TV HDR significa melhor imagem? Nem sempre.

Por redação HOME THEATER & CASA DIGITALDesde 2016 há dezenas de televisores 4K lançados com HDR, mas nem sempre os fabricantes disponibilizam informações completas sobre essa tecnologia. Ao entrar na maioria dos sites, vemos a melhora do contraste, da profundidade e das cores da imagem como alguns dos atributos.

A tecnologia atua por meio de software para otimizar o contraste, promover maiores detalhes em sombras e criar um bom efeito de profundidade, a partir do sinal que chega tanto por streaming (Netflix) como por HDMI (Blu-ray 4K).

Isso não significa necessariamente um aperfeiçoamento da estrutura de hardware, incluindo a retroiluminação de leds e painel de cristal líquido. Por isso, dizemos que a presença do HDR não faz milagres no contraste nativo de um aparelho, principalmente se deficiente neste quesito.

Portanto, antes de adquirir uma TV compatível com HDR, procure saber o tipo de backlight (Local dimming ou Edge lit), painel (VA ou IPS) e avalie ainda no show room da loja – por mais difícil que possa ser – características como definição em cenas escuras, uniformidade de luz e nível de preto.

htbest

%d blogueiros gostam disto: