta com disco rígido de 500GB, sendo capaz de gravar até 100 horas da programação transmitida em alta definição ou 400 horas de conteúdos de resolução standard. Por conta disso, funcionalidades de PVR (personal video recorder) também podem ser executadas, como agendamento, pausa ao vivo e retrocesso da programação assistida (time shift), cujo tempo é limitado ao espaço disponível no disco rígido. Basta pressionar REC a qualquer hora para iniciar uma gravação fiel a reprodução original. Detalhe: não é possível gravar dois programas ao mesmo tempo. Mas dá para copiar para o disco rígido o conteúdo de uma emissora e assistir ao programa de outro canal.

O agendamento das gravações pode ser feito pelo GUIA DE PROGRAMAÇÃO. Entre as configurações, pode-se definir a frequência (diário, semanal, fim de semana, dias da semana), início e término de gravação. É possível organizar as gravações em pastas, definir censura e proteção. Enquanto verificávamos as informações descritas no menu, alguns ligeiros travamentos na imagem e falhas no áudio de um filme gravado (e ao usar a função Time Shift) foram percebidos, porém, não chegaram a comprometer nossa avaliação.
Com o conteúdo já gravado, é só seguir instruções na tela, pressionar teclas de atalho no controle e acessar a lista de programas da maneira mais conveniente. Pode-se apagar e alterar bloqueio das gravações e movê-las para outras pastas a serem renomeadas ou excluídas. E se o modo AUTO-APAGAR for selecionado, sempre que atingir o limite de armazenamento do disco rígido, conteúdos antigos e já vistos serão apagados em detrimento de novas gravações.

AVALIAÇÃO

O consumo médio de energia de ambos os receptores foi de 24W, um dos menores dentre os decoders com gravador digital, o que é ainda mais relevante para um aparelho que ficará horas ligado na tomada. Outro ponto favorável ao decoder HD Via Embratel é o seu funcionamento (ou inicialização) ágil após cessar a energia, a temperatura amena e o ruído interno quase imperceptível.
Embora saibamos dos problemas na imagem, ocasionados pela baixa resolução e excesso de compressão na maioria dos canais, sentimos falta de um melhor desempenho no processamento upconversion do decoder HD. Na parte de áudio, os filmes com trilha Dolby Digital 5.1 foram aproveitados no receiver por meio de conexão HDMI.
No pacote mais completo da operadora, vimos nove canais em HD e mais todos os abertos transmitidos pela TV digital, captados pelo receptor terrestre na capital paulista. As belas imagens dos documentários exibidos pelo canal Discovery HD Theater tiveram um nível de detalhamento impecável e conseguiu explorar com exatidão o brilho e o contraste devidamente calibrados de nosso TV de referência.

A variação de conteúdos exibidos por diferentes emissoras, algumas vezes, requer um ajuste fino no TV para controlar a saturação. Ao corrigir a tonalidade, fomos direto para o canal Telecine HD, que transmitia Transformers, e ficamos satisfeitos com a qualidade da reprodução em HD. A riqueza de tons no visual colorido de alguns veículos tornaram as imagens consideravelmente atraentes, e conseguiu prender definitivamente nossa atenção.

ATENÇÃO

A adesão ao decoder com gravador digital está sujeita à disponibilidade do sinal de alta definição da Via Embratel em sua cidade. A empresa já transmite os canais HD para todas as capitais brasileiras. Fazem parte do pacote Família HDTV da Via Embratel nove canais de alta definição: Globosat HD, Multishow HD, Telecine Premium HD, Telecine Pipoca HD, HBO HD, MAX HD, TNT HD, Discovery HD Theater, FOX / Nat Geo HD (com programação intercalada), além de todos os abertos transmitidos pela TV digital. Os novos decoders são oferecidos sem cobrança (em regime de comodato) ao consumidor que aderir a alguns dos planos HDTV. Para informações sobre canais e preços dos pacotes, acesse:www.viaembratel.com.br

FICHA TÉCNICA

Modelo: Decoder HD Via Embratel HDS7241/78

Disco rígido: 500GB

Conexões: HDMI, vídeo componente, vídeo composto, 2 RF, digital de áudio coaxial, duas estéreo analógicas

Outras conexões: 2 USB e RJ-45 (ethernet)

Dimensões (L/A/P): 23/6/20cm

Peso: 1,3kg

Garantia: permanente