TV QLED mostrado na IFA é o primeiro com Dolby Atmos

Uma das atrações da IFA, principal feira de tecnologia da Europa, realizada esta semana em Berlim, foi o novíssimo TV XESS Particular X6, de 85”, exibido pela fabricante chinesa TCL. Trata-se do primeiro modelo com tecnologia de pontos quânticos (QLED) que utiliza o sistema operacional Android, com todos os serviços da Google. Esse TV foi premiado no evento com “Quantum Dot Gold Award”, concedido pela consultoria IDG.

Além da tela gigante, o TCL XESS é compatível com imagens 4K codificadas em Dolby Vision, uma das variantes do padrão HDR ( High Dynamic Range), e também com áudio Dolby Atmos. Dolby Vision é um software para aprimoramento da imagem patenteado pela Dolby Labs, que permite extrair níveis mais altos de contraste e profundidade na captação da imagem. Esse tipo de conteúdo já é oferecido em serviços de streaming, como Netflix e Amazon, e só pode ser apreciado em TVs compatíveis.

Já Dolby Atmos é o processamento sonoro 3D (também chamado 360 graus), em que detalhes das cenas são refletidos no teto e se espalham pela área mais alta do ambiente. Com alto-falantes Harman Kardon e processador interno de 12 canais, o novo TV TCL reproduz conteúdos gravados em configuração 7.1.4, com 4 canais de teto, para uma experiência auditiva mais envolvente; inclui subwoofer de 10” e decodificador de áudio DTS:X.

O aparelho, que também se destacou na IFA pelo prêmio Innovation Award, possui painel de 24,8mm de espessura e acabamento imitando madeira. Segundo a TCL, utiliza backlight do tipo Local Dimming, mais eficiente para reproduzir as variações de luz e o detalhamento das cenas escuras.

Ainda não há previsão de lançamento no mercado brasileiro, onde a TCL é comercializada pela Semp.

FONTE: TCL

Temas relacionados:

Exclusivo: testando o TV QLED Samsung de 65″
Vídeo: imagens do primeiro TV 4K HDR de 110”
Copa 2018 já começou para os fabricantes de TVs
Samsung traz novos TVs de tela curva e plana

htbest