Saiba como escolher uma boa caixa compacta para home theater

Redação HOME THEATER & CASA DIGITALNem todo mundo é privilegiado o bastante para ter uma sala de grandes dimensões onde seja possível instalar caixas torres com vários falantes. Na verdade, a maioria das pessoas que mora nas grandes cidades possui sala pequena e prefere montar um home theater com caixas compactas, do tipo bookshelf. Antes, é preciso saber que existem excelentes bookshelves, algumas de categoria high-end podem até surpreender em quesitos como graves e palco sonoro.

Se a ideia é investir em caixas para home theater e áudio Hi-Fi, esqueça modelos do tipo satélite, aquelas inferiores a 25cm e com apenas um falante para reproduzir todas as frequências (full-range). Um erro comum entre os consumidores é relacionar a qualidade de uma caixa com a potência admitida. Analise primeiro aspectos como a eficiência (sensibilidade) e a resposta de frequência que deve ser plana.

Em seguida, escolha caixas com potência admissível próxima à liberada pelo seu receiver ou amplificador. Quanto às marcas, dê preferência para aquelas representadas oficialmente no mercado. Muitos modelos produzidos no Brasil já apresentam construção e acabamento similar e, por vezes, superior a outros mais acessíveis fabricados na Ásia. E por último: vá a uma loja especializada mais próxima e conheça as caixas que mais agradam aos seus ouvidos – e ao seu bolso.

Para saber mais sobre caixas bookshelves, incluindo o melhor posicionamento e setup no home theater, baixe agora mesmo o app para ver a edição 237 em seu tablet ou smartphone; ou clique aqui e solicite já o seu exemplar.

*****

Dúvidas sobre este e outros assuntos relacionados a áudio, vídeo e automação? Envie a sua pergunta para palavradoleitor@hometheater.com.br e aguarde, que em breve a nossa equipe responde na revista.

htbest