Samsung mostra primeiros TVs com inteligência artificial

Em seu enorme estande na CES 2018, a Samsung não economizou recursos para causar impacto em vários segmentos de mercado. Além da já conhecida disputa QLED x OLED (mais detalhes aqui), a empresa parece decidida a mostrar, mais uma vez, que domina todas as áreas da tecnologia de consumo. Os TVs são apenas uma face – a mais vistosa – da estratégia do grupo para este ano.

Dois modelos, em particular, estão atraindo os visitantes da Feira, ambos exibidos como os primeiros capazes de reproduzir imagens em resolução 8K, que em número de pixels equivale a quatro vezes a resolução 4K (16 vezes a Full-HD). O que chama mais atenção é um gigante de 146 polegadas, com aproximadamente 3m20 de largura por 1m90 de altura. E montado numa parede (foto), para justificar o apelido “The Wall”.

Esse é também o primeiro TV dotado de recursos AI (Inteligência Artificial, na sigla em inglês), conforme descreveu JH Han, presidente da divisão de displays da Samsung, durante a apresentação à imprensa. “As telas não precisam mais ficar restritas ao tamanho”, disse ele. “Ao contrário, devem ser capazes de se integrar a qualquer espaço”.

AI, no caso, significa a capacidade de se comunicar com todos os outros aparelhos smart da casa, além de celular, tablet, notebook e até o automóvel da família. Segundo Han, isso é possível graças aos grandes avanços do grupo na área de semicondutores.

O TV The Wall (foto) marca ainda a estreia da tecnologia MicroLED, patenteada pela Samsung, na qual são usados elementos de imagem (pixels) menores e com maior capacidade luminosa: atingem picos de 2.000 nits, garante o fabricante.

O outro TV que faz sua première aqui em Las Vegas também é um 8K com inteligência artificial, mas usando o já conhecido painel QLED, de pontos quânticos. Tem “apenas” 85 polegadas e, entre outras inovações, possui upscale capaz de converter qualquer imagem para 8K. Explicação da Samsung: faz parte do AI um algoritmo do tipo machine learning, em que o sinal de entrada é analisado em tempo real e automaticamente convertido para cima, não importando a fonte.

htbest