Receiver hi-end? Chega ao país o Surround Amplified Processor da Rotel

Potência de 100W em cada um dos sete canais, processadores Dolby Atmos e DTS:X e numerosas conexões HDMI para sinal 4K. Se você achou que era um receiver, errou. Estamos falando é de um amplificador multicanal com processador surround integrado, que a Rotel começa a entregar no mercado internacional, inclusive no Brasil através da distribuidora Som Maior.

O modelo RAP-1580, segundo a empresa japonesa, inaugura uma nova categoria após a lacuna deixada pelos “super receivers”, de construção high-end, existentes até a década passada. Essa combinação de componentes de áudio (sem tuner AM/FM) e vídeo de última geração em chassi único de última geração utiliza a mesma plataforma de equipamentos de referência da Rotel.

Com design semelhante ao do processador RSP-1582, testado por nossa equipe na edição 249, o RAP-1580 possui tela TFT de 7” que fornece ajustes a todos os parâmetros de A/V sem a necessidade de ligar TV ou projetor. Dentre os principais recursos embarcados está a equalização inteligente, indispensável para o melhor aproveitamento dos decodificadores Dolby Atmos e DTS:X.

Apesar de gerenciar sistemas de 7.1.4 canais por meio de conexão pré-amplificada, o equipamento trabalha com amplificação para 5.1.2. Sua topologia Classe AB conduz 100W em todos os canais simultaneamente – e não apenas um como ocorre na maioria dos receivers –, em 8 ohms, com THD especificada menor que 0.05% dentro da faixa audível; ou 150W em estéreo com THD inferior a 0.03% a 1kHz.

Para tal desempenho, o RAP-1580 é ancorado por um transformador toroidal maciço e um generoso banco de capacitores de energia. Além disso, utiliza seis DACs Wolfson de 192kHz e 24 bits de baixo ruído. Nas conexões, oito entradas e duas saídas HDMI 2.0a, incluindo frontal, aceitam 4K/60p, HDR e HDCP 2.2; USB (2.1A), que admite áudio 192/24; analógicas balanceadas (XLR) e RCA (Phono). Funciona ainda com Bluetooth                   .

Pesando 22,8kg, o RAP-1580 apresenta acabamento em alumínio rígido escovado, nas cores prata ou preto.

Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL / Som Maior

htbest