TV Digital será atrasada em Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza

Usuários de TV aberta nas capitais de Minas Gerais, Bahia e Ceará, assim como nas respectivas regiões metropolitanas, vão ter que esperar um pouco mais pelo sinal de TV Digital. O Gired, grupo criado para coordenar a implantação do novo padrão, anunciou que não será possível cumprir o cronograma, que previa o desligamento dos transmissores analógicos nessas cidades em julho.

Além das três capitais, o calendário previa também switch-off no Grande Recife e no interior de São Paulo. Para a capital pernambucana, a data foi confirmada. No final de março, foi desligado o sinal analógico na capital paulista e em mais 38 municípios da Grande São Paulo. Para o restante do Estado, que representa a maior quantidade de domicílios, o Gired decidiu propor o adiamento ao Ministério das Comunicações.

O grupo é composto por representantes do governo, das emissoras e das operadoras de celular, que herdarão as frequências hoje usadas pelos canais analógicos. A justificativa para adiamento é a dificuldade na instalação de estações de transmissão na Grande BH e ao longo do interior paulista. Há ainda problemas na produção e distribuição de kits digitais (antena + receptor + controle remoto) às famílias de baixa renda, exigência das emissoras para desligar seus transmissores analógicos.

Foi confirmado o switch-off na região metropolitana de Goiânia no dia 31 de maio, sendo mantido o cronograma para o Grande Rio (outubro). Fortaleza e Salvador ficam para setembro, BH e interior de SP para novembro, e Vitória terá o desligamento junto com o RJ (outubro).

Segundo a Anatel, no último dia 10 foi atingido o percentual de 95% de domicílios nos 39 municípios da Grande São Paulo (cerca de 7 milhões de famílias). Na capital paulista, a informação oficial é de que 100% das residências já estão em condições de receber sinal digital de TV aberta.

Para informações mais detalhadas sobre TV Digital,  clique aqui.

FONTE: Anatel

Temas relacionados:

Como saber se você tem direito ao kit digital gratuito
Denúncia: kits gratuitos estão sendo vendidos em GO
Regras básicas para entender o switch-off da TV
Emissoras, operadoras e a “guerra” de notícias falsas

htbest

%d blogueiros gostam disto: