Programação

Conteúdo dos principais canais de TV por assinatura, atualizados semanalmente, toda segunda-feira.

Semana de 15 a 21 de Fevereiro de 2016

BIS

The Beach Boys – 50th Anniversary Live in Concert, 15/02, 21h.

beach_boysO canal de música revive reencontro histórico da banda com Brian Wilson, um dos seus fundadores. Pela primeira vez, desde 1965, ele se juntava ao grupo para uma turnê, que durou de abril a setembro de 2012, num total de 73 shows pela Europa, América, Ásia e Oceania. O clima de comemoração se manteve durante toda a temporada, com o convite dos músicos aos fãs para assistirem também a passagem de som, e serem fotografados com o grupo. O set list do show tem em torno de 48 músicas, incluindo maiores sucessos.

 

CURTA!

Continuação – 15/02, 22h30.

lenineO título do documentário é também o de uma das canções de Lenine, escolhida pelo diretor Rodrigo Pinto para abrir o filme (veja aqui). A produção acompanha turnê do cantor no lançamento do álbum ‘Labiata’ (2008) e, entre viagens, bastidores de ensaios descontraídos, shows e gravações de estúdio, revela seu processo de criação. Durante a jornada de nove meses, passagens por Recife, Rio de Janeiro, onde ele mora, Araras (interior de São Paulo) e Wiltshire, na Inglaterra. Lenine fala da vida pessoal, a profissão e o mercado musical – downloads, pirataria e vinil.

 

FOX LIFE

Sinfonia Insana – 2ª Temporada, 16/02 – 22h.

sinfonia_insanaGael Garcia Bernal ganhou o Globo de Ouro por seu trabalho como um talentoso e excêntrico maestro, aqui de volta para mais uma temporada de Mozart in the Jungle, que revela os bastidores da Sinfônica de Nova York. Fiel a seu estilo realista, a produção mantém a tensão em mais 10 capítulos de 30 minutos. E vai mergulhar nas situações de trabalho dos músicos, as disputas contratuais, as explosões de uns, a ascensão de outros, e na difícil tarefa de manter unida aquela ‘família. Aqui um trailer.

 

HISTORY

Texas sob Fogo, 16/02, 22h.

history_texasElenco de astros na série que conta a história da luta dos texanos por sua independência. Foca a atuação dos Texas Rangers, agentes do governo que atuam como policiais na prevenção de crimes, investigação de assassinatos, caça a fugitivos e corrupção. Bill Paxton (O Exterminador do Futuro) é o líder dos Rangers;  Brendan Fraser (A Múmia), criado pelos índios Kiowa, será um salva-vidas no confronto com os indígenas; e Ray Liotta (Sin City) sobrevivente do ataque ao Álamo, agora quer vingança contra os mexicanos. A história começa em 1836, depois da derrota dos texanos na Batalha do Álamo, contra o exército mexicano. Veja.

 

ARTE 1

Roll On Cinema, 16/02, meia-noite.

programacaoCinéfilos, correi! O documentário do cineasta francês Jérôme Prieur é mais um esforço desses apaixonados para contar a história das descobertas que acabaram levando à invenção do cinema. Desde 1798, quando Etienne-Gaspard Robertson exibiu o seu Fantasmagoria, em Paris, Prieur registra as pesquisas com dispositivos ópticos, pré-cinema, que já revelavam o desejo pelo espetáculo. Depois, o cinematógrafo dos irmãos Lumière, até a primeira exibição pública de um filme em 1895, também na capital francesa.

 

NAT GEO

Mestres dos Barcos, 17/02, 22h45.

Esta série leva o telespectador a uma viagem de aventuras pelo Pacífico e vias navegáveis do Alasca, Oregon e Nova Jérsei. Não, não é turismo. A produção documenta como é o trabalho de homens e mulheres nos estaleiros ou em arriscadas operações marinhas. Esses mestres, apaixonados pelo ofício, trabalham com prazos apertados na construção, conserto e também no resgate de barcos em alto mar. De super embarcações de milhões de dólares até barcos pesqueiros. Tarefa que exige engenhosidade e arte para devolver os barcos à água e de volta ao trabalho.

 

TNT

Terminadores, 18/02, 19h.

Você já viu por aí cartazes espalhados sobre aqueles que prometem ‘amarração do amor’? Pois esta série cômica, em 8 episódios, vai revelar um time que faz exatamente o contrário: trabalham numa agência especializada em facilitar as separações.  César (Paulo Tiefenthaler) e Diana (Laila Zaid) dividem o trabalho de atender pessoas que vivem essa situação, de celebridades em crise a inseguros praticantes de swing. César, cético, não acredita que se possa viver plenamente a dois. Diana, idealista, quer que os clientes encontrem suas verdadeiras caras-metades.

 

WARNER

DC’s Legends Of Tomorrow, 18/02, 21h40.

warner_legendsNova série derivada de Arrow e The Flash, que reúne vários personagens dos quadrinhos da editora americana DC Comics. Estarão juntos: Eléktron (Ray Palmer), Canário Branco (Caity Lotz), Nuclear (Victor Garber e Franz Drameh) e a dupla Onda Térmica e Capitão Frio (Dominic Purcell e Wentworth Miller, repetindo a dobradinha de sucesso de Prison Break). O herói é Rip Hunter (Arthur Darvill, de Doctor Who): ele viaja do futuro para os dias atuais, e junta esse time de mocinhos e vilões para impedir a destruição do mundo pelo imortal Vandal Savage (Casper Crump).

 

HBO

A Vaga – 2ª Temporada, 18/02, 23h.

Esta segunda temporada da série sobre esportes acompanha a definição de vagas para os Jogos Olímpicos Rio-16. São nove episódios com os preparativos do vôlei de praia feminino, ginástica artística, boxe e judô masculinos. Mostra aperfeiçoamento das técnicas, as estratégias utilizadas e as amizades construídas durante esse importante processo na vida dos atletas. A série ainda exibe dois especiais de uma hora, com narrativas emocionantes da trajetória de atletas consagrados, como os ginastas Diego Hypólito e Arthur Zanetti, o judoca medalhista olímpico Leandro Guilheiro, Bárbara Seixas e Carol Salgado, do vôlei de praia.

 

CANAL BRASIL

Histórias de um Tempo de Guerra, 19/02, 17h30.

Cinco personagens em cinco episódios de 25 minutos contam histórias do período militar no país. Todos foram envolvidos no sequestro do embaixador suíço Giovanni Bucher, em dezembro de 1970. O objetivo era libertar 70 presos políticos em troca do diplomata. Cerca de 40 dias depois, todos foram banidos para o Chile. A série de Emília Silveira ouve as histórias desses cinco personagens, com as lembranças do tempo em que sonhavam mudar o mundo. Depois de todos esses anos, eles revelam opiniões distintas sobre as consequências de seus atos revolucionários.

 

GLOBONEWS

Que Mundo é Esse? – Refugiados, 20/02, 21h.

gnewsUm olhar brasileiro sobre a maior crise humanitária do nosso tempo. Uma equipe da emissora acompanha o drama dos refugiados na Europa, com a dura rotina da busca de abrigo, longe de conflitos e perseguições. Mais que isso, André Fran, Michel Coeli e Felipe Ufo dividem com eles os momentos de aflição diante da resistência nas áreas de fronteira. Na Grécia, Hungria, Sérvia, Croácia, Áustria e Alemanha, ajudam a tirar crianças do mar, levam comida aos que dormem ao relento, dão carona a famílias abandonadas nas estradas, testemunham a truculência das autoridades. Mas também ouvem os que acolhem os imigrantes.

 

TELECINE CULT

Difret, 20/02, 22h.

tc_cultAngelina Jolie bancou a produção desse filme etíope para contar uma história dramática. Meaza Ashenafi é uma advogada dedicada à causa de mulheres e crianças pobres, a quem atende gratuitamente. Por isso, sofre com preconceito e todo tipo de assédio. Sua maior luta agora é defender Hirut, 14 anos, sequestrada e violentada na volta da escola. Rouba uma arma e atira contra os homens que a levaram. Mesmo agindo em leítima defesa é acusada de assassinato. Filme premiado pelo público nos festivais de Sundance e Berlim. Aqui um trailer.

 

HBO

Girls – 5a. Temporada, 21/02, meia-noite

girlsA comediante Lucy Liu (As Panteras, Elementary) foi vista no set de filmagem, e seria então a novidade (ainda em segredo) da série, que está no ar desde 2012. Pode assim se juntar às garotas de Nova York, às voltas com seus dilemas e desafios (trailer). No elenco, destaque para Lena Dunham e Allison Williams. Logo em seguida (00h30), o canal começa a exibir a 2a. Temporada de Togetherness, comédia sobre dois casais que vivem na mesma casa e tentam adaptar seus relacionamentos à pressão dos filhos. No cardápio, a busca de chances no difícil mercado da indústria cinematográfica. Veja.

Semana de 08 a 14 de Fevereiro de 2016

+GLOBOSAT

King – Estreia – 08/02, 21h30.

king2A sensibilidade feminina é protagonista da série policial canadense. É também o diferencial no trabalho realizado pela detetive de homicídios Jessica King (Amy Price-Francis). Afinal, só ela percebe coisas que outros deixam passar em cenas de crime e até na motivação dos suspeitos. Depois de 8 anos na homicídios, e um tempo na ‘geladeira’ por chamar de corrupto o antigo chefe, Jessica agora comanda força tarefa da polícia de Toronto, encarregada de casos graves. Cheia de gana para provar que é a melhor, terá que achar tempo também para o marido. Episódios diários de 2ª a 6ª. Segunda temporada já no dia 18. Aqui.

 

UNIVERSAL

Chicago Crossover – 08/02, 22h.

Uma noite de encontros em Chicago. As três séries, ancoradas no prestígio e na fama da cidade, vão entrelaçar suas histórias. 22h. Chicago Fire – bombeiro é esfaqueado ao tentar impedir um assalto. Socorrido por companheiros é conduzido ao Hospital. Às 23h. Chicago Med – todo o transtorno no atendimento ao bombeiro: o estado é grave, e ele tem um tipo de sangue raro, que vai exigir muitos cuidados. 0h – Chicago P.D. – os detetives do Distrito 21 investigam a entrada de 3 mulheres no Hospital Chicago Med. Todas fazem quimioterapia, nenhuma tem câncer. Suspeita de tentativa de homicídio por overdose. Veja trailer.

 

TELECINE PREMIUM

A Família Bélier – 08/02, 22h.

Paula, 16 anos, protagonista dessa comédia dramática, é a única pessoa dessa família francesa com audição. Todos os outros – pai, mãe e irmão, são deficientes. A contradição: Paula tem talento, e ganha a sonhada oportunidade de ir a Paris estudar canto. A história emocionante dessa família não esbarra nunca em estereótipos, nem piedade. A deficiência, num roteiro de humor, é tratada com respeito e ganha interpretações primorosas de François Demiens e Karim Viard, os pais de Paula. Não por acaso, o filme de Eric Lartigau é aplaudido por crítica e público. Veja.

 

BIS

Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo 20 anos – 09/02, 21h.

ivete_sangaloNo clima carnavalesco, canal revive a festa dos 20 anos de carreira da cantora. O show gravado na Arena Fonte Nova, em Salvador, rendeu o quarto DVD ‘ao vivo’ de Ivete, ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. Para a festa, Ivete convidou velhos conhecidos: Bell Marques (ex-Chiclete com Banana), Alexandre Pires, Saulo (ex-Banda Eva). O repertório de sucessos antigos e recentes também tem covers de canções de Bob Marley, Smokey Robinson e Stevie Wonder. Lembre aqui.

 

ARTE 1

Yayoi Kusama: A Rainha das Bolinhas – 09/01, meia-noite.

arte1aUm dos maiores nomes da arte contemporânea, ícone da moda, Rainha das Bolinhas… há sempre diferentes títulos para acompanhar Yayoi Kusama. Outros surgem naturalmente ao ver este documentário de Heather Lenz. O filme lembra a trajetória de Kusama: educação conservadora no Japão, a descoberta da América nos anos 60, a fama internacional. Razões da fama? Busca incessante pelo novo, mistura de diversas artes, colagens, pinturas, esculturas, tudo com sua marca essencial: a obsessão pelas bolinhas. Aos 86 anos, vive por decisão própria, num hospital psiquiátrico em Tóquio. Mas se mostra aqui.

 

INVESTIGAÇÃO DISCOVERY

Cultos Mortais – 3ª temporada – 10/02 – 23h.

As promessas são tentadoras: privilégios, sonhos realizados, tudo ao alcance das mãos. O final das histórias nem sempre é tão cor-de-rosa. Nova temporada da série traz relatos dramáticos e muito suspense. Membros de comunidades religiosas, irmandades e sociedades secretas falam sobre desvios de conduta e a transformação de fiéis seguidores em vítimas ou assassinos. E confessam decepcionados: o mal se manifesta mesmo entre os que juram lealdade. Seis novos episódios com uma hora de duração.

 

NAT GEO

O Renascimento da África – 11/02, 23h30.

nat_africaO olhar atento de uma pesquisadora de leões, Paola Bouley (foto); as lentes poderosas de um vencedor do Emmy, Bob Poole. Os dois, profundos conhecedores da África, se juntam agora nesta aventura que começa no Parque Nacional de Gorongosa, em Moçambique. Querem investigar um mistério, para eles, desconcertante: porque a população de leões do parque não se recupera tão rápido quanto deveria? O aparecimento de cinco filhotes ajuda a resolver o mistério, e Bob vai acompanhar e filmar a perigosa jornada deles até a vida adulta. Veja aqui lindas imagens do Parque.

 

A&E

Gangland Undercover – Estreia – 12/02, 22h.

gang_landA minissérie é baseada no livro de memórias de Charles Falco, um ex-agente da ATF – Agencia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Falco trabalhou infiltrado em três diferentes gangues de motoqueiros fora da lei. E a produção da série faz uma combinação de entrevistas e recriação de situações reais do agente infiltrado no Vagos Motorcycle Club, sul da Califórnia. Cada um dos 6 episódios revela o passo a passo das investigações de Falco sobre a realidade da contracultura das gangues de motoqueiros marginais. No papel de Falco, o ator canadense Damon Runyan. Veja aqui um clip da série.

 

GLOBONEWS

Grande Hotel Araxá – 13/02, 21h.

A cidade lembra logo Dona Beija, personagem famosa por sua beleza por causa dos banhos nas águas termais e na lama do Barreiro. Pois exatamente ali foi erguido o Grande Hotel, onde estão as Termas, construção clássica que ainda atrai turistas para Araxá. O documentário resgata a história da cidade nos seus melhores dias, desde construção do Grande Hotel em 1944, o cassino e o luxo que atraíam hóspedes famosos, principalmente os políticos, e ainda a época dos grandes bailes, quando o Carnaval acontecia mesmo era nos salões.

 

WARNER

O Aviador – 13/02, 22h.

oaviadorTodo mundo sabe que a torcida é grande, e a programação de filmes do Warner Hits deixa isso muito claro: o ‘esquenta’ até a entrega do Oscar só terá filmes com ele: Leonardo DiCaprio. Neste sábado, em ‘O Aviador’ (2005), ele é Howard Hughes, milionário já aos 18 anos, apaixonado por aviação, que troca o Texas por Los Angeles, investe na indústria do cinema e ajuda a carreira de muitas estrelas (aqui um trailer). Indicado em 11 categorias, o filme ganhou 6 Oscars. Inclusive Cate Blanchett, Melhor Atriz Coadjuvante. DiCaprio não levou. Enfrentava a história de uma lenda da música, e Jamie Foxx ficou com o prêmio por ‘Ray’.

 

HBO

Vinyl – Estreia – 14/02, meia-noite.
jagger_Nova York, final dos anos 70: rock, blues e punk é que dão o tom no mercado da música. É neste cenário que Martin Scorsese e Mick Jagger apostaram para produzir a série. Que tem Bobby Cannavale (Homem Formiga), um executivo querendo recuperar a gravadora American Century Records, em busca de um ‘novo som’. Seu braço direito é Ray Romano (Everybody Loves Raymond); Olivia Wilde, ex-modelo e atriz é sua esposa, e Juno Temple, a assistente ambiciosa. Na série de histórias dos bastidores da música da época, regadas a álcool, sexo e violência, James Jagger, filho de Mick, também aparece como líder de uma banda de punk rock.

 

FOX

The Walking Dead – 6ª temporada – 14/02, 0h15.

walking_deadComeça a esperada segunda parte da sexta temporada, para desvendar os mistérios que ficaram em suspense ao final da primeira parte. Rick (Andrew Lincoln) e os outros sobreviventes vão conseguir resistir aos zumbis que invadiram Alexandria? O que acontecerá com a médica Denise (Merrit Wever) após ser sequestrada pelo “Wolf”? E o final do confronto entre Daryl, (Norman Reedus), Sasha (Soneqwua Martin-Green) e Abraham (Michael Curdlits) contra os seguidores de Negan (Jeffrey Dean Morgan)? Finalmente, o malvado vilão da série vai mesmo aparecer? Estreia na mesma noite que nos Estados Unidos. Veja.

 

Semana de 01 a 07 de Fevereiro de 2016

CANAL BRASIL

À Queima Roupa, 01/02, 22h.

queima_roupaEste documentário denuncia truculência e corrupção policial no Rio de Janeiro. O ponto de partida é a chacina de Vigário Geral, 1993, quando 21 moradores da zona norte foram executados por policiais. O filme, dirigido por Theresa Jessouroun, remonta cenas da carnificina com depoimentos de testemunhas e imagens de arquivo. Entrevista sobreviventes, familiares, policiais, políticos e promotores de justiça. Figura central é o ex-policial Ivan: delatou ex-companheiros pela redução da pena. E revela como é a corrupção em quartéis e delegacias. Trailer.

 

ARTE 1

Design Gráfico Brasileiro, 02/02, 22h30.

arte1sEstreia da série que investiga a importância do design na formação da cultura visual do país, com depoimentos de artistas, especialistas e profissionais do setor. Nas entrevistas, eles narram seu processo criativo. O primeiro episódio explora o universo da criação de pôsteres e cartazes, com designers de destaque como Celso Longo, Chico Homem de Melo, Kiko Farkas, Felipe Taborda, Rafic Farah e Rico Lins.

 

ESPN

Mãos de Urso, 03/02 – 22h.

espnO cineasta Cao Hamburger homenageia o documentarista Eduardo Coutinho, morto antes que pudesse participar da série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Retoma a ideia de Coutinho para ‘Mãos de Urso’: os jogos olímpicos pelo olhar de Luiz Carlos de Souza, o Luizão, massagista da delegação brasileira nas últimas cinco edições. Luizão trabalhou com voleibol, natação, handebol, futsal. Mas, além das estrelas sob seus cuidados, fala com emoção mesmo é do privilégio de participar da cerimônia de abertura: “Já procurei alguma coisa pra comparar, mas não tem nada igual”.

 

GNT

Além da Conta Verão – 3a. Temporada, 03/02, 22h30.

gntNa volta do programa, Ingrid Guimarães passeia por Nova York. E não esconde: as coisas mudaram bastante para os brasileiros que ainda viajam para o exterior. Com o dólar ultrapassando a barreira dos 4 reais, como é o comportamento do turista-consumidor? Lojistas já registram que essa mudança é bem significativa: queda no consumo dos brasileiros em pelo menos 50%. Nada de compras compulsivas. Ingrid ensina a comprar menos, buscar o mais barato, mas sem perder o humor.

 

INVESTIGAÇÃO DISCOVERY

Vizinho Assassino – 5a. Temporada, 04/02, 20h40.

Nas relações entre vizinhos, tudo pode acontecer. Alguns cultivam amizades verdadeiras durante décadas, outros alimentam rivalidades e disputas irremediáveis. Uma faísca pode desatar o ímpeto raivoso, qualquer rusga pode se transformar em motivo para tragédias. A série reconstitui as principais etapas de investigação, os indícios que levam a becos sem saída, outros que apontam grandes revelações e expõem os culpados, que sempre estiveram ali, próximos ao dia a dia das vítimas.

 

FX

American Crime Story – O povo contra O.J.Simpson, 04/02, 22h30.

fx1Nesta série em 10 episódios, Cuba Gooding Jr. Está no papel de O.J.Simpson, ex-jogador de futebol americano e ator, um dos maiores ídolos do país nos anos 70/80, e John Travolta é o seu advogado. Na direção, um ganhador de prêmios, Ryan Murphy (criador de Glee). A série revive um dos mais rumorosos casos dos tribunais americanos: o julgamento de Simpson, acusado de assassinar a esposa Nicole Brown e um garçom. A história, contada agora pelo olhar dos advogados, explora o embate entre defesa e promotoria, e o confronto da polícia de Los Angeles com a comunidade afro-americana da cidade. Veja aqui o trailer.

 

HISTORY

Vivendo nas Árvores, 04/02, 22h55.

A busca da liberdade máxima: uma vida no topo das árvores, longe da modernidade. A série acompanha a vida de cinco homens praticamente escondidos nas florestas fechadas da costa oeste dos EUA. Mike deixou a carpintaria na Califórnia e encontrou seu braço direito em Steve, apaixonado por caça. Jay é o inventor que transforma o aparentemente inútil em algo essencial. Ethan, mecânico criativo, faz qualquer coisa funcionar. Mas é seu amigo Aza quem traça o plano logístico para executar as ideias. Todos com um gostinho especial pela solidão. Veja Ethan e Aza em ação.

 

OFF

Os Yuppies, 05/02, 21h30.

canal_offO pentacampeão mundial downhill Sérgio Yuppie viaja com os filhos Fernando, Júnior e Christian, todos skatistas, numa jornada pela América do Sul, a bordo de uma kombi. Por todo canto, busca as melhores ladeiras e montanhas para performances da família do skate. Em seguida, às 22h30, o canal exibe Águas Selvagens: Karina Oliani e os câmeras Rodrigo e Thomé mergulham nas águas geladas da África do Sul. E trazem imagens da ‘grande festa’ do mar: é o período da migração das sardinhas, o que atrai milhões de criaturas marinhas, inclusive baleias, tubarões e golfinhos.

 

GLOBONEWS

Ofício de Carnaval, 05/02, 23h30.

gnewsEdição especial do programa Ofício em Cena mostra o trabalho de criação que sustenta a folia nos blocos de rua no Rio de Janeiro. Bianca Ramoneda visita a Divinas Axilas, ONG do bloco Suvaco do Cristo; a Grande Companhia de Mysterios e Novidades, na zona portuária, onde acontecem as oficinas de Dança nas Alturas (pernas de pau); e mostra as aulas de agogô e samba no pé de Michele Pinheiro (foto), rainha da bateria do bloco Simpatia é Quase Amor. O saxofonista Timóteo Cuche veio de Moçambique para o bloco Céu Na Terra e trouxe a ‘Marrabenta’, gênero musical moçambicano, para se tornar popular também no carnaval carioca. Dance.

 

DISCOVERY

O Incrível Ilusionista Cyril Takayama, 06/02, 18h.

discoveryPra divertir bastante. Como aconteceu com os brasileiros que tiveram a chance de encontrar Takayama. O mágico californiano, que vive atualmente em Tóquio, veio ao Rio de Janeiro onde gravou a minissérie com 6 episódios de meia-hora, exibidos aqui em sequência. Cyril brinca com turistas na praia, vai ao Cristo Redentor, Mercado da Lapa, uma feira noturna em Copacabana. Faz sumir o autógrafo de uma camisa de futebol no Fluminense e, como gari, mistura mágica e malabarismo. Truques com cartas? Na Escadaria da Lapa.

 

BIS

Sambas-enredo Inesquecíveis – 06/02, 20h30.

Entra ano, sai ano, e nas rodas de samba, ou nos ensaios para os desfiles, são sempre os mais lembrados, os mais tocados. A série de programas revive grandes momentos do carnaval com os sambas-enredo que não saem da memória de sambistas e foliões. Começa no sábado e só termina na terça, sempre no mesmo horário. Chance pra cantar junto, de novo, sambas que entraram para a história dos carnavais. Confira: ‘Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu’, ‘Aquarela Brasileira’, ‘Sonhar com Rei dá Leão’, ‘O ti-ti-ti do Sapoti’,e muitos outros.

 

SESCTV

Tributo a Wes Montgomery, 07/02, 21h.  

Homenagem ao influente jazzista norte-americano é do trio formado por Ulf Walkenius, guitarrista sueco; Leo Corradi, organista italiano; e o baterista francês Tony Match. O programa documenta a visita dos músicos ao guitarrista Nuno Mindelis, angolano naturalizado brasileiro, nome relevante do blues. Eles falam sobre a influência de Montgomery em suas carreiras. “Criou uma nova vibração, um novo jeito de tocar guitarra”, diz Tony Match. Na sequência, show do trio com repertório de canções compostas por Montgomery, ou que tiveram sua participação como arranjador: ‘Sunny’, ‘Four on Six’, ‘Besame Mucho’, ‘Aquarela do Brasil’.

 

Semana de 25 a 31 de Janeiro de 2016

+GLOBOSAT

A Fábrica, 25/01, 21h30.

fabricaMinissérie em 4 episódios, e exibições diárias, que denuncia trabalho escravo infantil durante a Revolução Industrial, na Inglaterra do século 19. Quarry Bank Mill é uma fábrica de algodão onde, em 1883, vão trabalhar 90 crianças, filhos de imigrantes e moradores da região. Os donos da fábrica se preparam para depor no Parlamento, enquanto um jovem sai às ruas em campanha para reduzir a carga horária dos jovens operários. No primeiro episódio, a rotina da fábrica é perturbada pela ação cruel do capataz. A segunda temporada começa já sexta-feira, dia 29. Veja.

 

AXN

Criminal Minds, 25/01, 22h.

cmindsEsta é a 11ª temporada da série que ainda bate recordes de audiência nos Estados Unidos. Começa com a equipe desfalcada, enquanto Aaron Hotchner entrevista candidatos para substituir Jennifer Love Hewitt, que deixou o time. Outra ausência sentida nos primeiros capítulos é a de A.J.Cook (foto), em licença maternidade. A novidade é Aisha Tyler (de Ghost): ela aparece como a Dra. Tara Lewis, especializada em psicologia forense. O episódio de estreia mostra a perseguição a um assassino de aluguel que agora mata os antigos clientes. Trailer.

 

FOX

Arquivo X, 25/01, 0h.

xfilesEstreia exclusiva na América Latina da nova minissérie, que traz a premiada dupla David Duchovny e Gillian Anderson, protagonistas da original, sucesso em todo planeta. Nos seis novos episódios, os agentes especiais do FBI, Scully e Mulder, investigam casos inexplicáveis em que, a única resposta possível, parece envolver fenômenos paranormais. Também de volta à série o ator Mitch Pileggi, como Walter Skiner, diretor-adjunto do FBI. Episódio duplo na estreia, quando os agentes investigam uma possível abdução extraterrestre. Atenção: durante o dia inteiro o canal está exibindo uma maratona de episódios especiais da série. Veja trailer da nova fase.

 

AXN

NCIS – 13a Temporada, 26/01, 22h.

Estreia de outro campeão de audiência da TV americana. No primeiro episódio, DiNozzo (Michael Weatherly) e Joana Teague (Mimi Rogers), agente da CIA, estão em Shangai em busca de um grupo terrorista global que recruta adolescentes. Enquanto isso, Leroy J.Gibbs (Mark Harmon), chefe da equipe, ainda se recupera depois de ser baleado no último capítulo da temporada anterior. Produção anuncia um Gibbs bem diferente, depois de ficar entre a vida e a morte. Jon Cryer, o Alan de Two and a Half Men faz participação especial como Cyril Taft, médico que opera Gibbs depois do atentado. Veja trailer.

 

ESPN

rosinhaRosinha, a Força de uma Guerreira, 27/01, 20h30.

Da série ‘Memória do Esporte Olímpico Brasileiro’, a produção conta a história de Roseane Ferreira da Silva, a Rosinha, atleta paraolímpica do arremesso de peso e lançamento de dardo. Aos 18 anos, empregada doméstica, Rosinha sofreu um grave acidente de carro e perdeu uma perna. O que fazer daí em diante para sobreviver? Foi à luta e tornou-se uma atleta sem nunca antes ter ouvido falar daquelas modalidades. Já é dona de dois ouros olímpicos e nove medalhas do Parapan-americanos. E vai defender o Brasil na Rio-16.

 

VIVA

No Limite, 28/01, 23h15.

no_limiteLá se foram 15 anos, mas a fictícia ‘Praia dos Anjos’, no litoral do Ceará, a 100 quilômetros de Fortaleza, volta às telinhas para lembrar o primeiro reality show da TV brasileira. Nessa paisagem de dunas, falésias, pequenos desertos e manguezais, sob o comando de Zeca Camargo, 12 pessoas com idades entre 20 e 54 anos viveram em confinamento e testaram resistência física e psicológica. Divididos em duas equipes, o premio do time vencedor era um carro zero quilômetro. Entre as provas que tiveram que encarar, a mais marcante foi comer ‘olhos de cabra’. Relembre aqui.

 

LIFETIME

A Treinadora, 28/01, 23h30.

Drama e mistério neste filme para TV, com a história de Annie (Chelsea Hobbs), recém-divorciada que faz de tudo para voltar a uma vida normal e recuperar sua segurança emocional. A convivência com outras pessoas na academia de ginástica parece ser a melhor escolha. Lá ela conhece Alex (Sunny Mabrey), sua nova e bem sucedida personal trainer, e com ela surgem outros problemas. Alex é uma assassina psicótica: invade sua vida pessoal e profissional, colocando sua integridade sob risco.

 

AMC

Decisões Extremas, 29/01, 22h30.

decisoes_extremasFilme exibido nos cinemas em 2010, com história baseada em fatos reais: o casal John e Aileen Crowley faz todo esforço para encontrar um pesquisador que possa descobrir a cura dos filhos. Eles têm a doença de Pompe, distúrbio genético raro que causa fraqueza muscular progressiva em pessoas de todas as idades. John (Brendan Fraser), um pai socialista, se junta a um recluso pesquisador médico (Harrison Ford) numa batalha contra a classe médica e contra o próprio tempo, para encontrar a cura antes que seja tarde demais. Veja o trailer.

 

SESCTV

Arquiteturas – Vila Madalena, 30/01, 21h.

vmadaSossega Madalena é mais um dos grupos populares que surgiram em Vila Madalena, bairro da Zona Oeste de São Paulo, em função da acelerada transformação ocorrida ali. A antiga Vila assistiu passiva à mudança do perfil, de bairro residencial para reduto artístico e boêmio de São Paulo. Depois, a exploração imobiliária e as grandes festas, a Copa do Mundo, o Carnaval de rua e, junto, montanhas de lixo, mau cheiro, o fim da tranquilidade. O programa discute essas mudanças com moradores, arquitetos, jornalistas e movimentos populares que agora reclamam da perda do “sono tranquilo”.

 

TELECINE PREMIUM

Divergente: Insurgente, 30/01, 22h.

O segundo filme da série, lançado em 2015, começa com uma explicação necessária aos que não viram o primeiro (Divergente, 2014): o cenário é futurista e dividido em facções. Se você se enquadra em mais de um grupo, então é divergente, um perigo, e precisa ser eliminado. Há um combate central entre duas lideranças: Tris (Shailene Woodley) é o símbolo da Revolução, e Jeanine (Kate Winslet) representa a Tradição. Para fugir de Jeanine, Tris busca aliados nas ruínas de uma Chicago futurista. Quer descobrir a verdade sobre o passado da família, e também o futuro do seu mundo. Mas líderes da Erudição tentam impedir. Aqui, um trailer.

 

NAT GEO

Explorer – De Volta à Natureza, 31/01, 23h.

Será possível se livrar do cerco tecnológico no seu dia a dia? Quer dizer, da telinha do seu laptop, ou do tablet, do celular, das últimas novidades postadas, os últimos vídeos exibidos? Como virar as costas? Este especial da série Explorer quer provar que a volta à natureza faz bem à inteligência. E revela o que é preciso fazer para conseguir a proeza da volta ao mundo natural. Dos banhos na floresta às sessões de terapia para se livrar do vício dos celulares. Traz também evidências científicas das vantagens dessa mudança de atitude.

 

FX

Sex&Drugs&Rock&Roll, 31/01, 23h30.

fxNo submundo das bandas de rock, onde sexo, drogas e descontrole são os protagonistas, o ator Denis Leary vive o papel do músico Johnny Rock, vocalista da banda ‘The Heathens’, destaque nos anos 90. E, 25 anos depois da história trágica que levou ao fim da banda, ele tenta reunir os amigos e antigos integrantes, para reviver os melhores dias do grupo. John Corbett é Flash, um dos músicos da antiga banda, apontado como futuro guitarrista número 1 do mundo. Mas sucumbiu diante do álcool, drogas e aventuras sexuais, e provocou o fim do grupo, no dia do lançamento do primeiro álbum. Aqui um trailer.

 

A Semana de 18 a 24 de Janeiro de 2016

A&E

Até que a morte nos separe – 18/01, 20h.

Estreia da segunda temporada e a produção retoma a narrativa dos crimes passionais mais impressionantes que aconteceram no Brasil de 2004 a 2012. Nesta segunda-feira, duas histórias: Piada Mortal relata como o ciúme e a vida itinerante de circo consumiram a relação de Kaise Helane e do palhaço Washington Barros. Em seguida, Abuso de Autoridade conta a história dramática de Andréia Rosângela Rodrigues e Andrei Bratkowski Thies, Sargento da Força Aérea Brasileira. O assassinato de Andréia envolveu a família do sargento, pela ocultação do cadáver no quintal de casa.

 

BIS

Teresa Cristina canta Cartola – Ao Vivo – 18/01, 21h.

teresa_cristinaA cantora carioca mais uma vez sobe ao palco a bordo de belíssimo repertório só com canções de Cartola. O show desta segunda-feira, com transmissão ao vivo, acontece no Teatro NET, em São Paulo, e tem a participação de Carlinhos Sete Cordas, violonista que há 24 anos é o Diretor Musical da banda de Beth Carvalho.  A apresentação do show na capital paulista deve render a gravação de um novo álbum de Teresa Cristina. No repertório do show, os clássicos de Cartola como ‘O Mundo é um Moinho’, ‘Alvorada’, ‘As Rosas não falam’. Ouça.

 

TNT

Colony – 18/01, 23h30.

colonyO cenário é Los Angeles num futuro próximo, quando um ex-agente do FBI aceita a chantagem de colaborar com o governo, para proteger sua família. A cidade foi ocupada por forasteiros alienígenas e, aqueles que colaboram com o regime são beneficiados, enquanto outros se rebelam e sofrem as consequências. No próprio grupo familiar a tomada de decisões é sempre difícil, e gera conflito entre a necessidade de sobrevivência e o desejo de permanecerem juntos. A série é estrelada por Josh Holloway (Lost) e Sarah Wayne Callies (The Walking Dead). Veja aqui o trailer.

 

ARTE 1

Dior e Eu – 19/01, 0h.

arte1Documentário chega rapidamente à TV depois de estrear nos cinemas brasileiros no semestre passado. O filme conta como foi a passagem relâmpago e marcante do estilista belga Ralf Simons, pela direção criativa da grife francesa Christian Dior, de 2012 até dezembro de 2015. O diretor Frédéric Tcheng usa a autobiografia do fundador da grife como recurso narrativo. E faz um paralelo entre as histórias de Dior e os desafios do jovem estilista. Filme ganhou Prêmio Especial no Festival de Seattle, e indicado para melhor documentário em Tribeca, Abu Dhabi e Melbourne. Veja.

 

HISTORY

Gigantes da Indústria – 20/01, 20h.

Quatro episódios exibidos em sequência  reconstituem a história de nomes famosos e decisivos na construção da nação americana. John D. Rockefeller, J.P. Morgan, Henry Ford são alguns dos empreendedores que construíram impérios e trouxeram grandes avanços na tecnologia. Com dramatização e uso de arte gráfica computadorizada a série conta como todos eles partiram de uma experiência problemática com a chamada democracia, e construíram uma potência mundial. Aqui os títulos dos episódios: 20 h.Começa Outra Guerra; 21h.Encontrando Petróleo; 22h.Nasce a rivalidade; 22h55Derramamento de Sangue.

 

NAT GEO

Família Busca Peixe – 20/01, 21h15.

A nova série conta a história da família de Buddy Guidon. Ele é famoso no Golfo do México. Trabalhando duro, construiu sua empresa de pesca e abriu o ‘Katie’s Seafood Market’, envolvendo então toda a família. A produção acompanha a batalha dos Guidon contra longos dias e noites no mar cheio de predadores, e lutando com os perigos e caprichos da natureza. Já no primeiro episódio, filhos e netos estarão empenhados numa dura tarefa: atender o pedido de entrega de 7 mil quilos de peixe que precisam ser pescados em 24 horas. Diversão e belas imagens.

 

OFF

Esportes radicais estreiam novas séries – 20/01.

off_karol21h30 – Voadores Freefly – série é sobre a modalidade que mais cresce no Brasil, e revela a rotina e o estilo de vida de experientes paraquedistas: Paulo Perini, Flavio Santoro, Eduardo Coelho e Solemar Gênova exibem os seus saltos em São Paulo, Bélgica, França e Rússia. E com equipamentos de áudio para se comunicarem em queda livre. Às 22h30 – Stand Up com Karol Knopf – A atleta e apresentadora do canal gravou dos 4 aos 7 meses de gravidez, praticando stand-up paddle em alguns dos mais belos cenários do país: Pantanal, Bonito, Lençóis Maranhenses e Parati.

 

CANAL BRASIL

A Arte de Interpretar – A Saga da Novela Roque Santeiro – 21/01, 22h.    

roque_santeiroUma audiência espetacular, a maior da história das novelas brasileiras. No último capítulo, 94% dos aparelhos de TV, de norte a sul do país, estavam ligados naquela história que só foi ao ar em 1985, 10 anos depois do previsto, por causa da censura do regime militar. O fenômeno Roque Santeiro é o tema da jornalista e cineasta Lúcia Abreu neste documentário. Ela ouviu atores, diretores, membros da equipe de produção, que contam detalhes e os cuidados que fizeram dessa narrativa, uma atração memorável.  Um marco histórico do gênero no país. Relembre aqui.

 

AMC

Trabalho Interno – 23/01, 22h30.

inside_jobEconomia em crise? O documentário narrado por Matt Damon resgata momento difícil de 2008, para revelar as causas das graves dificuldades econômicas que provocaram a perda do emprego para milhares de pessoas, e colocaram em perigo a estabilidade de vários países. Contando com uma extensa investigação, e as entrevistas com políticos, economistas e jornalistas, o documentário revela o auge de empresários sem escrúpulos, e as consequências com a degradação da política, mais os danos causados à educação. Veja aqui um trailer.

 

PARAMOUNT

Arquivo X, o filme – 24/01, 19h45.

arquivo_xFilme inspirado na série de TV de sucesso mundial, com retorno marcado nas telinhas já semana que vem no Canal FOX. O filme, de 1998, faz a ligação da quinta para a sexta temporada da série lançada em 1993. David Duchovny e Gillian Anderson são os protagonistas no papel da dupla de agentes do FBI que vai a Dallas para evitar a explosão de um prédio federal. E descobrem então que o desastre foi causado pelo próprio governo, na tentativa de abafar o caso de um vírus alienígena. Apenas um médico conhece a verdade, mas é perseguido por agentes federais para que seja desacreditado. Lembre aqui.

 

FOX

Maratona Arquivo X – 24/01, 0h.

Á meia-noite deste domingo o Canal inicia uma maratona sobre a série, para aguardar a estreia da nova temporada. Serão exibidos 22 episódios considerados essenciais dessa história de sucesso iniciada há 22 anos, desde o lançamento da série em 1993. A maratona só vai terminar pouco antes da meia-noite desta segunda-feira, quando está prevista a estreia da nova fase, que terá 6 novos episódios com os agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). Essa estreia prevê a exibição de dois episódios em sequência. Veja aqui um trailer.

 

HBO

Deus Inc. – 24/01, 22h.

Conflitos entre idealismo, cobiça e perversão da fé. A nova série original produzida no México foi criada e produzida por Sérgio Sanchez. E conta a história de Salvador Pereira, filósofo que tenta publicar um livro que pode lhe valer o Prêmio Nobel da Paz. Mas descobre então que, sua obra foi plagiada pelo grupo ‘Os Filhos de Indra’, liderado por Askar Hyrum, que distorceu suas ideias para criar uma seita. Salvador se junta a Dante, um ufólogo escritor de ficção científica, para desmascarar Askar, antes que a seita se torne uma religião oficial, e se espalhe pelo país. Veja.

 

SUNDANCE CHANNEL

Kumiko, A Caçadora de Tesouros – 24/01 23h.

kumikoEnquanto acontece o Festival 2016 em Salt Lake City, o canal faz um esquenta com seleção de filmes de edições anteriores.  Kumiko, é uma solitária mulher japonesa (Rinko Kikuchi) convencida de que uma sacola de dinheiro enterrada num filme de ficção – Fargo, dos irmãos Coen (1996) – é mesmo real. Deixa então sua pacata vida em Tóquio, e só com um tosco mapa, embarca para a congelada Minnesota, numa busca impulsiva por sua mítica fortuna. E caminha sobre a linha tênue entre realidade e obsessão. Aqui o trailer.

 

 

A Semana de 11 a 17 de Janeiro de 2016

ARTE 1

Little Dorrit – 11/01, 21h30.

arte1Canal relembra adaptação da obra de Charles Dickens nesta minissérie premiada em sete categorias no Emmy-2009. A produção conta a história da jovem costureira Ami Dorrit, que vive na casa da Sra. Clennam. A vida da jovem sofre uma reviravolta quando Arthur, filho da sua patroa, volta para a Inglaterra, e passa então a desvendar o passado misterioso da sua família. A obra de Charles Dickens faz uma crítica ao sistema de prisões civis em Londres, na década de 1820. Veja aqui um trailer.

 

UNIVERSAL

Chicago Med – 11/01, 23h.

Nova série compõe o grupo de produções que tem a cidade de Chicago como âncora, e se junta então a ‘Chicago P.D.’ e ‘Chicago Fire’. Por isso, rostos familiares dessas séries vão entrelaçar suas histórias com os novos heróis da medicina. A trama acompanha o dia a dia desafiante de um corajoso grupo de médicos e enfermeiros num hospital da cidade: o destemido Dr. Connor Rhodes (Colin Donell de Person Of Interest) é o novo integrante da equipe. Oliver Platt, indicado ao Globo de Ouro pela atuação em ‘Huff’, aparece como o Dr. Daniel Charles, chefe da Psiquiatria, e cheio de segredos da sua vida pessoal. Aqui o trailer.

 

A&E

Barrados na Fronteira – 12/01, 22h.

As histórias curiosas do dia a dia da fiscalização da fronteira canadense, no posto da cidade de Vancouver, a maior área metropolitana no oeste do Canadá. Falsos turistas que chegam em busca de trabalho, visitantes agressivos carregando contrabando, heroína escondida dentro de inocentes brinquedos, armas disfarçadas em telefones celulares: desmontar todos esses truques faz parte da rotina de trabalho da Agência de Proteção das Fronteiras do Canadá. No posto de Vancouver, onde a série foi gravada, todos os dias 20 mil passageiros solicitam a autorização para entrada no país.

 

DISCOVERY

Ed Stafford: Rumo ao Desconhecido – 12/01, 22h20.

staffordO coração da Amazônia está no episódio de estreia da série. O aventureiro britânico Ed Stafford, a partir de imagens obtidas via satélite, busca ali uma lagoa isolada, sem fontes de água por perto, e que destoa completamente do perfil geográfico da região. Terá que enfrentar então os ânimos exaltados de comunidades indígenas por causa da construção da Usina de Belo Monte. Flagra perigosa extração de pedras e metais preciosos por comunidades da região, e encara predadores, exaustão e muitos desafios. A série promete aventuras na Etiópia, Papua-Nova Guiné, Sibéria e Zâmbia. Trailer.

 

SESCTV

Tributo a Oscar Castro Neves – 13/01, 22h.

Musical revive o auge da Bossa Nova nesta homenagem a um dos seus criadores, o instrumentista, arranjador, compositor Oscar Castro Neves. O show tem participação especial das cantoras Alaíde Costa e Leny Andrade, e do violonista Sebastião Tapajós, que destaca o bom gosto musical de Oscar: ‘Aprendemos com ele tudo que a gente sabe de música e modernidade’. No final do show, um depoimento de Castro Neves: ‘João Gilberto inventou essa batida. Quando ouvi, foi uma janela que se abriu. Tenho uma gratidão enorme por esse passado musical, e pelas oportunidades que tive’. Veja.

 

SONY

American Idol – 13/01, 22h.

american_idolEstreia da 15ª temporada, que também é a última do reality show pioneiro na revelação de grandes astros da música. Inspirador da nova tendência de realities como ‘The Voice’ e ‘X Factor’, o programa foi exibido no Brasil durante 10 anos e volta agora para as despedidas. A produção promete relembrar os grandes momentos da atração e vai homenagear os participantes mais famosos de edições anteriores. A estrela Jennifer Lopez, o cantor e ator Harry Connick Jr., e o australiano Keith Urban, cantor e compositor de música country, são os jurados que vão revelar o vencedor desta temporada de despedida. Veja.

 

MULTISHOW

TVZ ao vivo com Anitta – 14/01, 19h.

anitaAtração que exibe os clipes das músicas nacionais e internacionais mais tocadas no país tem apresentação ao vivo pela primeira vez. E, com exclusividade, a cantora Anitta lança o clipe da música ‘Essa Mina é Louca’, do seu álbum mais recente. O público ainda participa de enquete no Twitter, via #hashtags, para escolher quais loucuras quer que Anitta realize. Beijar um desconhecido? Fazer um strip no elevador?  Parar o trânsito num banho de balde? As duas opções mais votadas serão exibidas durante o programa.

 

+GLOBOSAT

Sessão Philos – Vietnã: os últimos dias – 16/01, 16h30.

vietnanDocumentário aclamado já na primeira exibição. ‘É um choque’, diziam. Ganhou então indicação para o Oscar 2015. O filme é dirigido por Rory Kennedy, filha do ex-senador Robert F. Kennedy, e narra as 18 horas tensas vividas por americanos e vietnamitas ao final do conflito. Lutando contra o tempo e o cerco dos norte-vietnamitas que dominavam o aeroporto, militares americanos começaram a realizar operações que contrariavam ordens superiores. Um esforço dramático e desesperado para salvar 1.000 compatriotas e mais 6 mil vietnamitas, com apenas 70 helicópteros. De arrepiar. Veja aqui um trailer.

 

CANAL BRASIL

Especial Sangue Latino – Yamandu Costa – 16/01, 18h.

Aos 35 anos, o gaúcho de Passo Fundo Yamandu Costa é apontado como um dos maiores expoentes do violão de 7 cordas em todo o planeta. Conhecido pelo virtuosismo, ele recebe aqui uma homenagem do programa, com tratamento especial nas imagens contrastadas em branco e preto, captadas por Felipe Nepomuceno. O repertório é basicamente de composições próprias de Yamandu, mas ele também mostra seu talento nas versões de ‘Suite Populaire Brésilienne’, de Heitor Villa-Lobos, e ‘Xodó da Baiana’, de Dilermando Reis. Ouça Yamandu.

 

GLOBONEWS

Boa Noite, Solidão. – 16/01, 21h05

solidaoDocumentário revela o Brasil que está nascendo nos sertões: um novo país habitado por jovens que, além de 100% conectados à internet, já não sonham com o chamado ‘sul maravilha’, ao contrário do que acontecia com gerações anteriores. Geneton de Moraes Neto foi buscar os personagens desse Brasil em Tabira, Afogados da Ingazeira e Solidão, cidades vizinhas no sertão pernambucano. E lá encontrou uma juventude assustada com a violência dos grandes centros urbanos, e também com as histórias contadas por parentes e amigos que arriscaram a vida no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

 

NAT GEO

Batalha de Gênios – 17/01, 17h15.
batalhaA nova série conta a história de expoentes da ciência, da tecnologia e da inovação. E coloca frente a frente realizações de gente famosa e respeitada em todo o mundo, para revelar o caminho que trilharam ao transformar a vida no planeta com suas criações. O primeiro episódio faz um flash back na década de 80, quando computadores ainda eram máquinas gigantescas, muito distantes do olhar do cidadão comum. Steve Jobs e Bill Gates (foto), os personagens dessa batalha genial, trouxeram o computador pessoal para nossas vidas, e colocaram seus nomes na história das grandes transformações tecnológicas.

 

MTV

Are You the One? Brasil – 17/01, 19h30.

mtvEstudantes, publicitários, artistas, empresários, um jogador de futebol, e até uma bióloga que trabalha na Marinha. Dez solteiras e dez solteiros em busca de romance. E, claro, do prêmio: nada menos do que meio milhão de reais para encontrar o par perfeito. A segunda temporada do ‘experimento amoroso’ conduzido por Felipe Titto tem novidades e também mais dificuldades: todos terão que ser bem cuidadosos nas provas do reality, porque os erros podem custar caro. Se nenhum par for formado em uma das dez cerimônias, o grupo inteiro perde 100 mil reais do prêmio final.

 

As atrações de 21 de dezembro a 10 de janeiro de 2016

WOOHOO

Renato Rezende, um campeão – 21/12, 19h30.

woohooA faixa de biografias do canal revela a história de um atleta olímpico nesta semana: Renato Rezende, um dos principais cliclistas do país. O início da sua vida esportiva está ligado à cidade mineira de Poços de Caldas, onde deu as primeiras pedaladas no Parque Municipal da cidade. Hoje Rezende ocupa a 13ª posição no ranking mundial da União Ciclística Internacional, faz parte da equipe global da GT Bicycles, e vive atualmente na Califórnia. Campeão Pan-americano de BMX – ou Bicicross – é o principal representante brasileiro na categoria para a Rio-16. Aqui um treino.

 

GLOBONEWS

Cidades e Soluções – O desastre ambiental de Mariana – 21/12, 21h30.

Programa acompanha análises sobre impacto ambiental depois do desastre com o rompimento de barragens. Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação Mata Atlântica, diz que a lama removeu 324 hectares de mata atlântica, a maior parte de florestas nativas, e 82 hectares de vegetação natural.  Programa revela ainda o trabalho do navio de Pesquisa da Marinha brasileira, que investiga o impacto da lama nos ecossistemas marinhos. E os primeiros estudos sobre a viabilidade técnica para o uso do rejeito de minério na fabricação de tijolos para reconstrução dos núcleos habitacionais.

 

OFF

Sete Cumes – Monte Elbrus – 22/12, 23h.

off_canalAs primeiras jornadas foram no Aconcágua (Argentina) e Kilimanjaro (Tanzânia). Agora a expedição do montanhista Gustavo Ziller chega ao Monte Elbrus (Rússia), montanha mais alta da Europa. O Elbrus é um vulcão extinto, formato cônico, pequena cratera no cume, e encostas bastante íngremes, formadas pelo magma extravasado. A escalada será exibida em 3 episódios – dias 22, 23 e 24: preparativos, desafios enfrentados pela equipe, até atingir o pico da montanha. Próxima etapa pela conquista dos 7 Cumes do planeta será o Maciço Vinçon, na Antártida.

 

ESPN

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – 23 e 30/12.

espnÀs vésperas da Rio-16, canal inicia quarta temporada de filmes com os nomes mais importantes da nossa história olímpica. No dia 23/12, 21h. – Irmãos Grael – filme atravessa gerações, desde o avô Preben Schmidt. Fala de Torben, maior medalhista brasileiro, eo irmão Lars, e chega a Martine, filha de Torben, candidata a medalha ano que vem. No dia 30/12 – 22h. – O discreto Charme de Uma Campeã – Trajetória vitoriosa de Fofão, das maiores atletas do esporte olímpico nacional, levantadora da seleção feminina de vôlei: 30 anos nas quadras, cinco olimpíadas, ganhadora do ouro inédito do vôlei aos 38 anos de idade.

 

MULTISHOW

Humor e MPB para a véspera do Natal – 24/12, 21h30.

cae_gil21h30 – Cilada de Natal – Bruno Mazzeo brinca com o avesso das festas da ocasião: enormes listas de presentes, muita correria, e amigo oculto que você participa sem conhecer ninguém, e acha tudo um porre. 22h – 220 Volts – Paulo Gustavo traz as situações hilárias das festas em família, o Ano Novo do Sem Noção, e os paranoicos Guto e Rita com as simpatias da passagem de ano. 22h30 – Caetano e Gil: Dois Amigos, Um Século de Música – com o show da turnê de 2015, Caetano Veloso e Gilberto Gil celebram 50 anos de carreira, e lembram parcerias e sucessos como ‘Tropicália’, ‘Terra’ e ‘Expresso 2222’.

 

HBO

Programas para Natal e Ano Novo

O Filho de Deus é o filme da véspera do Natal – (24/12, 22h10). O ator português Diogo Morgado (A Bíblia), aparece mais uma vez no papel de Jesus Cristo neste épico com 2h50 de duração. Depois de convencer o apóstolo Pedro (Darwin Shaw) a segui-lo, outros 11 apóstolos recebem a missão de espalhar a mensagem do Cristo. Mas sua popularidade desperta ira em Jerusalém, e ele então é levado a julgamento. Amy Schumer: Live at the Apollo é a atração da véspera do ano Novo (31/12, 22h). Show gravado com plateia no famoso Teatro Apollo, em Nova York, mostra performance da ascendente estrela da comédi. Stand-up de uma hora, sobre sexo e complexos detalhes da sua vida.

 

FILM&ARTS

Sting é a estrela das festas de fim de ano

stingA famosa Catedral de Durham, na Inglaterra, é o cenário para o espetáculo Sting: a Winter’s Night (24/12, 21h). Convidados: o coral inglês de Natal – The Coventry Carol, e o Coral Durham Catedral Boys.  Repertório de canções do artista baseadas no tradicional folk britânico. Na chegada do Ano Novo, Sting live in Berlin (31/12, 20h). Gravado no impressionante estádio O2 World, o espetáculo repete show apresentado em 70 cidades americanas e europeias. Novas orquestrações de grandes sucessos, inclusive do período The Police. Veja um trailer.

 

BIS

Musicais para festejar o Natal – 24/12, 22h30.

Começa com uma parceria aparentemente improvável, Tony Bennett & Lady Gaga. Mas que deu tão certo que eles decidiram fazer um projeto de jazz, e o resultado foi um álbum da dupla. ‘Cheek To Cheek’. Neste especial de Natal, clássicos como ‘Anything Goes’, ‘Nature Boy’, e o carro chefe do álbum, ‘Cheek to Cheek’. Na sequência, às 23h30, Rod Stewart e seu primeiro álbum de Natal: ‘Merry Christmas, Baby’.  O número especial do show fica por conta de uma dueto virtual de Stewart com a cantora Ella Fitzgerald na música ‘What Are You Doing New Year’s Eve’. Veja um trailer.

 

CINEMAX

Boas histórias nas noites de Natal e Ano Novo.

24/12, 21h – O Milagre de Natal de Jonathan Toomey – Ele é o melhor carpinteiro da cidade, mas um cara solitário e ranzinza. Só que, por trás da sua hostilidade, Jonathan Toomey guarda um segredo. A vida começa a mudar quando o garoto Thomas – e sua mãe viúva – pedem a ele que produza uma peça parecida com um presente do falecido pai. 31/12, 21h – Uma Noite de Amor e Música – Cansado de enviar CDs à sua ex-namorada Tris (Alexis Diziena), Nick (Michael Cera) decide ir com amigos atrás de sua banda favorita. Conhece então Norah (Kat Dennings) e tem então uma noite de busca, mentiras, confusão (foto), surpresa e muita música em Manhattan.

 

CANAL BRASIL

Rio de Fé – Encontro com Papa Francisco – 25/12, 19h30.

papaDocumentário do cineasta Cacá Diegues sobre a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e a força da presença do Papa Francisco no Brasil. As câmeras passeiam por todos os cantos, registrando o cenário de ocupação da fé que tomou conta da cidade maravilhosa: a chegada do Papa Francisco, a multidão ansiosa nas areias de Copacabana, as multidões aglomeradas para ouvir suas palavras. O filme propicia também um debate sobre tolerância religiosa, tema recorrente dos pronunciamentos do Papa em encontro com muçulmanos, católicos e judeus, promovido pelo Arcebispo Dom Orani Tempesta. Lembre aqui.

 

TELECINE CULT

Orgulho e Esperança – 26/12, 22h.

tccultUma vitória contra o preconceito? Talvez seja exagerado, mas é o que o filme de Matthew Warchus pretende. A história é do período de Margareth Tatcher no poder na Inglaterra, quando ela decide fechar 20 minas. Muitas cidades pequenas dependiam delas para sobreviver e então acontece uma greve dos mineiros. Em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para as famílias dos mineiros, mas eles parecem constrangidos em receber a ajuda. Melhor ver o filme para saber o que sai desse encontro entre gays politizados e uma cidade homofóbica e machista. Para rir e se comover. Veja um trailer.

 

GLOBONEWS

Especial – Intolerância Política – 27/12, 20h30.

Programa aborda casos de intolerância política que marcaram o ano de 2015. O repórter Rodrigo Carvalho vai mostrar o comportamento da população paulista e carioca nas ruas e nas redes sociais, e revela um cenário de profunda polarização. As histórias das brigas entre vizinhos por causa de um panelaço, e que foi parar numa delegacia; as provocações com frases estampadas em camisetas; o fim do papo tranquilo entre o motorista do taxi e o passageiro. E ainda depoimento de políticos hostilizados em locais públicos e a análise de cientistas sociais.

 

SESCTV

Jane do Bandolim e Miado do Gato – 27/12, 21h.

janeNa primeira meia-hora, Passagem de Som traz depoimento da bandolinista de Campinas, interior de são Paulo, que conheceu o bandolim quando tinha apenas 11 anos de idade. A identificação foi tanta que, aos 16, já tinha incorporado ao seu nome, batizada nada menos que por Dominguinhos. Segunda parte do programa, em show gravado no SESC Consolação, Jane apresenta repertórios de clássicos do choro, em formação de quinteto com a banda Miado do Gato. E tocam composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Paulinho da Viola e Ernesto Nazareth. Experimente.

 

CANAL BRASIL

POA Jazz Festival – 28/12, 18h15.

jazz_poaUm pedaço de New Orleans em plena Porto Alegre. Privilégio dos os gaúchos com a presença de grandes nomes do gênero: o cubano Paquito D’Rivera (na foto), lenda do jazz latino, e o pianista brasileiro João Donato. O evento está condensado em três documentários: Dia 28 – ‘Tradição e Modernidade’ tem performances do Grupo Pau Brasil, Nivaldo Ornelas e Ralph Towner; dia 29 – ‘Sofisticação e Técnica’ Grupo Delicatessen e o guitarrista Sandro Albert;  e no dia 30, ‘Suingue e Improviso’, com os multi-instrumentistas Hermeto Paschoal e Filó Machado. Vale!

 

TELECINE PREMIUM

Dívida de Honra – 30/12, 22h.

tv_premiumO talento de Hilary Swank (Menina de Ouro) e Tommy Lee Jones (O Fugitivo, Homens de Preto), nesta história dirigida pelo próprio Tommy, e que nos leva de volta ao século 19, 1854, tempo do faroeste. Hilary é Mary Bee Cuddy, solteirona com a tarefa de levar três mulheres enlouquecidas para um abrigo em outra cidade. No caminho salva um criminoso (Lee Jones) abandonado para morrer. Com uma condição: que a ajude a conduzir as mulheres pelas estradas do Velho Oeste. Uma bela história e, de quebra, o luxo da participação especial de Meryl Streep. Veja.

 

BIS

Rolling Stones e Beyoncé na passagem de ano – 31/12.

stonesÀs 21h – The Rolling Stones: Sweet Summer Sun Hyde Park Live – O histórico retorno dos Rolling Stones ao Hyde Park, para a comemoração de 50 anos de carreira, teve a presença de 100 mil fãs reunidos no coração de Londres. No repertório, é claro, os maiores sucessos da banda: ‘It’s Only Rock And Roll’, ‘Midnight Rumbler’, ‘Satisfaction’. Às 22h – Beyoncé & Jay Z – Live in Paris – Celebrado como show de suas vidas, e também o momento de outra celebração especial para os dois, que ficaram noivos na capital francesa. ‘On the Run’ é apontada como a maior turnê musical de todos os tempos.

 

SESCTV 

O Mundo do Sagrado e o Mundo da Farra – 31/12, 22h.

Programa da série ‘Estilhaços’ de Kiko Goifman, o episódio discute os princípios que regem o trabalho dos padres numa paróquia, e de outro lado, a dinâmica entre rapazes strippers e suas clientes numa casa noturna para mulheres.  No The Secrets Club, depois das performances dos strippers, eles são arrematados em leilão pelas mulheres. Pecado? O contraponto vem da Diocese de Santo André, para debater ética, abstinência, celibato e privação dos prazeres mundanos. ‘Associo o meu sacerdócio à alegria, responsabilidade e um grande desafio’, diz o Padre Felipe Cosme e Damião Sobrinho.

Feliz Ano Novo !

 

TELECINE CULT

O Homem que Sabia Demais – 03/01, 22h.

Um ótimo suspense de Hitchcock que ele próprio já havia filmado em 1934, mas decidiu fazer tudo de novo em 1956. James Stewart e Doris Day, dois dos seus atores preferidos são os protagonistas. O casal está em viagem de férias quando um agente secreto americano, pouco antes de morrer, conta ao médico Bob McKenna (James Stewart), sobre um plano para assassinar um diplomata durante um concerto. Para impedir que a informação chegue à polícia, os conspiradores sequestram o filho do médico, que terá então que lutar para recuperá-lo. O trailer foge do usual.

 

GNT

Papo de Segunda com as meninas do Saia Justa – 04/01, 22h.

gnt_saiaCanal anuncia programação de verão a partir desta primeira segunda-feira do ano. As novidades começam com o mix dos rapazes do Papo de Segunda, apresentado por Marcelo Tas, com as meninas do Saia Justa, programa comandado por Astrid Fontenelle. A cada episódio da atração, dois dos rapazes do Papo de Segunda, terão sempre a companhia de duas das participantes do Saia Justa. Só não valerá juntar Tas e Astrid, os dois âncoras A ideia é promover debates ao vivo sobre temas da atualidade, e assuntos que abordem os universos masculino e feminino.

 

NAT GEO

Drogas S/A – 04/01, 23h30.

Nova temporada com 16 episódios de uma hora, traz o mundo das drogas – usuários, traficantes e autoridades no combate ao crime. No primeiro episódio do ano, o poderoso universo de Wall Street: como o consumo da cocaína está enraizado por ali, e os altos preços pagos para obter um produto da melhor qualidade. Traficantes se movimentam num mercado altamente competitivo, mas que exige cuidados e muitos disfarces para escapar da vigilância dos órgãos de Segurança em Manhattan. E a nova epidemia: uma droga que aumenta a disposição para o trabalho.

 

CANAL BRASIL

Rompiendo la Ola – 06/01, 19h30.

rompiendoParaíso dos surfistas, o litoral do Panamá é um desses destinos incluídos no Circuito Mundial, atraindo os maiores nomes do esporte. Mas a realidade dos meninos locais é bem diferente. O filme de Annie Canavaggio, coprodução brasileira, acompanha os surfistas Oli, Cholito e Davis, de uma pequena comunidade de pescadores do lado do Pacífico, no Panamá. Muito talentosos, recursos escassos. A luta para alcançar o sucesso é injusta: alternam o tempo no mar, com bicos como pedreiro ou marceneiro em pequenas obras. Não desistem. A cada manobra, os três parecem estar uma onda mais perto do sonho de um patrocínio.

 

SONY

How to Get Away with Murder – 07/01, 21h.

sonyEstreia da segunda temporada da série que conquistou fãs por todo canto, e continua acompanhando a saga de Annalise (Viola Davis) e seus alunos. Já no primeiro episódio da nova fase, todos tentam seguir suas vidas, mas não se recuperaram ainda do longo desparecimento de Rebecca. Apenas Annalise Frank (Carlie Weber) sabem o que aconteceu. E estão determinados a descobrir o culpado. Enquanto isso, a professora decide assumir um novo caso, que envolve dois irmãos acusados de matar seus pais. Veja.

 

+GLOBOSAT

Sessão Philos – A Influência da Geração Beat – 09/01, 16h30.

beatOnde V. encontra a influência beat? Todos apontam – entre outros momentos importantes – a agitação estudantil e a onda hippie dos anos 60; a liberação feminista e também o movimento LGBT; o punk rock e seu espírito contestador. No filme, o diretor Xavier Villetard aborda o encontro de três jovens intelectuais nos anos 1950, e como a amizade deles deu origem ao movimento literário que tanto influenciou o estilo de vida das sociedades que vieram à frente: Jack Kerouac, e seu mais importante livro ‘On the Road’; o poeta Allen Ginsberg, autor de ‘Uivo e Outros Poemas’, e William Burroughs, que escreveu ‘Almoço Nu’.

 

TNT

Golden Globe Awards – Ao Vivo – 10/01, 22h.

narcosWagner Moura, protagonista da série Narcos é a atração brasileira da premiação do Globo de Ouro neste ano. Wagner foi indicado na categoria Melhor Ator por sua atuação na série de drama que já vai para a 2ª temporada. E confirma assim uma parceria de sucesso com José Padilha, desde ‘Tropa de Choque’. Entre as atrizes a surpresa ficou por conta da nomeação de Lady Gaga, pela série ‘American Horror History: Hotel’. Outra surpresa: a volta do comediante britânico Rick Gervais na apresentação da cerimônia em Beverly Hills. Ele estava afastado desde 2012 por causa de piadas com nomes famosos de Hollywood.

 

Semana de 14 a 20 de dezembro de 2015

INVESTIGAÇÃO DISCOVERY

Contos de Amor e Ódio – 3a Temporada, 15/12, 20h40.

sulReuniões de gente influente, aquela aura serena dos casamentos, dos jantares bem arranjados, muitos sorrisos de cortesia e gentileza entre vizinhos: na verdade, apenas um jogo de aparências. O cenário é a região sul dos Estados Unidos e suas profundas raízes históricas. A nova temporada da série mostra que a natureza humana é mais forte, e a maldade se sobrepõe aos laços culturais. A produção traz mais histórias de assassinatos que abalaram comunidades sulistas no Texas, Louisiana, Mississipi e Alabama. Tradição e bons costumes derrotados pelo ímpeto homicida. Trailer.

 

SONY

The Voice – Final ao Vivo, 15/12, 22h.

the_voiceAs primeiras duas horas de transmissão terão as apresentações finais dos concorrentes. Logo depois, à meia-noite, os jurados Adam Levine, Blake Shelton, Gwen Stefani e Pharrell Williams saberão quem é o artista escolhido para levar o grande prêmio da competição. O show da noite final será da cantora Sia (foto). A transmissão ao vivo não terá legendas, e por isso o canal anuncia que este programa terá reapresentação com legendas, dia 16/12, quarta-feira, às 22h30.

 

CANAL BRASIL

Cidade de Deus – 10 anos depois, 16/12, 22h.

Luzes e tapetes vermelhos, quatro indicações ao Oscar. Mas e depois, o que o futuro reservou aos protagonistas e moradores das comunidades cariocas? O documentário de Cavi Borges e Luciano Vidigal retorna aos cenários e vai buscar os personagens lançados à fama no filme de Fernando Meireles. E faz um contraponto entre os que alavancaram uma carreira no cinema, TV e música, com outros protagonistas daquela história. Douglas Silva (Dadinho), Leandro Firmino da Hora (Zé Pequeno) e Alexandre Rodrigues (Buscapé), o que houve com eles? A fama efêmera, dificuldades de mercado e preconceito são ingredientes da história. Veja.

 

LIFETIME

As 12 Árvores de Natal, 16/12, 22h30.

dozeProdução original com cenário e clima bem no espírito natalino. Conta como Cheri Jamison (Linda Booth) é surpreendida com a notícia de que sua amada biblioteca vai ser demolida. Para provar que ela é importante para sua comunidade, num bairro de Manhattan, Cheri promove um concurso de decoração de árvores de natal. Mais ainda: decide enfrentar o poderoso construtor Charles Harris (Casper Van Dien). É quando descobre, entre seus opositores, o neto dos donos do prédio, Tony Shaugnessy (Robin Dunne). Desfecho ideal para um romance.

 

ARTE 1

Havana Danza!, 16/12, 22h30.

havanaUma combinação de elementos do teatro norte-americano, estilos de dança afro-caribenhos e balé clássico europeu. Assim a companhia cubana Danza Contemporanea construiu sua história, que já comemora mais de 50 anos nos palcos. Comandada por Miguel Iglezias, a companhia tem mais de 70 produções ativas no repertório, e já se apresentou por toda a América, Europa, Ásia e África. No espetáculo, a companhia reúne quatro programas: ‘Carmen’, ‘Mambo 3XXI’, ‘Demo-N/Louco’ e ‘Folia’. Saiba mais.

 

GNT

Que Marravilha! Especial de Ano Novo, 17/12, 21h45.

O espírito família se mantém agora pela afinidade entre os convidados para a Ceia. Não por acaso, todos brilham na mesma constelação e no mesmo cenário: estrelas da cozinha convidadas a celebrar a passagem de ano. Bela Gil, nutricionista dos ingredientes naturais, Rita Lobo e sua cozinha prática, mais os chefs André Mifano, especialista em embutidos; Felipe Bronze, dos pratos rápidos; e Olivier Anquier, leal à cozinha familiar de memória francesa. Para eles, Claude Troisgros e Batista vão servir uma ceia de bacalhau com lentilhas e aioli.

 

CURTA!

Paul Virílio – Pensar a Velocidade, 17/12, 22h.

Será que a internet tornou mesmo possível o sonho da onipresença? É o que defende esse pensador francês. Segundo ele, “todos os aspectos da nossa vida cotidiana estão em questão por causa da velocidade que a internet impôs ao planet”. No documentário, ele argumenta que a política, a economia e a informação estão agora submetidas à ditadura da velocidade. O debate com prós e contras tem ainda especialistas como Walter Bender, Mohammad Yunus, Jacques Attali, Hubert Védrine, Enki Bilal.

 

MULTISHOW

Ivete Sangalo Ao Vivo, 18/12, 21h.

ivete1O show acontece em Salvador e tem a parceria da Orquestra Juvenil da Bahia. No palco montado na Arena Fonte Nova, Ivete vai desfilar um repertório comemorativo, todo dedicado aos cinquenta anos de carreira de outros dois baianos famosos: Caetano Veloso e Gilberto Gil. O evento é beneficente e a arrecadação será destinada a obras de melhorias no Hospital Infantil Martagão Gesteira, responsável pelo atendimento diário de 500 crianças de todo o estado.

 

GLOBONEWS

Betinho, A Esperança Equilibrista, 19/12, 21h.

betinhoQuando o “irmão do Henfi” retornou ao país, depois de anos no exílio, o Brasil inteiro comemorou. Enfim, era real aquele sonho coletivo, que se espalhou por todo canto na voz de Elis Regina. E Herbert de Souza voltou com toda energia. Queria merecer a fama adquirida durante uma ausência tão dolorida, imposta pela ditadura militar. Era 1979, e seus próximos 18 anos de vida foram dedicados aos direitos das crianças e adolescentes, à ética na política, ao combate à fome, e também à AIDS, que acabou tirando a sua vida. A saga de Betinho está no documentário de Victor Lopes. Para se emocionar. Veja um trailer.

 

TNT

Miss Universo Ao Vivo, 20/12, 22h.

Las Vegas é o cenário da final do concurso Miss Universo 2015, no teatro The Axis, do Planet Hollywood Resort. A colombiana Paulina Veja, atual dona do título, vai coroar a sucessora a ser escolhida entre as candidatas de 85 países. Alguns deles festejando a volta ao concurso, depois de um período de ausência. É o caso das Ilhas Cayman e da pequena Montenegro. A transmissão do canal vai contar com a atriz e apresentadora Domingas Person (foto), mais os comentários da ex-Miss Brasil Nathalia Guimarães, vice-Miss Universo no concurso de 2007.

 

NAT GEO

Maria, Histórias de Devoção, 20/12, 22h15.

Virgem Santa, Rainha da Paz, Mãe de Deus… Cultuada e reverenciada há mais de 2.000 anos, a imagem de Maria gera controvérsias, dependendo da cultura em que é venerada. A série revela nuances da paixão espiritual e os conflitos entre experiência mística e religião organizada. Exemplo: mãe com câncer terminal faz peregrinação com os filhos à milagrosa Vila de Medjugorje, na Bósnia. Lá, seis crianças teriam visto a Virgem Maria, em 1981. Um milhão de peregrinos visitam a vila todos os anos, mas o Vaticano ainda não reconhece oficialmente o local. Veja.

 

DISCOVERY

Celebridades à Prova de Tudo: Barack Obama, 20/12, 22h20.

obamaFora da ‘bolha presidencial’, da rotina de vigilância e compromissos oficiais, o presidente dos EUA visita o Alasca. O apresentador Bear Grylls – especialista em técnicas sobrevivência – leva Obama para conhecer a realidade chocante do Harding Ice Field, a gigantesca massa de gelo que se estende na paisagem montanhosa e habitada por ursos pardos. O glaciar diminuiu drasticamente na última década, e por isso o local  é emblemático para observação dos efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global. O especial tem uma hora de duração. Veja um trailer.

 

Semana de 07 a 13 de dezembro de 2015

HBO

A Educação de Dee Dee Ricks, 07/12, 22h.

deeDocumentário conta a história inspiradora de Dee Dee Ricks, advogada americana com diagnóstico de câncer de mama. Para superar a doença, ela teve que passar por uma dupla mastectomia e, a partir daí, tornou-se uma grande ativista na área. Denunciou as disparidades no atendimento dos pacientes com a doença, que atinge muitas mulheres carentes e sem seguro saúde, e conseguiu arrecadar 2,5 milhões de dólares para a criação de uma clínica de tratamento no Harlem, em Nova York. Trailer.

 

FX

Wilfred – 4a  Temporada, 07/12, 0h30.

winfredElijah Wood (O Senhor dos Anéis) e Jason Gann, criador da versão original da série, estão juntos de novo. Wood é Ryan, jovem um tanto deprimido, e Gann é Wilfred, o hilário cachorro da vizinha de Ryan. Enquanto todos o encaram apenas como um cão normal, Wilfred se torna o mentor de Ryan, buscando sempre mostrar-lhe um outro lado da vida. Divirta-se.

 

 

ANIMAL PLANET

Hora Fofa … em três estreias

animal_pTerças, quintas e domingos. 18h30: esta é a hora de histórias reais, comoventes e engraçadas, pra terminar bem o dia. Na terça, Bill Berloni, Família & Cãopanhia mostra como um premiado treinador de animais prepara os bichos para o estrelato em vídeos, filmes, musicais e peças de teatro. Quinta, em Veterinário das Montanhas, Jeff Young e uma equipe de 30 profissionais salvam vidas de animais aos pés da cordilheira em Denver, Colorado. E domingo, no mesmo horário, tem De fofo e bobo, todo bicho tem um pouco: cães, gatos, coelhos, porquinhos e outros bichos são os protagonistas de cenas dignas das melhores comédias.

 

DISCOVERY HOME & HEALTH

Buddy no Rio: Uma Doce Viagem, 08/12, 20h30.

buddyEspecial mostra dois dias intensos na ONG Gastromotiva e alunos dos projetos desenvolvidos pela instituição. Inclui visita a um símbolo da cidade, a centenária confeitaria Colombo. O famoso confeiteiro Buddy Valastro ainda atende um pedido da cantora Preta Gil: um bolo para o ‘Blobo da Preta’, entregue no alto do Morro da Urca (foto). Para marcar a sua passagem pela cidade maravilhosa, Buddy fez também um bolo com decoração baseada na sua visita ao Rio. Entram aí referências típicas como a asa delta, o calçadão de Copacabana e a paisagem da orla. Doceiros, confiram.

 

CANAL BRASIL

O Gigantesco Ímã, 09/12, 18h.

Serra Talhada, sertão de Pernambuco, é onde vive Evangelista, o ‘Vanja’, pela segunda vez personagem de um filme. Primeiro um curta premiado, agora o documentário que conta a vida do homem humilde, sem muitos recursos, mas cheio de sabedoria. Aos 86 anos, este inventor e cientista fez história em torno do seu nome, pela criatividade e engenho ao gerar diversos experimentos a partir de restos de sucata e peças soltas em sua garagem. Mais que isso, se tornou uma influência na região para o surgimento de outros inventores ao seu redor. Veja.

 

GNT

Que Marravilha! Especial de Natal – 10/12, 21h45.

maravilhaA tradição é festa em família. Por isso, Claude Troigros e seu fiel escudeiro Batista trazem os filhos para comemorar. Carolina Troisgros, filha de Claude, diz que cresceu na cozinha cercada por panelas e temperos. Agora participa dos negócios da família, fazendo bolos e cupcakes. Júlia e Bruno são os filhos de Batista, o paraibano famoso da Rocinha (na foto). Ali ele é o rei do pedaço, diz Bruno, alegra qualquer reunião. Para a ceia de Natal, o tradicional cardápio das festas: peru assado (coxas e filé), mini cebola, cogumelos, bacon, aspargos, uvas e batata doce sauté.

 

LIFETIME

Conto de Natal Country, 10/12, 23h30.

dolly_partonÍcone da música country, a estrela Dolly Parton (Como Eliminar seu Chefe) é o nome principal dessa história natalina. O roteiro acompanha o sonho da garota Grace (Desiree Ross), de 14 anos, que, contra a vontade da mãe, decide largar a vida simples, e seu lugar no coro da igreja, para conquistar espaço próprio como cantora. Ao participar de uma competição em Dollywood, o parque temático de Dolly Parton, Grace vai descobrir também o legado musical dos afro-americanos, no mundo da música country.

 

MULTISHOW

ClubeLux – Lulu Santos ao Vivo, 11/12, 23h15.

O cantor está de volta a São Paulo, desta vez no Citibank Hall e com transmissão ao vivo. No repertório, Lulu não se esquece dos grandes sucessos da carreira. Mas o show está centrado nas músicas e parcerias inusitadas do último álbum, lançado em 2014, e que leva o nome de batismo do cantor – Luiz Maurício. No palco, ele tem a companhia de DJ Sany Pitbull, que acrescenta elementos eletrônicos à formação da banda. O show tem duas horas de duração. Veja.

 

BIS

Especial – Frank Sinatra 100 anos, 12/12, 20h30.

sinatra_tomNa semana em que Frank Sinatra completaria 100 anos (nasceu em 15/12/1915), o canal exibe especial histórico, gravado em 1967, para a TV americana. O show apresentava o repertório do álbum ‘A Man and his music’, lançado dois anos antes e também comemorativo: celebrava os 50 anos de Sinatra. Ele se apresenta, por exemplo, num dueto com Ella Fitzgerald cantando The Lady is a Tramp. No início do mesmo ano, Sinatra e Tom Jobim haviam gravado um álbum – Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim – e então apareciam juntos, pela primeira vez na TV. Imperdível.

 

HISTORY

Terror – Sete Dias em Paris, 12/12, 22h.

paris_Este special foi gravado na capital francesa na semana seguinte aos atentados da sexta-feira 13 de novembro. Duas equipes realizam entrevistas exclusivas com testemunhas, médicos que tentaram salvar vidas, o proprietário da casa de espetáculos Bataclan, especialistas e observadores do terrorismo internacional residentes em Paris. O programa acompanha também o cerco policial aos terroristas envolvidos nos atentados, e que aconteceu no dia 18 de novembro, no bairro parisiense de Saint-Denis. E faz uma escalada dos atentados terroristas dos últimos anos, até os ataques a Beirute, na véspera do ocorrido em Paris.

 

SESCTV

Índios em Movimento, 13 a 20/12, 23h.

A série de oito programas diários tem exibição de filmes de temática indígena, e também rodas de conversas. A proposta é levar aos telespectadores o cenário atual dos povos originais e sua importância na formação e desenvolvimento do país. Participam o líder indígena Ailton Krenak, antropóloga Betty Mindlin, o ecologista político Francisco Milanez e o cineasta indigenista Vincent Carelli. As conversas acontecem na Oca Hunikuin, Parque Lage, Rio de Janeiro. No primeiro episódio, o filme Rondon, Amor, Ordem e Progresso, sobre o sertanista Marechal Cândido Rondon.

 

FILM&ARTS

A Flauta Mágica, de Kenneth Branagh, 13/12, 22h.

flautaVersão para o cinema da ópera clássica de Mozart, dirigida pelo britânico Branagh. O diretor transporta para o front da primeira guerra mundial o drama mágico que foi apresentado pela primeira vez em 1791. Neste cenário, se desenrola uma história de aventuras românticas, de humanidade e companheirismo, em que Branagh lida bem com o drama e a comédia. O diretor musical é o maestro norte-americano James Conlon, à frente da Orquestra de Câmara da Europa. Aqui um trailer.

 

Semana de 30 de novembro a 06 de dezembro de 2015

HBO

Toe Tag Parole: To live and Die on Yard A – 30/11, 22h.

hboDocumentaristas vencedores do Oscar e Emmy, Alan e Susan Raymond abordam aqui a ‘pena de morte sem execução. São os condenados que vivem seus dias na ‘Yard A’, área da Penitenciária da Califórnia no deserto de Mojave, destinada aos que receberam pena de prisão perpétua, sem chance de recurso. Única prisão deste tipo nos Estados Unidos, abriga 600 presos, grande parte jovens, que se dedicam ali ao auto aperfeiçoamento através da educação, artes, musicoterapia, serviços religiosos. Segundo um dos condenados, ‘não é melhor que a sentença de morte, porque é a sentença de morte’. Veja trailer.

 

CINEMAX

Diário de um Jovem Médico – 30/11, 23h.

cinemaxDaniel Radcliffe (Harry Potter) e John Hamm (Mad Men) são os astros da série que estreia em quatro episódios. Adaptada da obra do escritor russo Mikkail Bulgakov, conta a história do Dr. Vladimir Bomgard (Hamm) desde o início da carreira em Muryovo, cidadezinha do interior da Rússia, ainda na época da Revolução de 1917. Destaque para o trabalho de Radcliffe, que vive o papel do médico nos flashbacks das diferentes épocas da sua vida. Mas os dois também dividem a cena em momentos de humor. Episódio duplo na estreia. Aqui um trailer.

BIS

Sons Urbanos – 1º/12, 19h.

bis_sonsAstros da música se exibem nas ruas de grandes cidades do mundo. Nesta terça-feira, a israelense Tamar Capsouto e suas doces canções na Rothschild Boulevard, em Tel Aviv, atraem adultos e crianças aos domingos. Nos trens da Central do Brasil (RJ), a dupla Os Camelos mistura ritmos brasileiros e orientais. Em Berlim, a voz delicada da britânica Milly Blue (foto) em beats eletrônicos e canções folk. No encerramento do show desta semana, a impressionante banda instrumental parisiense Les Mutantes De L’Espace toca às margens do canal de Saint-Martin.

 

TLC

Um Marido e Cinco Esposas – 1º/12, 22h20.

tlcBrady Williams acorda ao lado de Paulie, sua esposa há 21 anos. Faz então uma ronda por outros quartos, onde dormem suas outras quatro esposas: Robyn, Rosemary, Nonie e Rhonda. A série vai mostrar como é a rotina dos Williams, e participar das muitas mesas-redondas que evitam o caos nessa família poligâmica com duas casas, 24 filhos e apenas um homem. A convivência exige algumas regras: cozinhas, banheiros e quartos separados, e todos batem na porta do vizinho antes de entrar. Conflitos? Privilégios? Acompanhe.

 

DISCOVERY

Vida em Extinção – 02/12, 21h.

Especial com uma hora e meia de duração, onde o premiado documentarista Louie Psihoyos (Oscar, 2010) se infiltra numa rede de tráfico. Animais raros são mortos para fabricação de ‘remédios milagrosos’ sem eficácia comprovada. Outros preferem transformá-los em itens de coleções ilegais, ou em pratos servidos em restaurantes sofisticados. Com a exibição do documentário começa campanha global com a hashtag #StartWith1Thing para convidar o público a rever hábitos e tomar atitudes para salvar o planeta. Veja.

 

HISTORY

Francisco, o Jesuíta – 03/12, 22h.

jesuitaJorge Bergoglio, o Papa Francisco, assumiu o cargo com duas marcas importantes: primeiro jesuíta e também o primeiro papa latino-americano. A minissérie (4 episódios em 2 dias) revela Bergoglio, seus dias como sacerdote na Argentina, os amigos e inimigos, seu papel durante a ditadura militar, o trabalho nas ruas e vilas com os mais necessitados, e como bispo e cardeal, até ser eleito líder da Igreja Católica. Sessenta atores e mais de 250 figurantes participaram das gravações. A segunda parte será na 6ªfeira, 22h.

 

SESCTV

Estilhaços – 03/12, 22h.

Como a ética acontece no ‘mundo da rua’? Como as pessoas, em diferentes grupos sociais, entendem a ética? Com estas questões em mente, e para não se restringir à opinião dos teóricos e pensadores, Kiko Goifman saiu por aí para produzir esta série em 52 episódios de 30 minutos. Sem excluir ninguém, semana a semana dois grupos distintos se contrapõem. Vão desfilar no programa os artistas e os moradores de rua, publicitários, cartunistas, músicos, prostitutas, padres e jornalistas. Também um coveiro filósofo. Veja.

 

MULTISHOW

Festival Electric Daisy Carnival – Ao Vivo – 04/12, 21h.

eletric_daisyÉ a primeira edição deste festival de música eletrônica no Brasil. O evento interativo de música e dança foi criado em 1996 e é descrito como uma ‘experiência de imersão’, com destaque para as instalações de arte, trio-elétrico, montanha russa e telões em alta definição (na foto, Las Vegas 2015). Entre as atrações programadas estão Adventure Club, Alex Justino, Chemical Surf, Tropkillaz, SkrillexSteve AokiKnife Party e Marc Houle. O canal anuncia transmissões na sexta-feira e no sábado, a partir de 21h, direto do Autódromo de Interlagos.

 

NAT GEO

Minha Vida Radical – 04/12, 22h45.

Tédio? Querendo mudar de vida? A inspiração pode estar aqui: a minissérie em 3 episódios vai mostrar algumas experiências radicais para dar uma chacoalhada na mesmice e acabar com o desânimo. O apresentador Tim Medvetz, ex-motociclista e aventureiro profissional, tem propostas para um salto de qualidade. No primeiro episódio, Kym e Michael Cook, 25 anos de relações tumultuadas, já fizeram de tudo: casaram, divorciaram, casaram de novo, e batem cabeça para sustentar quatro filhos. Agora saem para uma expedição radical num canion: precisam reconquistar a confiança entre eles. E o amor também.

 

CANAL BRASIL

Ana Costa – Homenagem a Martinho da Vila – 05/12, 18h.

martinaliaNo seu primeiro DVD, a cantora carioca homenageia seu padrinho artístico, apontado por ela como seu grande mestre na música. No show gravado no Centro Cultural João Nogueira, no Rio, Ana Costa canta sucessos de Martinho e também revisita o repertório de seu disco ‘Lusofonia’ (2000), releituras de composições de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Portugal e Timor Leste. Em Dança Ma Mi Criola, a artista recebe no palco o cavaquinhista Dirceu Leite e a filha de Martinho da Vila, a também sambista Mart’nália (foto).

 

TELECINE PREMIUM

50 Tons de Cinza – 05/12, 22h.

A badalada história da escritora britânica E.L.James, campeã de vendas nas livrarias de todo o mundo, rapidamente saltou para as telas do cinema, e agora tem superestreia na TV. Na trama, a estudante de literatura Anastasia Steele (Dakota Johnson) precisa entrevistar o magnata Christian Grey (Jamie Dornan) para o jornal da faculdade. Atração imediata entre a jovem tímida, virgem e inexperiente, e o poderoso empresário, fã do sadomasoquismo. Começa então a complexa relação, e a descoberta do jogo amoroso e sexual entre os dois. Trailer.

 

GNT

Marília Gabriel Entrevista – Leandro Hassum – 06/12, 23h.

hassum“No dia que eu estreava uma ópera no Metropolitan, no Rio, meu pai foi preso. Ele saiu na capa do Caderno Policial e eu na capa do Segundo Caderno”. O ator, humorista e dublador Leandro Hassum abre o jogo com Marília Gabriela ao contar que, aos 21 anos, descobriu como o pai ganhava a vida: “Fazia parte da máfia italiana, preso por tráfico internacional de drogas”. Hassum quer transformar a história familiar em filme, para expurgar as emoções que envolvem o passado. “Meu pai me amou muito, e até a morte negou ser traficante. Acreditava ser apenas comerciante”.

 

A Semana de 23 a 29 de novembro de 2015

CANAL BRASIL

‘Meia Hora’ e as Manchetes que viram Manchete – 23/11, 22h.

meia_horaEm plena expansão dos noticiários online, o grupo ‘O Dia’ (RJ) encontrou uma brecha no mercado para criar um diário barato e voltado para as classes mais populares. Nascia então o ‘Meia Hora’, sucesso imediato, que chegou a alcançar a marca de terceiro jornal mais lido no país. O documentário do cineasta Angelo Defanti conta a história da estratégia de lançamento do diário carioca, em 2004. E resgata capas provocativas, os trocadilhos bem-humorados, brincadeiras com jogadores de futebol, atores, músicos, e também as histórias de quem não levou os títulos na brincadeira, e foi reclamar na justiça. Veja trailer.

 

VIVA

Especial ‘Escolinha do Professor Raimundo’ – 23/11, 23h15.

escolinhaCinco episódios inéditos e diários para homenagear os 25 anos da Escolinha. Bruno Mazzeo (foto), filho de Chico Anysio, assume o papel do pai e reúne 20 personagens emblemáticos da mais famosa escolinha de humor do país. ‘Sou filho do homem, mas sem a menor pretensão de imitá-lo’, diz Bruno. Angelo Antonio, Betty Gofman, Dani Calabresa, Ellen Rocha e Marco Ricca são alguns dos artistas escalados para a sala de aula do professor Raimundo, agora dominada pela era digital. Na estreia, Marcius Melhen (Seu Boneco) e Fabiana Karla (dona Cacilda) dominam a cena.

 

BIS

Versões – Banda Del Rey canta Roberto Carlos – 24/11, 23h.

A série de programas produzidos pelo canal exibe performances de artistas brasileiros apresentando suas versões de clássicos da música popular. A banda de pernambucanos, que surgiu em 2003, desde as primeiras apresentações em público deixou bastante claro que todos eram mesmo fãs de Roberto Carlos. Da primeira festa de aniversário, quando brincaram com o repertório do Rei, o sucesso foi tanto que a banda decidiu seguir cantando e tocando os sucessos de Roberto, ‘sem limitar época ou estilo’, diz o vocalista China, seu fã incondicional. Veja.

 

ESPN

Paixão, Suor e Graxa – 25/11, 19h45.

espn_graxaUma homenagem aos pioneiros do automobilismo brasileiro, narrada pelo bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. O documentário lembra os tempos heroicos de gente apaixonada pelas pistas e máquinas velozes, antes ainda de surgirem os campeões Fittipaldi, Piquet e Senna. Emerson fala de pilotos que correram no Brasil nos anos 50 e 60 – Bird Clemente, Marinho, Luiz Pereira Bueno, José Carlos Pace – responsáveis por capítulos importantes da história do esporte no país, muito antes da tecnologia dominar as pistas. ‘A era romântica do esporte a motor’, ele diz.

 

A&E

Shining a Light: Concert for Progress on Race America – 25/11, 22h.

shineNo lançamento de uma campanha global para promover a igualdade entre raças, este show, com duas horas de duração, foi gravado em Los Angeles e está sendo exibido em 135 países. A intenção é arrecadar recursos para o Fundo de Progresso Racial, nos Estados Unidos, e auxiliar indivíduos e organizações que fomentam a compreensão e eliminação de preconceitos. Eric Church (foto), mais Jamie Foxx, Zac Brown Band, Rhiannon Giddens, Tori Kelly, John Legend, Miguel, Rosa, Jill Scott, Ed Sheeran, Sia, Bruce Springsteen, Sting e Pharrell Williams participam do concerto. Confira.

 

AXN

CSI Cyber – 25/11, 22h.

patricia_arquetteO sucesso da série rendeu 22 novos episódios para esta segunda temporada. A trama é inspirada no trabalho de Mary Aiken, uma cyberpsicóloga irlandesa, interpretada aqui por Patricia Arquette (Oscar por Boyhood). Ela vive o papel da agente especial Avery Ryan, encarregada da Divisão de Crimes Cibernéticos do FBI, em Quantico, Virgínia. O elenco ganha agora o reforço de Ted Danson: ele mantém o personagem original – o perito D.B. Russell – da série CSI, que saiu do ar depois de 15 anos. E chega dando as cartas como novo diretor, substituindo Peter MacNicol.

 

ANIMAL PLANET

Amigos pra cachorro – 26/11, 23h10.

Em tom bem humorado, a série com 13 episódios mostra que a afinidade, o cuidado e alegria de compartilhar bons momentos ao lado de um amigo verdadeiro não são qualidades exclusivas dos humanos. E documenta como nasceram essas amizades entre animais tão distintos, revelando o carinho genuíno entre os bichos em imagens emocionantes. Os cães são maioria expressiva entre os animais com maior facilidade para fazer amizades extravagantes, mas a série mostra casos que envolvem outros animais, como a cabra Forrest, melhor amiga do gato Leonard.

 

ARTE 1

Tango com Rodolfo Mederos – 27/11, 22h30.

arte1_rodrigo‘Eu sou um produto da minha cidade, um produto de cada beco e cada esquina’. Se Buenos Aires é a musa inspiradora, Mederos e seu bandoneón são um patrimônio do tango, também inspiradores das novas gerações de músicos argentinos. O músico portenho tem uma carreira marcada por interpretações da famosa composição de Carlos Gardel, El dia que me quieras’, e gravou um álbum com a participação do consagrado pianista e maestro argentino Daniel Barenboim. O documentário é do cineasta uruguaio Gabriel Szollosy.

 

MULTISHOW

Festival Brahma Valley – Ao Vivo – 28 e 29/11, 13h30.

brahmaMistura inédita de música sertaneja, samba, hip-hop, MPB, funk e country internacional vai agitar o Festival/2015, que acontece no último final de semana do mês no Jockey Club de São Paulo. As atrações dos palcos Reflexo e Pop serão exibidas ao vivo na TV, no site do canal e na plataforma digital Multishow Play. No sábado: os sertanejos Marcos & Belutti, Luciana Mello e o irmão Jair de Oliveira, e performance internacional da Ben Miller Band. Domingo tem Gustavo Lima, Mr. Catra, Chitãozinho e Xororó. Aqui o som da Ben Miller Band.

 

SESCTV

Especial Musical Rap: Elo da Corrente – 28/11, 19h.

Os MCs Ptzan e Caio, e o DJ PG, grupo de rap paulistano, se apresentam em show gravado no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com músicas do terceiro CD do grupo.  E contam que escolheram composições próprias, mas gravadas de forma diferente das anteriores, quando contavam apenas com o trio. Agora foram convidados o Maestro Arthur Verocai e a Orquestra de Cordas, os cantores Danilo Caymmi, que também toca flauta, Célia, Márcia Castro e MC Rodrigo Brandão, e ainda os guitarristas Lúcio Maia e Marcelo Munari. ‘Foi uma grande descoberta sentir como as pessoas interpretam o que a gente faz’ diz Caio. Veja o clip.

 

TELECINE PREMIUM

Birdman – 28/11, 22h.

O filme vencedor de quatro Oscars conta a história do ator Riggan Thomson (Michael Keaton) que, depois de interpretar o super-herói Birdman numa trilogia de sucesso, se recusa a participar de mais uma continuação. Conhece então o prenúncio da decadência e vai buscar no teatro a recuperação do seu prestígio. Sátira feroz ao mundo do entretenimento, a busca da fama a qualquer custo, o filme conta com um trunfo imbatível: o desempenho excepcional de Michael Keaton e Edward Norton. Maduros, experientes, os dois vivem quase um duelo em cena, e premiam o espectador com o talento de que só os grandes são capazes.

 

SONY

Duas séries em novas temporadas – 29/11.

19h30: Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. – Terceira temporada com 22 episódios. O que acontece agora é um surto global: pessoas se transformando em inumanos. O diretor Phil Coulson e equipe continuam na clandestinidade e a agente Daisy Johnson (Chloe Bennet) tenta convencer inumanos a formar o grupo dos Guerreiros Secretos. 20h30: Scorpion – O gênio da computação Walter O’Brien (Elyes Gabel, de Game Of Thrones) monta a Scorpion e recruta para a empresa mentes brilhantes, capazes de usar a tecnologia para resolver problemas do planeta.

 

Semana de 16 a 22 de novembro de 2015

FOX LIFE

Emergências Médicas – 16/11, 20h30.

fox_lifeNovela colombiana em 62 episódios tem a estrela Paola Rey. Ela é da equipe do Hospital ‘La Esperanza’, na Colombia, que assumiu a tarefa de devolver a esperança a pessoas que chegam em situações extremas. Prepare seu coração para casos insólitos, violentos, dolorosos e comoventes. Mas, claro, eventualmente haverá os que vão provocar um sorriso de alívio e reforçar a confiança na solidariedade humana. Afinal, não é disso que vivem os que trabalham ali? Episódios diários de 2ª a 6ª. Veja aqui um trailer.

 

SPACE

Zoo – 16/11, 21h.

Série baseada em livro de James Patterson coloca o planeta em pânico diante de uma onda de ataques violentos e inexplicáveis de animais contra humanos. Jackson Oz (James Wolk, de Mad Men) e Abrahm (Nonzo Anozie, The Grey), vivem na savana africana e são profundos conhecedores da vida selvagem. Em Los Angeles, a repórter Jamie Campbell (Kristen Connolly, House of Cards) tenta descobrir a verdade sobre os ataques. Especialistas se juntam a Oz e Abraham para desvendar o mistério, antes que não reste nenhum lugar seguro em todo planeta. Episódios diários de 2ª a 5ª.

 

AMC

Into the Badlands – 16/11, 22h30.

amcUm mundo futuro devastado e controlado por barões feudais. Assim é o perigoso território de Badlands. A série de artes marciais narra encontro dos guerreiros Sunny (Daniel Wu), mestre letal das artes marciais, do exército dos Clippers, apoiadores dos Barões de Badlands; com o jovem M.K. (Aramis Knight), adolescente que sobreviveu a uma emboscada mortal e guarda um segredo obscuro. Na vivência entre professor e aluno, cada um vai descobrir seu verdadeiro propósito. Juntos, embarcam numa jornada em busca de conhecimento e iluminação. Veja.

 

OFF

Stefan Glowacz e Chris Sharma: Into the Light – 17/11, 23h.

offaSubir juntos para a luz, desde o ponto mais profundo de uma caverna, a 170 metros da superfície. Documentário registra a aventura dos escaladores Stefan Glowacz, 50 anos, e Chris Sharma, 34 anos, praticantes do esporte desde a adolescência. ‘Majlis Al Jinn’ é o nome da segunda maior caverna do mundo, localizada no sultanato de Omã, extremo oriental da península arábica. Força física e mental, sincronia de movimentos, a técnica acumulada em anos de experiência, tudo para saborear a magia do esporte.

 

DISCOVERY

Desafio Discovery – 19/11, 19h.

O reality em quatro episódios reúne competidores brasileiros, colombianos, argentinos e mexicanos, pré-selecionados em seus países. Agora precisam mostrar espírito de aventura, garra, coragem, resistência física e emocional, e então levar pra casa o prêmio de R$ 120 mil. Ilha, selva tropical, deserto e montanha são os ambientes das competições. Os paulistas Victor Adolfo e Leandro Carvalho, mais o paranaense Raphael Bonatto, são os representantes brasileiros. Na estreia, uma amostra do que foram as seletivas, e os melhores competidores de cada país.

 

FX

Hermes e Renato – 19/11, 22h.

hermes_renatoEstreia da série marca a volta do grupo de humoristas à televisão. São 12 episódios de 30 minutos de absoluto ‘non sense’ e muitas gargalhadas com Felipe, Adriano, Marco Antonio e ‘in memorian’ Franco Fanti. Na bagagem, os mais de 600 personagens criados por eles, desde os mais conhecidos como Joselito e Boça, e as novas figuras recém-embarcadas: Gloria Kalinho, João Krepe e Drauzio Vareta. A temporada tem 100 esquetes exclusivos, paródias de programas de TV, videoclipes, músicas, piadas com os absurdos do cotidiano, as tradicionais caracterizações e cenários ‘sem noção’.

 

LIFETIME

Jane, The Virgin – 19/11, 22h30.

janeA bela porto-riquenha Gina Rodriguez é a protagonista da série cômica que lhe rendeu o Globo de Ouro. Ela é Jane, que ainda criança ouviu da avó: telenovelas são o melhor entretenimento, e mulheres têm que guardar a virgindade a qualquer custo. E não é que Jane, apaixonada pelo ‘paciente’ noivo, descobre um dia que está grávida? E que o pai é o chefe no hotel onde ela trabalha? Jane está mesmo numa situação difícil, porque não há explicações para a gravidez, se ela continua virgem. Estreia tem episódio duplo.

 

HISTORY

O Código Jesus – 20/11, 20h.

history_jesusSímbolo máximo do Cristianismo, não se conhece nenhum registro físico da sua aparência. A minissérie (6 episódios em 2 dias) busca decifrar a vida de Jesus a partir de relíquias importantes, e também da família, amigos e seguidores durante a sua passagem, que marcou a história para sempre: o Santo Sudário, o batismo e a palavra de João Batista, o papel de Judas Iscariotes, o irmão secreto Tiago, também filho de José, a descoberta da verdadeira cruz da crucificação e a ligação com Maria Madalena. No sábado 21, episódios serão exibidos a partir das 22h. Veja trailer.

 

TLC

Casa na Árvore – 21/11, 22h20.

tlc_casa_arvorePete Nelson transformou seu sonho de criança num projeto de vida: construir casas suspensas, entrelaçadas com as copas das árvores, em total equilíbrio com a natureza. Ele veio ao Brasil para esta nova temporada da série que mostra cinco projetos no interior de São Paulo e Paraná, um deles criado como espaço para crianças. A série registra também a rotina de Nelson e os seus projetos mais audaciosos, em 25 anos totalmente dedicados a provocar nossa imaginação.

 

UNIVERSAL

The Librarians – 22/11, 19h.

A misteriosa organização que vive nos porões de uma biblioteca em Nova York começa nova temporada. No elenco, Noah Wyle (Falling Skies), Rebecca Romijn (X-Men), Christian Kane (Leverage), Lindy Booth (Dawn of the Dead) e John Kim (The Pacific), a mais nova geração de bibliotecários e protetores dos maiores mistérios do mundo. John Larroquette (Night Court, Deception), ganhador do Emmy, segue como o relutante zelador Jenkins. A nova fase começa quando o grupo se reúne para resolver um mistério e a ilha de Manhattan é abalada por uma tempestade. Trailer.

SESC TV

Filosofia Pop – 22/11, 20h.

sescUm tempo para a reflexão. Em 13 episódios, a série reúne pensadores contemporâneos para uma conversa entre eles, e também com o público, sobre temas a vida cotidiana de todos nós e a filosofia. A apresentação e o roteiro são da filósofa e escritora Márcia Tiburi, e o programa propõe uma reflexão crítica, aberta e organizada sobre religião, ética, drogas, felicidade e família, e outras questões do comportamento humano e da sociedade. Já na estreia, um tema denso: Deus.

 

SYFY

Killjoys – 22/11, 21h.

scifiAventuras interplanetárias, romance, drama e muita ação. A série conta a história de um divertido trio de caçadores de recompensas: a líder Dutch (Hannah John-Kamen, de Happy Valley), o bem humorado e ético John Jaqobis (Aaron Ashmore, de Smallville) e seu irmão, o misterioso expert em batalhas D’avin Jaqobis (Luke MacFarlane, de Brothers & Sisters). Na perseguição de criminosos entre habitantes de Quad, eles devem seguir regras rigorosas e não tomar partido pessoal ou político. Regra impossível para Dutch, pois ela tem segredos do passado. Veja como começa.

 

TNT

American Music Awards – Ao Vivo – 22/11, 23h.

Jennifer Lopez é a anfitriã da entrega do American Music Awards 2015, direto de Los Angeles. E, mais uma vez, a cantora Taylor Swift é a artista com mais indicações – seis no total – e também a favorita da noite para as premiações mais badaladas: Artista do Ano e Música do Ano. Ed Sheeran e The Weekend têm cinco indicações. A top model Carol Ribeiro faz as entrevistas direto do tapete vermelho, e aqui no Brasil a apresentação é de Domingas Person, e comentários de João Marcelo Bôscoli.

 

A Semana de 09 a 15 de novembro de 2015

GNT

Rainha da Cocada – 09/11, 19h.

cocadaRaiza Costa garante que é íntima da cozinha desde criança. O que valeu muito para encarar 60 mil candidatos ao Masterchef comandado por Gordon Ramsey, nos Estados Unidos. Deu tão certo que ouviu do chef: ‘Essa foi uma das sobremesas mais bonitas e gostosas que já provei’. Ela já conquistou público cativo na internet, e comanda agora, direto de Nova York, programa diário de confeitaria. Com muito humor, promete sobremesas de inspiração francesa ‘lindas de morrer’, explicadas de forma didática. Pretende aproximar o espectador do estilo de vida nova-iorquino.

 

DISCOVERY HOME & HEALTH

A vida de Jazz – 09/11, 20h30.

jazzDesde que aprendeu a falar, Jazz se manifestou como uma menina. Os pais não se recordam de uma única vez em que ela tenha mostrado se identificar com a condição biológica e fisiológica de quem nasceu menino. A história de Jazz Jennings como transgênero é o tema da série. E revela como ela teve que aprender desde cedo, a vencer o preconceito e a falta de informação. Fazer amigos, ser aceita, se adaptar, encontrar um amor, descobrir a sexualidade. Afinal, Jazz agora é uma adolescente, com 14 anos de idade. Série com 11 episódios. Veja.

 

ANIMAL PLANET

O Poder dos Sentidos – 09/11, 23h10.

sentidosEntre nós humanos, é o racional que se sobrepõe aos nossos sentidos e instintos. Mas, na natureza selvagem, a incrível capacidade de agir de acordo com as sensações é que faz a diferença. Simplesmente separa os que sobrevivem dos que serão abatidos: quanto mais aguçados os sentidos, maiores as chances de vencer no jogo natural de vida e morte. A série com 13 episódios de meia hora vai revelar os superpoderes dos animais, e as formas mais bizarras de percepção. A visão perfeita das águias, o olfato e o paladar dos que vivem debaixo d’água, os bichos que captam a radiação infravermelha, campos magnéticos e elétricos. O que há de tão especial nos olhos dos camaleões?

 

AXN

Crossing Lines – 10/11, 22h.

crossingDonald Sutherland (Jogos Vorazes), à frente do renovado elenco da série. Ele é o contato da International Criminal Court (equivalente ao FBI) sediada na Holanda, com os agentes que investigam criminosos em série cruzando as fronteiras dos países europeus. Nessa nova temporada, a equipe de campo é liderada por Elisabeth Mitchell (Lost) e o croata Goran Visnjic (Os homens que não amavam as mulheres). Também entraram para o elenco Stuart Martin (Game Of Thrones) e a jovem atriz da TV inglesa Naomi Battirck. Terceira temporada terá 12 episódios. Veja.

 

OFF

What The Sea Gives Me – 10/11, 23h.

off1Tive a sorte de crescer ouvindo o som das marés subindo e descendo. Nesse sentido, o mar me deu o meu pulso’. É com essa paixão que o californiano Pierce Michael Kavanagh realizou o documentário. Reuniu um grupo de 12 indivíduos, segundo ele notáveis marinheiros, artistas, fotógrafos, esportistas, e um oceanógrafo, para contar histórias sensíveis desse vínculo tão forte com os oceanos. Um deles é o brasileiro André Barbieri (foto), hoje atleta paraolímpico, depois que amputou uma perna por causa de um acidente de snowboard. Barbieri quer competir no paratriatlo (natação, corrida e ciclismo) na Rio-16. Veja as imagens.

 

CANAL BRASIL

Encontros e Desencontros do Cinema Brasileiro – 11/11, 23h30.

Houve momentos de bilheterias fantásticas. Ninguém esquece ‘Dona Flor e seus dois maridos’, ‘A Dama da Lotação’ e ‘Lúcio Flavio: Passageiro da Agonia’, todos com mais de 5 milhões de espectadores naqueles anos 70. Pois a crise dos anos 80 deixou as salas vazias, e a retomada só veio nos anos 90. Já no novo milênio, o fenômeno Tropa de Elite, em 2007. A série da jornalista Simone Zuccolotto discute esses diferentes momentos em seis episódios de 25 minutos. Cineastas e artistas como Carla Camurati, Wagner Moura, Cacá Diegues, José Padilha e Luiz Carlos Barreto falam sobre os caminhos do cinema nacional.

 

LIFETIME

Encontro On-Line – 12/11, 22h30.

Suspense e mistério neste filme americano de 2014 (título original: The Girl He Met Online), exibido agora no canal que tem programação voltada ao público feminino. Gillian (Yvonne Zima, de Iron Man 3) parece ser uma garota de sorte: atrai a atenção dos homens com muita facilidade. Mas com a mesma rapidez, eles acabam assustados quando ela revela repentinas mudanças de humor, causadas por um transtorno bipolar. Quando conhece Andy (Shawn Roberts, de Resident Evil 5), pela internet, ela fica mais calma, e acredita ter encontrado o parceiro dos seus sonhos. De repente, algo acontece, e a irmã de Andy morre. Começam as dúvidas: o que Gillian tem a ver com isso? Andy cai nas garras da garota que conheceu online (veja aqui o trailer).

 

SPACE

Zé do Caixão – 13/11, 22h30.

zeMatheus Nachtergaele é o protagonista da série em seis episódios, no papel do cineasta José Mojica Marins e seu icônico personagem Zé do Caixão. Trama inspirada na biografia Maldito – A Vida e o Cinema de José Mojica Marins, dos jornalistas André Barcinski e Ivan Finotti. Cada episódio é dedicado a um filme de Mojica: ‘A Sina do Aventureiro’, 1958; ‘À meia-noite levarei sua alma’, 1964;  ‘Esta Noite Encarnarei teu cadáver’, 1967; ‘Ritual dos Sádicos’, proibido em 1972, lançado em 1983; ‘Perversão’, 1979, tem música de Paul McCartney e Pink Floyd; e ‘24 horas de Sexo Explícito’, 1985. Veja.

 

A&E

Vizinhos com Benefícios – 13/11, 23h.

Existem regras. E a primeira delas é o não envolvimento romântico. Nesta série com praticantes do swing – a troca de casais – há mais uma novidade: além de compartilharem as mesmas festas, os casais vivem no mesmo bairro. Pessoas comuns, pais e mães, vizinhos na vida real, que mantêm casamentos liberais, mas precisam observar regras e códigos de conduta da prática. Funciona? Nem sempre. A série revela o estilo de vida e as complicações quando a vida dos vizinhos acaba interligada. Emoções e reações como amor, prazer, ciúme, inseguranças e uma componente específica neste caso: os vizinhos contrários ao swing.

 

SESCTV

Arquiteturas – Os Arcos da Lapa (RJ) – 14/11, 21h.

lapaCartão postal do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa foram construídos no século 18, e serviam como aqueduto que alimentava a rede pública de abastecimento no centro da cidade. Um tipo de construção de herança romana que, já no século seguinte, se tornou obsoleta em toda Europa. Os Arcos, como nós vemos hoje, só ganharam essa configuração em 1970, depois que antigos cortiços e casarões viraram bares e casas de show. No programa, arquitetos, historiadores, empresários da área de entretenimento resgatam a história dos Arcos, hoje ponto de encontro, boemia e cultura da cidade maravilhosa. Prá V. curtir a Lapa.

 

GLOBONEWS

Fugindo do Estado Islâmico – 14/11, 21h05.

fugindoDocumentário da produtora francesa Java, gravado na Síria, revela a ação de grupo ativista infiltrado numa célula do Estado Islâmico. Os corajosos voluntários planejam secretamente o resgate principalmente de mulheres e crianças da minoria yazidi, que sofrem os piores abusos. Elas são levadas para a fronteira, e literalmente carregadas no colo para escapar da barbárie. Entrevista exclusiva com integrante da temida força policial feminina, a Brigada Al-Khansaa, descreve a punição corporal aplicada a mulheres que, simplesmente usaram ‘roupas erradas’.

 

DISCOVERY

Caçadores do Tesouro Perdido – 15/11, 21h30.

Ilha das Cobras, litoral sul paulista, próxima a Itanhaém e Peruíbe. Esse é cenário da série, e destino dos caçadores que chegam em busca de um tesouro inca avaliado em milhões de dólares. Resiste ali protegido por venenosas jararacas-ilhoas, desde o século 16. O time vai vasculhar a Ilha da Queimada Grande (nome verdadeiro da ilha) liderado por Cork Graham. Escritor americano de livros de suspense, Cork foi fotógrafo de combate e preso por entrar ilegalmente no Vietnam em busca de um tesouro. Na equipe, a antropóloga Mehgan Heaney-Grier, mergulhadora experiente, e Bryan Fry, especialista em serpentes. Siga o mapa do tesouro.

 

A Semana de 02 a 08 de novembro de 2015

FOX

O Grande Gonzalez – 02/11, 22h.

gonazalesO humor sarcástico e polêmico do grupo Porta dos Fundos em série de estreia na TV. Luiz Lobianco é o mágico protagonista – o Grande Gonzalez – que morre assassinado enquanto trabalhava numa festa infantil. Tentava seu melhor e mais perigoso truque, a Caixa de Tortura, quando cai na frente de 30 crianças. Policiais fazem interrogatórios que pouco esclarecem. Pior, tumultuam com depoimentos falsos e sem nexo. Única certeza: o morto tinha talento especial para fazer inimigos. Toda trupe em cena: Tebet e João Vicente são os policiais; Fabio Porchat, um palhaço, Gregório Duvivier, também mágico. Série tem 10 episódios. Veja.

 

SPACE

Mr. Robot – 02/11, 22h.
robotEstreia da série sensação do verão americano. História acompanha a vida de Elliot (Rami Malek, de The Pacific), jovem programador que sofre de fobia social. Solitário, ele acredita que a melhor forma de se conectar com as pessoas é hackeando suas vidas, para assim protege-las dos malfeitores. Até que um dia ele encontra Mr. Robot (Christian Slater, de Mind Games), misterioso anarquista de um grupo de hackers. Quer a ajuda de Elliot para destruir a empresa que ele é pago para proteger. Primeira temporada com 10 episódios. Veja trailer.

 

HBO

The 50 Year Argument – 02/11, 22h.

Martin Scorsese abre o coração: ‘Lembro de descobrir a revista numa banca em 1963, e ainda tem impacto sobre mim’. Com a frase, deixa clara a razão do documentário dirigido por ele e David Tedeschi, em homenagem aos 50 anos da The New York Review of Books. O filme sobre a mais reverenciada publicação, que influenciou gerações de escritores e leitores, usa entrevistas e imagens de arquivo, para provocar emoção. A nata da intelectualidade americana desfila no filme: Susan Sontag, Noam Chomsky, Norman Mailer. No centro da cena, Robert Silvers, 84, que dirige a publicação até hoje, para cumprir exigência de T.S. Eliot: ‘A função da crítica é ser o mais inteligente possível’.

 

INVESTIGAÇÃO DISCOVERY

Proposta Indecente – 03/11, 21h50.

A proposta é muito boa, mas quanto isso vai te custar depois? Esta é a questão central da série que revela os dilemas morais de pessoas divididas entre ofertas tentadoras, mas que colocam em xeque seus princípios e comprometem sua segurança. Casos reais serão expostos com toda crueza: difíceis situações familiares, em que a busca da solução envolve favores sexuais e riscos para a estabilidade de todos. O clima de tensão e expectativa dá o tom dos episódios: participantes expõem seus dramas, ponderam alternativas e conversam em busca de aconselhamento.

 

WARNER

Supergirl – 04/11, 22h30.
super_girl2Melissa Benoist (de Glee e Whiplash) é Kara Zor-El, a heroína da série, e prima do já famoso Kal-El. Como ele, também escapou da destruição do planeta Kripton e veio para a Terra. Cresceu protegida pela família adotiva, os Danvers, à sombra da irmã adotiva Alex (Chyler Leigh, de Grey’s Anatomy), e sempre escondendo os superpoderes. Aos 24 anos, cansada de disfarces e rotina monótona, decide liberar suas habilidades sobre-humanas e assumir o seu papel. Áudio original e legendas em português.

 

 

UNIVERSAL

The Player – 05/11, 22h.

universalO cenário é Las Vegas, onde o clube secreto, The Game, reúne os homens mais ricos do mundo. Para fazer as apostas ele usam um organizador, Sr. Johnson (Wesley Snipes, de ‘Mercenários 3’) e uma negociante, Cassandra (Charity Wakefield, de ‘O Corvo’). Alex Kane (Philipe Winchester, de ‘24 horas’) é um ex-agente do FBI, especialista em segurança, agora elemento chave nesse jogo que envolve atos criminosos e vidas humanas. Acusado de matar a esposa, ele foi obrigado a se tornar jogador dessa conspiração, mas luta para solucionar casos e proteger inocentes do The Game. A série terá 13 episódios. Aqui o trailer.

 

SONY

Três estreias e paladares distintos – 07/11, 20h30.

cozinha20h30 – Chefs na Rua – Maurício Schuartz, criador da Feirinha Gastronômica é o apresentador da série em 13 episódios. Mostra receitas e curiosidades do mercado de street food no Brasil, Estados Unidos, México e Marrocos. 21h – Comer Bem que mal tem – Flavio Passos (foto) é quem comanda a atração que ele chama de um ‘programa leve’. Nos 13 episódios da série quer inspirar as pessoas a pequenas mudanças na alimentação diária, e que ele garante: fazem uma grande diferença. 21h30 – Top Chef Duels – 10 episódios com a competição entre os participantes dos realities Top Chef e Top Chef Masters. O prêmio é de US$ 100 mil e uma aventura gastronômica.

 

HISTORY

O Rei Tut – 07/11, 22h.

rei_tutAssombrosas revelações! É o que promete a minissérie em 3 episódios de 2 horas, exibidos neste sábado, domingo e segunda. Conta a saga do faraó mais conhecido e mais misterioso do antigo Egito, o jovem rei Tutancamon, que chegou ao trono aindacriança, aos 9 anos de idade. Mas governou por apenas 10, vítima de traições de amigos, conselheiros e amantes. O canadense Avan Jogia (Twisted) é o protagonista, e tem ao eu lado um vencedor do Oscar, Sir Ben Kingsley (Ghandi), no papel do grão-vizir Ay, avô do Rei Tut, e mais tarde, o seu sucessor. Trailer.

 

NAT GEO

Breakthrough: Bem Vindo ao Futuro – 07/11, 22h15.

Muita paixão, coragem, imaginação e sacrifício. Quem são os homens e mulheres que carregam tudo isso com eles? De quem são esses cérebros privilegiados que garantem as inovações de ponta que transformam nosso dia a dia? A série em seis episódios traz pesquisadores e cientistas notáveis, e explora descobertas extraordinárias sobre epidemias, o cérebro humano, longevidade, água, energia e tecnologia robô.  Cada episódio com a direção de grandes nomes de Hollywood, entre eles Angela Basset, Paul Giamatti, Ron Howard. Aqui o trailer.

 

CANAL BRASIL

Bipolar Show – 08/11, 21h.

canal_brasilChega de amor ao próximo, ame o atual. A frase irreverente e bem humorada escancara o tom de Michel Melamed no seu show semanal dos domingos. Performático e diferente de um programa de entrevistas convencional, Michel mistura ficção e realidade entre conversas e improvisações dele próprio e seus convidados. Melamed promete também um programa sobre o Brasil, pátria bipolar que se alterna entre o ‘Deus é brasileiro’ e a ‘alma de vira lata’. Entre o ‘futebol arte’ e o ‘ganhar a Copa’. Serão 13 programas de 25 minutos, e estreia com Mateus Solano (foto).

 

FILM&ARTS

Our Zoo – 08/11, 21h.

fimUm macaco esquilo e um camelo, retirados do seu habitat natural. Prontos para serem sacrificados. Mas George Mottershead não suporta essa ideia e leva os animais para o seu quintal. Começa então a história comovente dessa família de Chester, Inglaterra, que dia a dia vai se envolvendo com os cuidados a animais abandonados. A história dos Mottershead, nos anos de 1930, revive em seis episódios, a forte oposição dos moradores do povoado contra a presença dos bichos. O que só fortalece a disposição da família de lutar pelo primeiro zoológico livre da Grã-Bretanha.

 

CURTA!

Anos 80 – Panorama da Década – 08/11, 21h30.

dia15Um passeio pela memória de uma década. Um olhar sobre os fenômenos culturais e de comportamento da época. A série dirigida por Darcy Burger tem 11 episódios e na estreia lembra o nascimento de bandas como Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso. O primeiro Rock In Rio, que dá ao país um lugar no mapa dos grandes eventos internacionais. Multidões também mobilizaram atletas do futebol, e ocuparam as ruas e praças de norte a sul no Movimento pelas Diretas. O impacto da AIDS abala corações e mentes, uma espécie de contrarrevolução cultural. Depoimentos de Marcelo Rubens Paiva, Eduardo Bueno, Arthur Dapieve, Leó Jaime, entre outros.

 

A Semana de 26 de outubro a 1º de novembro de 2015

AXN

Quantico – 26/10, 22h.

quantico

Nova série acompanha grupo de recrutas que chega à base e centro de treinamento do FBI em Quantico, Virgínia. Avaliados com histórico brilhante, eles vão sendo apresentados em flash-backs que revelam as origens e as motivações de cada um para buscar a academia. Não demora, e um deles é acusado de planejar o maior ataque terrorista em Nova York desde o 11 de setembro. Priyanka Chopra (foto), atriz indiana, ex-Miss Mundo, é a protagonista no papel da agente Alex Parrish. Veja trailer.

HISTORY

Automaníacos – 26/10, 22h.

carros

Regra básica: comprar barato e lucrar bastante na venda. Mas não é sempre que dá certo. É o que essa dupla de maníacos enfrenta no dia a dia dos negócios. Jeff Allen e Perry Barndt, pai e filho, estão de volta para a terceira temporada desse reality feito na medida para malucos por máquinas exóticas, raridades, e a adrenalina do compra e vende. Logo na estreia, alguns exemplares de enlouquecer:  Impala 1962; Chevrolet Vitoria, 1931; Galaxy 1963. E um duelo de vendedores em busca de um prêmio raro: uma Ferrari Testarossa totalmente restaurada.

 

CANAL BRASIL

Fora de Quadro – 27/10, 20h30.

A série de comédia mergulha no dia a dia de uma galera que trabalha muito, atrás das câmeras, e só aparece nas telas lá no finalzinho, quando sobem os créditos. Incrível, mas são eles que fazem a mágica acontecer. O cenário da produção é a Babel Cinematográfica, e a personagem chave é Lica (Duda Meneghetti). Ela é estagiária, mas coordena toda a rotina de filmagens: desde o pão do café da manhã, a arrumação do cenário e figurinos, além de ouvir as gracinhas do motorista. Roteiro idealizado pela Casa de Cinema de Porto Alegre.

 

TLC

Noite de estreias de três docu-realities  – 27/10, 22h20.

john

Às 22h20 – Minha vida de gigante – Colleen, Haleigh, Lindsay e Nancy, todas com mais 2 metros de altura, vão contar como é a vida vista lá do alto. Das dificuldades com tarefas corriqueiras aos olhares nem sempre discretos de quem passa. 23h10 – Leah Rimini: É tudo relativo – Atriz e comediante, a bela e despachada ítalo-americana está de volta para revelar, com humor, os atropelos da vida em família. 23h30 – Os pequenos Johnstones – Eles são os ‘7 anões’ da vida real, e sabem que o preconceito é uma barreira que as crianças precisam superar desde muito cedo.

 

UNIVERSAL

Chicago P.D.  – 27/10, 23h.

O Distrito 21 da Polícia de Chicago funciona dividido em dois grupos. Um deles é formado por policiais da ronda, outro é a Unidade de Inteligência que combate o crime organizado, tráfico de drogas e assassinatos com grande repercussão na imprensa. O comandante é Hank Voight (Jason Beghe), disposto a qualquer coisa para manter a cidade segura. Neste primeiro episódio, um policial tenta salvar uma das suas informantes, desesperada, e que ameaça se atirar do alto de um prédio.

 

TNT

Mapa do Pop – 28/10, 18h.

new_york

A nova temporada trouxe também mudança: a top model Carol Ribeiro é quem comanda agora o programa. Cumpre um roteiro turístico-cultural, desta vez voltado para o cinema. E explora locações em diversos cantos do planeta, que foram utilizadas para gravar grandes sucessos das telas. A própria Carol revela uma delas: Kualoa Ranch, no Havaí, onde foram filmados Jurassic Park, Como Se Fosse a Primeira Vez, Pearl Harbor e Godzilla, e hoje funciona como um estúdio enorme de locações para filmes.

 

CURTA!

Histórias que só existem quando lembradas – 28/10, 22h.

Com 25 premiações internacionais, o filme marca estreia de Julia Murat na direção de longas-metragens. E conta a história de Rita e Madalena em Jotuomba, cidade fictícia no Vale do Paraíba, onde nos anos 30 grandes fazendas de café faliram e cidades antes ricas se tornaram quase fantasmas. Lá vive Madalena, a velha padeira, presa à memória de seu marido morto. Rita, uma jovem fotógrafa, chega à cidade e, pouco a pouco, muda o cotidiano de Madalena. Veja o making of com Julia Murat e elenco.

 

DISCOVERY HOME & HEALTH

Cozinhando no Supermercado – 29/10, 19h30.  

carla

Cozinheiros amadores ganham novas chances de mostrar suas habilidades. A série, com seis programas semanais de meia hora, terá a premiada chef Carla Pernambuco (foto) no comando e vai avaliar receitas preparadas numa cozinha montada dentro de um supermercado. Aos vencedores, um carrinho recheado de compras e prêmios como uma máquina de preparar café, utensílios para cozinha e mil reais em pontos que podem ser trocados em compras ali mesmo, enquanto se comemora a vitória.

 

ARTE 1

Acossado – 30/10, 0h.

acossado

Filme de estreia de Jean Luc-Godard (1960), baseado em história do amigo François Truffaut, fez uma revolução no cinema. Uma boa ideia na cabeça e uma câmera na mão. Nascia a ‘nouvelle vague’. O rompimento com o ‘jeito hollywoodiano’ de fazer cinema. Jean-Paul Belmondo rouba um carro em Marselha e, a caminho de Paris, mata um policial. Jean Seberg é a estudante americana que o ajuda a se esconder e sustentar um plano de fuga para a Itália. Até que um informante o identifica e começa a trágica perseguição. O brilho de Godard é reconhecido aqui  por Tarantino e Scorsese, entre outros.

 

+GLOBOSAT

Sessão Philos – Etta James em Montreux – 31/10, 16h30.

etta

Ganhadora de três prêmios Emmy, incluída no ‘Hall da Fama do Rock’ e no ‘Hall da Fama do Blues’, ela fez muitas apresentações nos festivais de Montreux, desde 1975 até 2008. Mas esta montagem, de 1993, traz os maiores sucessos da cantora considerada uma das maiores do século 20. Uma apresentação emocionante com suas canções favoritas, quando ela estava no auge da maturidade, com domínio absoluto de sua capacidade vocal. Veja.

 

SESCTV

Arquiteturas – 31/10, 21h.

A série aborda o pensamento arquitetônico e a relação entre moradores e espaços de convivência. No primeiro episódio, análise sobre a construção de uma das obras mais discutidas da metrópole paulistana: o Minhocão. Programa mostra imagens da inauguração em janeiro de 1971, aniversário da cidade, quando o então prefeito Paulo Maluf anunciava a maior obra de concreto armado da América Latina. Arquitetos e parte da população fazem um movimento pela demolição. E um debate sobre opções de novos usos para a região.

 

MULTISHOW

Treme-treme na Paulista – 1º/11, 23h.

treme_treme

Um prédio comandado por um trio de malucos, à frente de um elenco de 30 humoristas da nova geração. Os tipos mais estranhos se encontram na portaria do edifício, vigiada pelo porteiro Gilmar (Fernando Caruso) ou pelo zelador Belmiro (Gustavo Mendes). Eles vivem aos trancos e na mira da síndica (Márcia Cabrita) sempre pronta a mostrar autoridade. Por essa portaria deve passar também gente famosa, como Nerso da Capitinga, Ari Toledo e Tom Cavalcanti.

 

A Semana de 19 a 25 de outubro de 2015

HBO

A fotografia oculta de Vivian Maier– 19/10, 22h.

vivienVivien Maier teve vida simples como babá em Nova York e Chicago, durante 50 anos. Mas guardava com ela uma produção fotográfica – só descoberta tempos depois – com mais de 100 mil negativos reveladores do seu talento. Tanto talento que John Maloof, descobridor do acervo, conseguiu indicação ao Oscar com este documentário. Finding Vivien Maier conta a história e mostra ao mundo as fotos produzidas por ela. ‘Um dos fotógrafos de rua mais perspicazes da América’, diz o The New York Times. Vivien nem pôde usufruir o reconhecimento. Morreu em 2009, aos 83 anos.

 

VIVA

Globo de Ouro Palco VIVA Axé – 19/10, 22h30.

Homenagem aos 30 anos do gênero que conquistou grande público no Brasil. No repertório, hits que marcaram gerações e que fazem parte da memória afetiva dos fãs da axé music. Mais de 80 artistas participaram das gravações no Teatro Castro Alves, em Salvador. Margareth Menezes, Osmar e Dodô, Netinho, Chiclete com Banana, Filhos de Ghandi, Olodum, Gil, Moreno e Caetano Veloso gravaram participações. Márcio Garcia e Carolina Dieckmann apresentam, e os shows vão ar de segunda a sexta-feira, sempre às 22h30. Luís Caldas é a atração da estreia.

 

E! ENTERTAINMENT

The Fabulist Brasil – 19/10 – 23h.   

efaboliststAtração da TV em muitos países ganha agora produção brasileira. Gianne Albertoni, modelo e apresentadora, e Laila Coelho, consultora de imagem e estilo, comandam o programa e apontam o que está em alta no mundo da moda, beleza, tecnologia, decoração, design, cultura pop. Enfim, um guia de tendências que terá sempre convidados como o promoter Helinho Calfat, o ator Raphael Sander, a escritora Jana Rosa, o beauty artist Ricardo dos Anjos e as modelos Caroline Bittencourt e Renata Kuerten. A série tem 10 programas de 30 minutos. Veja.

 

SONY

Os Muppets – 20/10, 21h30.

muppetsModerno, humor adulto, estilo documentário. Tudo para marcar a volta desse time bem humorado ao horário nobre da TV. Pela primeira vez, a série explora a vida pessoal e os relacionamentos dos personagens. Fozzie, Kermit, Miss Piggy, Gonzo e Beaker agora aparecem em casa e no trabalho, revelam romances, conquistas, desejos e decepções. Os personagens ainda são manipulados, como antes. ‘Há coisas no mundo, reais, não digitais, e que ainda assim são mágicas e maravilhosas’ garante Bob Kushell, produtor-executivo. Aqui.

 

HISTORY

Alaska 4 X 4  – 21/10, 21h.

history_alaskaOff-road total. Equipes de pilotos credenciados entre os mais radicais se juntam a um time de mecânicos para encarar os terrenos mais difíceis do mundo. Homens e máquinas contra a natureza selvagem. Corrida, competição, mas também prova de sobrevivência às condições mais adversas. Butch e Bill vão com seu ‘carro de guerra’. Pete e a irmã Shey apostam no ‘devagar e sempre’. Outro time de irmãos – Leigh, Brent e Scott – acredita em ‘tenacidade’; Jason e Glenn exibem ‘excesso de confiança’; e a ‘experiência’ dá a Rich e Carl a certeza da conquista. Pise fundo.

 

AXN

CSI – Uma história de 15 anos chega ao fim – 21/10, 22h.

csi‘Imortalidade’ é o nome desse episódio final, com duas horas, na despedida da série pioneira. Atraiu milhões de fãs no mundo inteiro para as técnicas científicas das investigações criminais. Uma novidade que apimentou o realismo dos seriados policiais foi o uso de simulação gráfica para revelar internamente o corpo humano. Logo vieram CSI Miami, CSI New York e a recente CSI Cyber, com a vencedora do Oscar Patricia Arquette. O ator Ted Danson, chefe dos peritos nos últimos anos, passa a incorporar o elenco de CSI Cyber. Atores falam aqui desses 15 anos.

 

GNT

Odeio Segundas – 21/10, 23h.

orthMarisa Orth é a protagonista da nova série brasileira de Fernanda Young e Alexandre Machado. Ela é Valéria, funcionária do escritório, de repente, promovida a Sub-Gerente. Bem intencionada? Mas despreparada e sem aptidão para liderança, vai viver sempre à beira de um ataque de nervos. Cada episódio reproduz o expediente das segundas-feiras, cheios de acontecimentos atípicos, confusões e mal-entendidos. A narração, bem humorada, é da própria ‘Segunda-feira’, o personagem odiado da história.

 

OFF

Mais leve que o ar – 22/10, 21h.

mais_leveO piloto é Feodor Nenov, recordista sul-americano a bordo da máquina mais antiga de voar, o balão. Com a segurança de Nenov no leme, a série em 10 episódios mostra belas e intrigantes paisagens brasileiras. Nenov e a equipe de produção traçaram um roteiro a partir de regiões remotas das serras da Canastra, Mantiqueira e São Pedro, no Estado de São Paulo. Mostra também outras modalidades praticadas junto com o balonismo: asa-delta, paraquedismo, paraglider, basejump e slackline.

 

FOX LIFE

Homens Gourmet na Estrada – 22/10, 22h45.

fox_lifeCom formato inovador, a série viaja com os ‘chefs’ Guga Rocha, Dalton Rangel e Carlos Bertolazzi para oito cidades brasileiras. Eles saem em busca de novos ingredientes, experiências e informações sobre a gastronomia brasileira. Vão conhecer restaurantes, cozinheiros e até trocar receitas nos locais visitados. A estreia é em Paraty, interior do Estado do Rio, onde  mergulham na culinária caiçara e preparam o ‘azul-marinho’, prato típico local. E ainda provam o pastel de pupunha com gema mole da ‘chef’ Ana Bueno.

 

TNT

Heroes Reborn – 23/10, 20h.

heroesOs heróis retornam em jornada de 13 episódios. Novos personagens e também as figuras emblemáticas da história original: Noah Bennet (Jack Coleman), Hiro Nakamura (Masi Oka), Matt Parkman (Greg Grunberg) e Mohinder Suresh (Sendhil Ramamurthy). A nova fase começa depois de um ataque terrorista destruir Odessa, Texas. O governo culpa os heróis com superpoderes, e eles precisam se esconder da violencia dos irmãos Lucas (Zachary Levi, Chuck) e Joanne (Judith Shekoni, da Saga Crepúsculo: Amanhecer). O esconderijo faz com que muitos descubram seus poderes. Trailer.

 

GLOBONEWS

Morte e Vida Severina, 60 anos depois – 24/10, 20:50h.

severina260 anos de um dos maiores clássicos da literatura brasileira. O poema do pernambucano João Cabral de Melo Neto é celebrado nesta produção dos jornalistas Gérson Camarotti e Cristina Aragão. O documentário refaz o trajeto de Severino, protagonista do poema, migrante que tenta deixar o sertão e busca vida melhor no litoral. ‘Vi que as palavras do poeta permanecem vivas, seja pela morte, seja pela vida severina’, garante Cristina. Camarotti queria saber quem era o Severino dos dias atuais. ‘Eram muitas perguntas, e ao longo da jornada as respostas surgiram de forma surpreendente’.

 

CANAL BRASIL

A vida privada dos hipopótamos – 25/10, 18h.

Documentário registra história tão incrível quanto um filme de ficção. Christopher Kirk deixou o subúrbio de Seattle depois da morte do traficante colombiano Pablo Escobar. Queria saber o destino dos hipopótamos de estimação, sobreviventes dos saques à mansão Escobar. Então se envolve com mulher misteriosa, e é preso por tráfico de drogas. Os realizadores falam com amigos e familiares. Para uns, Kirk era amável, inocente, nerd de computadores. Para outros, um estopim. O sorriso no rosto quando fala de tragédias traduz o conflito: culpado ou inocente? Veja.

 

NAT GEO

Cirurgia Cerebral Ao Vivo – 25/10, 23h.

Direto de uma sala de cirurgia do Centro Médico do Hospital Universitário Case, em Cleveland (Ohio), e pela primeira vez na televisão, o registro de uma estimulação cerebral profunda (ECP) com um paciente acordado. A transmissão ao vivo será combinada com material pré-produzido para mostrar ao mundo como se realiza a intervenção para tratar o ‘tremor essencial’ e a doença de Parkinson. Essa terapia está mudando a vida de pessoas em hospitais em todo o mundo. O especial de duas horas vai chegar a 171 países, em 45 idiomas diferentes.

 

A Semana de 12 a 18 de outubro de 2015

CANAL BRASIL

Mostra Centenário Grande Otelo – 12/10, 19h.

grande_oteloDez filmes fundamentais na história do cinema brasileiro. Assim a mostra homenageia a figura emblemática de Grande Otelo, quando se completam os cem anos do seu nascimento. Ator, comediante, cantor e compositor, Otelo estrelou 20 programas de TV e mais de 100 filmes, que lhe deram os mais importantes prêmios do cinema nacional. Iniciou a carreira no cinema em 1935, mas só alcançou a fama em 1943, com as chanchadas da Atlântida, junto de Oscarito. A mostra começa nesta segunda com ‘Macunaíma (1969) de Joaquim Pedro de Andrade. E vai até o dia 23, com ‘Os Cosmonautas’ (1962), de Victor Lima.

 

A&E

O.J.Simpson, a história que nunca foi contada – 12/10, 21h.

O julgamento do século nos Estados Unidos. Outubro de 1995 e O.J.Simpson, então um astro do futebol americano era absolvido do assassinato da esposa Nicole e do garçom Ronald Goldman. O caso que ganhou manchetes dos jornais de todo planeta é revivido agora em dois episódios especiais com estreia mundial na TV. A história que nunca foi contada e Testemunhos Ocultos trazem gravações inéditas sobre o caso, depoimentos perturbadores, e testemunhos nunca antes revelados de amigos e familiares dos envolvidos. Nesta segunda, 12, e amanhã, 13, sempre às 21h.

 

HBO

O Caso do Policial Canibal – 12/10, 22h.

policial_canibal

Documentário conta a história de Gilberto Valle, policial de Nova York, preso e condenado em 2012 por ‘sequestro, estupro, assassinato, e por cozinhar e comer mais de 100 mulheres’. Como um canibal. As provas? Apenas as conversas em salas de chat e site de fetiches. Um dos jurados admite que Valle foi condenado ‘com base no que o júri achou que ele ia fazer e não o que ele fez’. ‘Crime do pensamento’ diz o título original do filme. Um juiz federal anulou a sentença, mas Valle, que ainda não está livre, não nega fantasias homicidas. Documentário analisa implicações da condenação e, com boa dose de ‘humor negro’, mostra Valle, em prisão domiciliar, ‘cozinhando’ na casa de sua mãe. Trailer.

 

CURTA!

Wynwood: Arte de Rua em Miami – 13/10 – 22h.   

curtaDocumentário passeia pelas ruas de Wynwood, o bairro de Miami transformado numa verdadeira galeria de arte a céu aberto. Os muros do bairro exibem ‘telas’ espalhadas por todo canto, as Wynwood Walls. E por ali chegam grafiteiros e profissionais da ‘street art’, dos mais diferentes lugares do planeta, que expõem seu talento de maneira gratuita e interativa. O diretor do documentário Gustavo Leite mostra ainda a ‘Art Basel’, feira de arte contemporânea criada em 2000. Foi o primeiro passo para que Wynwood se consagrasse como um reduto da arte moderna.

 

FOX LIFE

Undercover Boss Australia – 13/10, 22h45.

A missão secreta dos executivos de grandes empresas vira febre na TV. Esta é a segunda temporada com empresários australianos que trabalham disfarçados entre seus operários, e querem descobrir como as coisas funcionam no dia a dia das empresas. Na estreia da nova fase, Tony Braxton-Smith, CEO da Great Southern Rail, que opera trens de luxo como o ‘The Indian Pacific’. Ele vai limpar banheiros, servir passageiros da primeira classe e até descarregar o bagageiro. Durante jornada na rotina de trabalho da equipe, Tony descobre pessoas inspiradoras entre seus funcionários.

 

LIFETIME

Roleta Russa – 14/10, 22h30.

Um garoto de apenas 8 anos desaparece no complexo metrô de São Petersburgo, Rússia. Começa o drama de Katherina, que visita a cidade com o filho Nikolai para leva-lo à sepultura do pai, um jornalista que cometeu suicídio. Desesperada, ela consegue ajuda de um comerciante polonês, e vê o início de uma trama de conexões com um oligarca russo e uma rede de ex-agentes da KGB. Thriller político de suspense, a produção alemã foi filmada também em Praga, República Tcheca, sob temperatura de 20 graus negativos. Segunda parte da história nesta quinta, às 22h30.

 

FILM&ARTS

A Arte da China – 15/10, 21h.

china

Fascinação e mistério. Porque a arte chinesa continua pouco entendida no ocidente? É nessa trilha que o britânico Andrew Graham-Dixon (foto), historiador de arte, conduz a minissérie: tentar descobrir o que torna a arte e a escultura chinesas, tão intrigantes e únicas. Nesta viagem pela China, visita lugares impressionantes que inspiraram artistas chineses através dos séculos. Com acesso a mais de 3 mil anos de arte do país, Andrew explora o contexto histórico onde foram criadas pinturas, esculturas e objetos exibidos neste trabalho.

 

WARNER

Flash – 15/10, 22h30.

flash2O seriado começa a segunda temporada, logo depois de estrear nos Estados Unidos. Com novos personagens vindos de ‘Terra2’, mundo paralelo e alternativo importante no enredo da temporada: Dr. Albert Rothstein (Adam Copeland), conhecido por seu alter-ego Esmaga Átomo, porque tem poderes atômicos; a heroína Jesse Quick (Violett Beane), e Wally West (Keiynan Lonsdale), sobrinho de Barry Allen (Grant Gustin), conhecido futuramente como Kid Flash. Jay Garrick (Sears Teddy, de Masters of Sex), primeiro Flash dos quadrinhos, entra como mentor de Barry. Áudio original e legendas. Veja trailer.

 

GNT

Romance Policial – Espinosa – 15/10, 23h.

espinosa

O delegado Espinosa – personagem do escritor brasileiro Luiz Alfredo Garcia Roza – chega à telinha nesta adaptação para a TV de ‘Uma janela em Copacabana’. Sujeito metódico, culto, ético, Espinosa investiga assassinato de policiais com um tiro na nuca, à queima roupa, sem testemunhas ou sinais de resistência. Mais grave: as amantes dos dois também são assassinadas. O delegado cria grupo especial para investigar, e então começa a desconfiar do envolvimento da polícia nos crimes. A série em 8 episódios tem Domingos Montagner (foto) no papel principal.

 

TELECINE PREMIUM

Êxodo: Deuses e Reis – 17/10, 22h.

manda

O filme do diretor Ridley Scott conta a história do profeta Moisés (Christian Bale, de Batman Begins), nascido entre os hebreus, mas resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Já adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito para livrar os hebreus de 4 séculos de opressão, e se libertar de Ramsés, seu irmão de criação. O império é devastado por pragas e epidemias e Moisés empreende então uma jornada monumental pelo deserto e a travessia do Mar Vermelho. Cena espetacular da travessia foi filmada por Cecil B. De Mille, em 1956 (foto), e deu o Oscar de Efeitos Visuais ao filme ‘Os Dez Mandamentos’. Trailer.

 

SESCTV

Passagem de Som – The Bambi Molesters – 18/10, 21h.

sesc

A banda croata ganhou maior projeção com a série de TV ‘Breaking Bad’, campeã de prêmios por anos seguidos. A faixa “Chaotica”,  do terceiro álbum da banda, foi  destaque na trilha sonora da 5ª temporada da série. Ganhou a capa da Revista Rolling Stones e então, veio ao Brasil com a ‘surf music’. Programa acompanha apresentações no Festival de Verão de Ilha Comprida, e também no Parque Ecoturístico Marcelo Golinelli, na Serra de São Pedro, interior de São Paulo. Marcelo Di Paola, da banda argentina ‘Los Tormentos’, participa das apresentações.

 

MAX PRIME

Mar Negro – 18/10, 22h.

mar_negroJude Law (Sherlock Holmes, Terapia de Risco) vive aqui o papel do Capitão Robinson: ele convence o ex-patrão, que acaba demiti-lo, a entregar em suas mãos um submarino e a tripulação. Sua missão será resgatar um antigo tesouro nazista – centenas de milhões de dólares em ouro – adormecido no fundo do Mar Negro. Uma caça do tesouro repleta de dificuldades. O submarino é um verdadeiro barril de pólvora, graças à tripulação de renegados. Na rota do tesouro, o capitão terá que contornar uma guerra a bordo, entre tripulantes russos e ingleses. Aqui o trailer.

 

A Semana de 05 a 11 de outubro de 2015

HBO

Documentários polêmicos e reveladores – 05/10.

hob21h05 – The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst – Mistérios da vida real: documentário em seis capítulos conta a história de Robert Durst, herdeiro bilionário de Nova York, e suspeito de uma série de crimes não resolvidos. O próprio Durst colabora na produção. Mas, surpresa! na véspera da exibição do último capítulo, março de 2015, mandado de juiz de Los Angeles, manda prender Durst pelo assassinato de Susan Berman, em 2000. 22h – Citizenfour – Vencedor do Oscar, documentário conta como Edward Snowden atraiu a atenção da cineasta Laura Poitras para os seus segredos. Contato cheio de mistério: e-mails anônimos assinados por um tal ‘citizen four’, uma viagem a Hong Kong, e afinal, o encontro. O mundo fica sabendo então como agências americanas espionavam governos e cidadãos comuns.

 

DICOVERY HOME & HEALTH

Batalha dos Confeiteiros Brasil – 06/10, 19h30.

gaby214 participantes de diversas regiões do Brasil – um deles colombiano que mora no Rio – todos com experiência em confeitaria. A turma que compete na primeira edição brasileira concorre a premiação inédita: o vencedor vai comandar a primeira filial brasileira da Carlo’s Bakery. Serão dez episódios de desafios sob o olhar rigoroso de Buddy Valastro. Na estreia, 2 provas. Na primeira, todos terão que mostrar suas melhores receitas. A segunda será criar um bolo que represente o Brasil. Gaby Amarantos (foto) é a convidada para ajudar no julgamento.

 

ESPN

O Candidato – 07/10, 19h15.

zicoNo campo, talento reverenciado. Fora dele, uma referência pelo caráter e correção. Zico, o Galinho de Quintino, está na estrada por mais um desafio: enfrentar a poderosa estrutura do futebol mundial, como candidato à presidência da FIFA. Simples? Não é. Regras arcaicas para selecionar candidatos, conchavos, a turbulência na própria Federação Internacional sempre citada em escândalos. Sem contar que um ex-presidente da CBF continua preso na Suíça, acusado por corrupção. Arthur Coimbra, o Zico, conta aqui porque está na estrada disposto a enfrentar tudo isso. Veja abaixo:

SONY

Code Black – 07/10 – 21h30.   

Pânico. Tem pacientes demais, médicos de menos, leitos lotados, faltam recursos, equipe de plantão com sobrecarga. Hora de ligar o alarme. ‘Code Black’ é o código usado nessas situações retratadas na série inspirada em documentário homônimo. A base é uma das salas de emergência mais ocupadas dos Estados Unidos, no LA County Hospital. Nela, médicos e enfermeiros enfrentam diariamente um sistema falho, e lutam para proteger pacientes e, porque não, os seus próprios ideais. Marcia Gay Harden, Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em ‘Pollock’, vive o papel da Dra. Leanne Rorish. Estreia sem intervalos comerciais. Veja.

 

TNT

Katy Perry: The Prismatic World Tour – 07/10, 22h30.

A apresentação da cantora no encerramento do Rock in Rio, na semana passada, foi parte da programação desta turnê mundial, iniciada no Reino Unido, e que deve se encerrar em São José da Costa Rica, nas próximas semanas. A própria artista, ao anunciar a longa volta ao todo mundo, disse que o show proporciona maior proximidade com seus fãs. O espetáculo de luzes e efeitos visuais traz dançarinos vestidos de neon, enquanto parte do palco se move para formar uma pirâmide, de onde Katy Perry sai para cantar. Neste clipe ela fala de si mesma.

 

FX

American Horror Story: Hotel – 07/10, 0h.

gaga3Estreia simultânea com os Estados Unidos, a quinta temporada vem com 13 episódios de terror e drama.  Desta vez tudo acontece num Hotel. A protagonista? Lady Gaga, e com ela um elenco de estrelas: Kathy Bates (Tammy), Angela Basset (Lanterna Verde), Sarah Pulson (12 anos de escravidão), Denis O’Hare (Clube de Compras Dallas), Cheyenne Jackson (O amor é estranho), Finn Wittrock (Noé). Lady Gaga aparece no papel de Elisabeth, dona de um hotel em Los Angeles, palco das cenas de horror. Serial-killers, hóspedes com transtornos mentais são parte da temporada que encerra a antologia criada por Ryan Murphy. Veja trailer.

 

ARTE 1

Vivienne Westwood – 08/10, 19h30.

westwoodA arquiteta do fenômeno ‘moda punk’; ‘designer mais original e excêntrica da Grã-Bretanha’.  Uma ‘Lady’ para a Coroa Britânica. Não faltam frases, adjetivos, nem títulos para Vivienne Westwood. O documentário de Letmiya Sztaltryd acompanha a estilista durante um ano, e traça a sua trajetória desde a primeira loja roqueira nos anos 70, quando fez as roupas que vestiram a banda ‘Sex Pistols’. O filme busca um retrato da criadora de roupas que mescla cultura jovem e tradicionalismo. Que carrega no seu design motivos políticos e críticas sociais, temas eróticos e cores fortes. Provocadora, irreverente.  Aqui um desfile bem recente.

 

HISTORY

Desaparecidos no Alasca – 09/10, 22h.

Mais de 20 mil pessoas desaparecidas nos últimos 50 anos. Sempre numa área já conhecida como o ‘Triângulo Alasca’. Nenhum caso resolvido, muito menos explicado. Predadores, um monstro no lago Iliamna, ou a força do sobrenatural? A série mostra o trabalho de investigadores, peritos e testemunhas locais que analisam provas e mitos da região, em busca de explicação mais viável para os desaparecimentos. No episódio de estreia, ‘Ladrões de corpos’ a equipe se arrisca em terreno alienígena, à procura de alpinista desaparecido próximo do Monte Hayes, onde é frequente o avistamento de óvnis. Abdução, será? Veja.

 

CANAL BRASIL

Envelhescência – 10/10 – 19h30.

Aos 84 anos, o maître Oswaldo Silveira acorda cedo e, antes de trabalhar, encara de 10 a 15 quilômetros de corrida. Aos 90, Ono Sensei, mestre de Aikidô, ensina a arte marcial com agilidade de um jovem. E Edson Gambuggi, aos 76, é calouro da faculdade de medicina. Estas algumas das histórias do documentário de Gabriel Martinez que reúne gente idosa, mas que se recusa a aceitar os limites impostos por esse estágio da existência, sejam físicos ou psicológicos. Alexandre Kalache, do Centro Internacional de Longevidade; Mirian Goldenberg, doutora em Antropologia Social e o filósofo Mario Sérgio Cortella estão no filme.

 

+GLOBOSAT

Sessão Philos – Casa Milá – 10/10, 16h30.

gsat‘A Casa Milá’ é um dos episódios da série Arquitetura, exibida  na Sessão Philos. O documentário mostra um dos cartões postais de Barcelona (foto), obra entre as mais famosas do arquiteto catalão Antonio Gaudí. ‘Uma grande escultura abstrata, de linhas curvas e formas orgânicas’, modernidade não compreendida durante muito tempo (veja). Seu valor só foi reconhecido em 1984, quando declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A sessão do sábado tem também o documentário ‘Desafiando Churchill’, sobre as polêmicas em torno de Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial.

 

GLOBONEWS

Dossiê Marcelo Rubens Paiva – 10/10, 21h.

mrpaivaDepois de 44 anos, um coronel reformado do Exército, fez a dura revelação: o deputado Rubens Paiva, levado de sua casa em 1971 durante a ditadura militar, foi morto e seu corpo jogado no rio Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro.  O escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do deputado, tinha apenas 11 anos quando a angústia pelo desaparecimento do pai passou a viver com a família. Entrevistado pelo jornalista Geneton Moraes Neto ele confessa: ‘A morte do meu pai não tem fim’. E faz um desafio aos torturadores da ‘Casa da Morte’, instalada clandestinamente em Petrópolis, durante o regime militar.

 

FOX

The Walking Dead – 11/10, 23h.

twdEstreia da 6ª temporada na mesma noite dos Estados Unidos. Inspirada nos quadrinhos de Robert Kirkman, a série conta como foram os anos seguintes a um apocalipse zumbi. E acompanha grupo de sobreviventes liderado pelo policial Rick Grimes (Andrew Lincoln). No final da última temporada, Daryl (Norman Reedus) e Aaron (Ross Marquand) foram salvos no último minuto por Morgan (Lennie James), depois de uma emboscada. Enquanto isso, Rick e o grupo enfrentam um destino incerto em Alexandria: Quem são os “Lobos”? Rick se tornará líder de Alexandria? Qual é a história por trás da volta de Morgan? Aqui.

 

A Semana de 28 de setembro a 04 de outubro de 2015

FOX LIFE

Em 2 estreias, ‘maridos’ e ‘canibais’ – 28/09.

canibaisÁs 21h – Entre Canibais – Novela argentina de José Campanella, Oscar por ‘O Segredo dos seus Olhos’, tem 60 episódios. Na história, Ariana (Natalia Oreiro), 17 anos, é estuprada por quatro homens importantes do seu povoado, e se cala. Vinte anos depois, outro acontecimento reabre as feridas. Um dos estupradores é candidato à Presidência da Argentina e Ariana será implacável. 23h15 – Escola para Maridos – A ideia ao longo dos 10 episódios é orientar 8 casais em crise. A cada semana, um problema diferente da intimidade de cada um: comunicação, palpites familiares, sexo, e os típicos estereótipos de maridos: ‘eterno adolescente’, ‘machão’, ‘filhinho da mamãe’. A sexóloga Alessandra Rampola é uma das apresentadoras.

SESCTV

Super Libris – Estreia 28/09, 21h.

Série sobre escrita, leitura, literatura – principalmente a brasileira – autores e leitores. Em 52 episódios de 26 minutos, programas têm pequenos quadros sobre criação literária, estilos, influências dos escritores, crítica, produção de livros e também literatura infantil. Na estreia, ‘Biografias, A Vida como Ela Foi’, o prestigiado biógrafo, jornalista Ruy Castro – autor de obras sobre Nelson Rodrigues, Garrincha, Carmen Miranda. É ele quem diz:  ‘Biografia supostamente é a verdade e autobiografia, inevitavelmente, é mentira’. Direção de Ana Dip e José Roberto Torero.

CANAL OFF

7 Cumes – Kilimanjaro – Estreia 28/09, 23h.

offLugares encantados e, ao mesmo tempo, completamente diferentes’. Essa é a percepção do montanhista Gustavo Ziller depois de mais uma conquista na jornada a que se propôs: alcançar o topo dos 7 cumes do mundo. Aconcágua, ano passado, agora o Kilimanjaro, na Tanzânia, e Ziller não se esquece que ainda tem pela frente: Montes Elbrus (Europa), McKinley (Alasca), Pirâmide Carstensz (Oceania), Maciço Vinson (Antártica) e Everest (Ásia). A expedição de Gustavo Ziller ao Kilimanjaro é exibida em 3 episódios, nesta segunda, terça e quarta-feira.

WARNER

Blindspot – Estreia 29/09, 22h30.

blindspotO agente do FBI Kurt Weller (Sullivan Stapleton de ‘300: A Ascensão do Império’) não esperava por essa: em plena Times Square, ele encontra uma mulher completamente nua, sem memória e o corpo coberto de tatuagens enigmáticas e recentes. Pior, uma delas é o nome do próprio agente. Jaimie Alexander (da franquia Thor) é a mulher misteriosa, e o roteiro descrito nas tatuagens é agora alvo de Weller e FBI, para descobrir sua verdadeira identidade. Curioso? Veja aqui. Série exibida com áudio original e legendas.

ARTE 1

Arte 1 estreia três séries da BBC.  

irons29/09, 21h30 – ‘Emma’, 4 episódios, adapta obra de Jane Austen. História da jovem rica e inteligente Emma Woodhouse que acredita ter talento em unir casais. Romola Garai e Jonny Lee Miller no elenco. 1º/10 – 21h30 – O Design do Corpo – de Harry Bell, desvenda a beleza da anatomia e a história dos retratos e ilustrações do corpo humano feitos por cientistas e artistas ao longo dos séculos. 02/10 – 21h30 – Shakespeare Uncovered – seis documentários de uma hora. A influência do dramaturgo inglês por atores que deram vida a seus personagens. Dereck Jacobi, Jeremy Irons (foto) Ethan Hawke e Joely Richardson, discutem as obras de Shakespeare, entre elas “Macbeth” e “Hamlet”. Veja.

SPACE

Limitless – 1º/10, 21h45.

Série baseada no filme do mesmo nome, começa onde o filme terminou. Brian Finch (Jake McDorman, Sniper Americano) melhora 100% sua capacidade cerebral com a droga NZT, e então é obrigado pelo FBI a usar esse poder para solucionar casos complexos. Secretamente ele mantém contato com seu mentor, Senador Edward Mora (Bradley Cooper no mesmo papel do filme), fornecedor e consumidor da droga, e que sonha presidir o país. A equipe do FBI: Rebecca Harris (Jennifer Carpenter, Dexter), Boyle (Hill Harper, CSI: NY), e “Naz” Pouran (a veterana Mary Elizabeth Mastrantonio, de A Cor do Dinheiro), sedenta por poder. Confira.

FILM&ARTS

Parade’s End – Estreia 1º/10, 23h.

paredesMinissérie em 5 episódios, do premiado roteirista Sir Tom Stoppard (Shakespeare Apaixonado). Aqui ele conta a história de um triângulo amoroso destrutivo, entre o antiquado Christopher (Benedict Cumberbatch, de Sherlock, Star Trek), a vingativa esposa Sylvia (Rebecca Hall, de Vicky Cristina Barcelona) e a encantadora Valentine (Adelaide Clemens, de O Grande Gatsby).  Ele vai lutar na França (o período é da 1ª Guerra Mundial), deixa a mulher com um filho que não sabe se é mesmo seu, e no retorno terá que se decidir entre o lar e a amada Valentine.

DISCOVERY

Cuba sobre Rodas – Estreia 02/10, 19h.
cuba_carros1É comum o espanto (às vezes, um mal disfarçado desdém) diante das imagens de carros tão antigos rodando pelas ruas de Havana. Esqueça. A série revela quem são os ‘artistas’ que garantem a incrível longevidade daquelas ‘máquinas’. São milhares de carros clássicos americanos nas ruas cubanas, cada um com sua história. William Levy, ator da ilha que vive em Miami, mostra proprietários e mecânicos dedicados, que mantêm as raridades circulando pelo país.  Mesmo com escassez de peças e mão de obra especializada. Gosta de carros? Conheça mais sobre Cuba. E divirta-se.

HBO

Novas temporadas em horários subsequentes – 04/10.

Às 22h. – PSI – Dez novos episódios com as experiências e os dilemas do psicólogo, psiquiatra e psicanalista Carlo Antonini (Emílio de Melo). Ele está de volta ao Brasil, depois um ano em Veneza, e agora, junto com Valentina (Claudia Ohana), trabalha numa ONG que cuida de vítimas da violência doméstica. Às 23h. – The Leftovers – Segunda temporada e o restante da população que ficou na pequena Mapleton, ainda vive o mistério do desaparecimento repentino e inexplicável de parte dos moradores da cidade. Os próximos 10 episódios vão mostrar que o chefe de polícia Kevin Garvey (Justin Theroux) decide ir embora: vai começar vida nova no Texas, com sua nova família. Veja.

SUNDANCE CHANNEL

Rectify – 04/10, 22h.

História dramática de Daniel Holden (Aden Young, de A Árvore) estreia a terceira temporada. Depois de passar 19 anos no corredor da morte, ou seja, toda sua vida adulta à espera da execução, a sentença foi retificada, e Daniel retornou à sua terra natal. Sua presença afeta a todos, e ele ainda luta para se adaptar às novas rotinas do mundo moderno. Nova fase retoma do ponto em que se encerrou a segunda temporada: com o acordo judicial, Daniel terá que deixar a cidade? Na descoberta de um corpo de pessoa desaparecida, a lei buscará com ele as respostas? Canal exibe maratona das temporadas 1 e 2 a partir de 9 da manhã. Trailer.

NAT GEO

Todas as manhãs do mundo – 04/10, 22h15.

todasCinco episódios de tirar o fôlego e curtir diferentes santuários naturais no Brasil, México, Canadá, Noruega e Zâmbia. Lawrence Wahba captou o momento em que os animais noturnos se recolhem e os de hábitos diurnos saem para garantir comida e sobrevivência ao longo do dia. Registrou também o encontro com bichos pouco vistos até hoje, o nascer do sol em diferentes pontos de vista – do deserto ao fundo do mar. E o mais impressionante: a harmonia dessa ‘troca de turno’ na natureza. Na estreia, a Amazônia, e o grito dos bugios anunciando o amanhecer. Wahba fala aqui.

 

AMC

Humans – 04/10, 23h.

humansOito episódios e intrigante história de convivência entre humanos e criaturas sintéticas. Subúrbio de Londres: a novidade, de aquisição praticamente obrigatória por qualquer família atarefada, é um ‘Synth’, empregado de inteligência artificial, estranhamente parecido com os humanos. Todo mundo quer comprar, e a série explora as complexas consequências que a tecnologia poderia ter sobre a população. Elenco de estrelas tem William Hurt (Marcas da Violência) como Dr. Millican, que trata seu ‘Synth’ como se fosse um filho. Gemma Chan (Sherlock) é Anita, o ‘Synth’ da família Hawkins, que logo desperta suspeitas. Veja trailer.

 

A Semana de 21 a 27 de setembro de 2015

HBO

Nightingale: Peter e sua mãe – 21/09, 22h.

hbo_daleO ator inglês David Oyelowo (Martin Luther King em Selma), é o protagonista nesta história no papel de Peter Snowden, um atormentado e solitário veterano de guerra. O drama dirigido por Elliot Lester, produção original HBO, conta a história de Peter que perde a cabeça, mata a própria mãe, apenas para ter a casa para si, e tempo suficiente para fazer um jantar para um velho amigo do exército. E será justamente com a ajuda de amigos que ele vai tentar desvendar alguns dos seus problemas pessoais. No elenco, o ator e escritor Barlow Jacobs (O Mestre). Aqui, o trailer.

 

CURTA!

Quintal do Jazz – 21/09, 23h15.

curta_jazzPrograma revive os melhores momentos da série dirigida por Pedro Sodré. E visita os espaços que conservam a essência desse gênero musical. O foco está não só na musicalidade de cada lugar, mas também na atmosfera de cada um desses espaços de jazz. Aqui, o ator Gabriel Wainer sobe a favela Tavares Bastos, onde o britânico Bob Nadkarni construiu – no final dos anos 70 – o albergue e núcleo de jazz ‘The Maze’. Gabriel assiste o show e no dia seguinte conversa com Bob e seus amigos músicos nesse lugar privilegiado: de frente para a Baía da Guanabara e o Pão de Açúcar.

 

A&E

Até que a morte nos separe – 21/09, 23h30.

Crime e paixão. Em que momento as juras de amor eterno se transformam em ameaças? Frequentemente o ciúme e a desconfiança estão nesse roteiro que leva à destruição de muitos lares. A segunda temporada da série original vai reviver crimes passionais que aconteceram no país entre 2004 e 2012, ocuparam espaço nos jornais, abalaram a opinião pública. Como se houvesse um detetive à frente das investigações, a produção ouve as versões de envolvidos, familiares, amigos, psiquiatras, juristas, e até mesmo condenados pelo crime.  A narração é da jornalista Lorena Calábria.

 

ARTE 1

Xico Stockinger – 22/09, 22h30.

arteO filme acompanha os três últimos anos da vida do artista Xico Stockinger, a partir da sua relação com o diretor Frederico Mendina durante o período. Retrato íntimo que mostra a metodologia do trabalho do imigrante austríaco pós 1ª Guerra Mundial, que se naturalizou brasileiro e se tornou um dos maiores escultores do país. Xico criou um estilo próprio baseado na fusão de bronze, utilizando material reaproveitado, às vezes tendo que destruir suas obras para criar novas. ‘Uniu técnica e força dentro de uma profusão de texturas e uma economia de cores, sem igual’ dizem os críticos. Veja trailer.

 

FOX

Scream Queens – 22/09, 0h. 

screamEstreia da série acontece no mesmo dia que os Estados Unidos. O cenário dos 13 episódios é a Universidade Wallace, onde uma  sequência de assassinatos deixa em pânico o campus. Quem é o assassino? Qual a sua motivação? Com um assassinato por episódio, a comédia de humor negro, assustadora, revive o clima de novela policial clássica, onde cada um dos personagens tem motivo para assassinar ou para ser a próxima vítima. Elenco de estrelas tem Emma Roberts, Jamie Lee Curtis, Lea Michele, e a indicada ao Oscar Abigail Breslin (Little Miss Sunshine).  Veja trailer.

 

TCM

‘Os imperdoáveis’ versus ‘Silverado’ – 23/09, 22h.

tcmA ‘Guerra das Décadas’ da programação do canal chega ao faroeste: dois clássicos para matar saudade. Dos anos 90, ‘Os imperdoáveis’(1992), Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor para Clint Eastwood. Bill Munny (o próprio Eastwood) é o pistoleiro aposentado que deixa a vida tranquila do rancho atrás de uma recompensa de 1.000 dólares. Elenco estrelado tem ainda Morgan Freeman, e o xerife Gene Hackman. Na sequência, dos anos 80, ‘Silverado’(1985), época em que os faroestes estavam banidos das telonas. Elenco também de primeira com Scott Glenn, Kevin Costner, Kevin Kline e Danny Glover. Dois pistoleiros seguem juntos em direção à cidade de Turley, onde haverá um enforcamento. A descoberta do nome do condenado é que determina o clima e o ritmo da história, até o final do filme. Trailer.

 

TLC

Masterchef Argentina – 24/09, 21h50.  

A série exibida em 38 países começa a segunda temporada na Argentina com a seleção, entre 50 candidatos, dos 20 finalistas que vão entrar na cozinha do Masterchef. O prêmio é de 350 mil pesos argentinos (em torno de 144 mil reais), a publicação de um livro das próprias receitas e bolsa de estudos na Escola de gastronomia ‘Mausi Sebes’. No júri, Donato de Sanctis, chef italiano estabelecido em Buenos Aires; Germán Martitegui e Christophe Krywonis, que impulsionou o estilo bistrô na capital argentina, e celebridade da TV com programas culinários.

 

ANIMAL PLANET

Justiça Animal – 24/09, 23h10.

Série documenta o trabalho dos mais de cem oficiais do Departamento de Pesca e Vida Selvagem, no Estado de Washington, EUA. Uma rotina dura de zelar pela riqueza natural de mais de 16 milhões de hectares em torno da região das Montanhas Evergreen. O departamento recebe mais de 200 mil ligações por ano, com denúncias sobre o contrabando de vida selvagem na fronteira com o Canadá. O time de oficiais prende traficantes com a ajuda de agentes infiltrados entre os criminosos, e devolve à vida natural ursos e pumas que escapam da morte no comércio ilegal.

 

CANAL BRASIL

Ney Matogrosso – Atento aos Sinais – 26/09, 18h.

Show gravado em São Paulo traz Ney com figurino impecável – sempre uma marca das suas apresentações ao longo da carreira – num cenário com telões verticais e muitas fotos de momentos significativos da sua trajetória. Logo na abertura do show, ‘Rua da Passagem’ (Trânsito) de Arnaldo Antunes e Lenine, seguida de ‘Vida Louca Vida’, sucesso na voz de Cazuza. O repertório ainda tem algumas músicas de novos talentos da MPB como Dan Nakagawa, a Banda Tono e o rapper Criolo. No encerramento mais Cazuza, com ‘Poema’, e ‘Ex-amor’, de Martinho da Vila. Veja.

 

MULTISHOW

Rock in Rio ao vivo – 27/09, 15h.

amigoÚltimos momentos da festa vistos pela TV começam às 15h, derradeira etapa para o canal completar as 80 horas de transmissões programadas. O Palco Sunset tem Al Jarreau como convidado no início da noite. E uma celebração está programada a partir das 20h em homenagem aos 450 da Cidade Maravilhosa. No ar, canções que marcaram a história da cidade: ‘Aquele Abraço’ (Gilberto Gil), ‘Meu lugar’ (Arlindo Cruz), ‘Praia e sol, Maracanã, futebol’ (Bebeto), ‘Do Leme ao Pontal’ (Tim Maia). No Palco Mundo, Cidade Negra às 19h. Depois a dupla ‘teen eletrônica’ AlunaGeorge (foto) e, na sequência o grupo A-Há, mais o encerramento com Katy Perry (ela aqui em 2011).

 

NAT GEO

Guerra do Marfim – 27/09, 22h15.

marfimDocumentário acompanha jornada investigativa do jornalista Bryan Christy, no rastro das perigosas organizações terroristas que participam da caça ilegal do marfim. Com o recurso de um GPS, Bryan  se infiltra entre um desses grupos radicais, acompanhando a guarda de elite do Parque Nacional de Garamba, no Congo, centro da África. Foi encarcerado, sob a suspeita de tráfico. Libertado,  conseguiu registrar a apreensão de milhares de presas de elefantes  no Togo, África Ocidental. Foi lá que conheceu então ex-líderes de guerrilhas que percorrem essa trilha de miséria e delinquência em busca do marfim.

 

FX

O último cara da Terra – 27/09, 23h.

ultimoocaraNo rastro do sucesso, a série de comédia chega para a segunda temporada. Will Forte (‘30 Rock’ e ‘SNL’) protagonista e nomeado revelação do ano, está entre as quatro indicações ao Emmy, que premia os melhores da TV em 2015: ‘Melhor Ator’, ‘Melhor Roteiro’, ‘Melhor Fotografia’ e ‘Melhor Direção’. A trama acompanha Phill Miller, que se vê de início como único sobrevivente no planeta, até que sua busca por sinais de vida dá resultado. Ele se engaja num grupo, muda o nome para Tandy, mas tem que abandonar a cidade de Tucson. Como será o futuro ?