Fones com Cancelamento Ativo de Ruídos

Por Alexandre Algranti*

Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

Como dito anteriormente, o silêncio é um luxo e o mundo moderno agride constantemente os nossos ouvidos.

Os fones de ouvido e protetores em geral reduzem o ruído ambiente ao bloquear o canal auditivo e absorver parte da energia acústica dirigida aos tímpanos.

Eu particularmente quando vou a um show costumo levar um protetor do tipo over ear para manobrista de aviões em solo fabricado pela David Clark e, em casos extremos, complemento com uma espuma deformável que introduzo no canal auditivo.

Segundo a David Clark o meu protetor over ear reduz o ruído em 24 dB, então aquele show de Heavy Metal em um local fechado rolando a uma média de 95 dB SPL e com picos devastadores de 105 dB SPL soa mais palatável na região entre 71 e 81 dB SPL…

Dada a natureza ondulatória do som, onde as ondas sonoras podem se reforçar em um extremo ou se aniquilar em outro, temos aí a base da tecnologia de cancelamento ativo de ruídos cujo desenvolvimento se originou com o advento dos sistemas telefônicos no século 19.

Se o meu protetor reduz o ruído de forma passiva, isso é , meramente ao cobrir os meus ouvidos e sem nenhum dispositivo adicional, os fones e protetores com cancelamento ativo de ruído utilizam microfones e circuitos que captam o ruído externo e geram um sinal denominado anti-ruído, geralmente otimizado para a faixa de frequências geradas por turbinas de aeronaves, o seu principal ambiente de utilização.

O efeito psicoacústico resultante da combinação do ruído externo com o anti-ruído interno é uma sensível redução na percepção do primeiro, criando um santuário sintético de tranquilidade e reduzindo o estresse principalmente durante longos voos intercontinentais, mesmo no conforto da Primeira e da Classe Executiva.

Esse blog já testou e aprovou os seguintes fones de ouvido com cancelamento ativo de ruídos de quatro dos principais fabricantes mundiais da categoria, disponíveis para compra no Brasil:

*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

htbest

htbest

%d blogueiros gostam disto: