Sistema Embrace da Scenario automatiza a casa com sensores inteligentes

Um sistema no qual o usuário não precisa operar teclas, em que tudo funciona de forma programada, para que as luzes se acendam ou apagam conforme a necessidade, as cortinas se fechem, o som ambiente ligue e o ar-condicionado se auto-regule na temperatura ideal. Essas e outras cenas são possíveis de serem executadas com o novo sistema Embrace da Scenario, que contempla paineis de parede (keypads) integrado a sensores, módulos de controle e aplicativos.

Segundo a empresa paulista, a plataforma, é resultado de uma série de pesquisas em torno do conceito de “Automação Baseada em Contexto” (ou Context Awareness Technology), que analisa o que acontece para tomar as decisões. O sistema de maneira inteligente detecta se a área está clara ou escura para ajustar a luminosidade, se as pessoas se ausentaram para desligar o ar e o sistema de A/V após um tempo pré-programado etc.

Tudo é feito pelo sensoriamento de presença, luminância e temperatura. As informações são encaminhadas para uma nova controladora, que abrange uma programação completa e gerencia esses dados com base na rotina familiar. As cenas também podem ser ativadas através dos keypads E-Virtue, que permitem customização de teclas. Já os apps para iOS e Android são personalizados pelo próprio usuário com fotos dos ambientes tiradas por ele mesmo.

“Uma das vantagens é que a programação é muito rápida”, explica João Jorge Gomes – diretor da Scenario. “As rotinas CAT já estão prontas e podem ser ativadas e integradas pelo instalador sem perda de tempo para escrever códigos. E, para o cliente final, exige intervenção mínima para se ligar um ar-condicionado, fechar cortinas ou acender luzes”.

Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL / Scenario

htbest