Globosat transmite Rock in Rio em 4K Dolby Atmos

30/09/2015

rirPela primeira vez, um evento foi transmitido no Brasil ao vivo com sinal de vídeo 4K e áudio Dolby Atmos. A façanha foi da Globosat, que levou ao ar no último sábado trechos do Rock in Rio através do canal Multishow usando as duas tecnologias. Segundo Carlos Watanabe, diretor da Dolby Labs para a América Latina, foi a primeira transmissão desse tipo no mundo.

Uma equipe de engenheiros visitou antes a Cidade do Rock para analisar as condições acústicas do local e estudar o tipo de equipamento a ser utilizado. O sinal foi transmitido via fibra óptica, em 128 canais de áudio, para um estúdio onde foi feita a mixagem final. Nesse estúdio, foram instaladas dez caixas acústicas profissionais e um console de mixagem compatível com Dolby Atmos.

Os sinais finalizados de áudio Atmos e vídeo 4K foram então retransmitidos à central da Globosat, na Barra da Tijuca, captados por decodificadores e um sistema de home theater 5.1.4 canais; os 4 canais adicionais eram direcionados ao teto. “Foi a primeira transmissão em 4K ao vivo que realizamos para TVs 4K conectados”, explica Roberto Primo, diretor de engenharia da Globosat.

Segundo ele, cerca de 1.000 assinantes de TV puderam assistir ao show através do aplicativo Globosat Play 4K, via streaming (veja como funciona, neste vídeo . “Nosso objetivo é sempre testar o que vamos oferecer às operadoras de maneira robusta e com qualidade de serviço. Espero que em breve as operadoras possam oferecer mais este serviço aos seus assinantes”, acrescentou.

FONTE: Globosat

, ,