Sony exibe projetor 4K de curta distância que dispensa tela de projeção

Um dos fabricantes mais ligados historicamente aos sistemas de projeção, a Sony decidiu ser mais agressiva nesta CES, com um produto que chama a atenção dos visitantes mesmo de longe. O projetor LSPX-A1 foi instalado a apenas 25cm da parede e exibe imagens 4K com incrível detalhamento.

Trata-se do primeiro projetor 4K do tipo UST (ultra-short throw), que utiliza lente de curta distância justamente para otimizar o espaço na sala. Até agora, esses projetores – já comercializados no Brasil por várias marcas – apresentavam deficiências de brilho e resolução, o que fica mais evidente quando projetadas imagens de grande porte. No Sony LSPX-1 (foto), assistimos a demonstrações com até 120 polegadas sobre uma parede branca, ou seja, dispensando tela de projeção e atingindo, segundo a empresa, 2.500 lumens de luminosidade.

Os segredos estão no dispositivo óptico a laser, muito mais potente que as lâmpadas convencionais, e no painel interno SXRD. Esta é uma tecnologia que a Sony lançou há cerca de dez anos, normalmente utilizada para projetores de grande porte e somente em salas escuras (ou com a iluminação controlada). Aqui em Las Vegas, estamos vendo sua aplicação num canto relativamente escuro do estande, mas que sofre as interferências normais da iluminação ambiente.

Além de reproduzir imagens com resolução de cinema 4K (4.096 x 2.160 pixels), o novo projetor Sony também decodifica conteúdos gravados em HDR (High Dynamic Range), com níveis de contraste comparáveis aos modelos de grande porte que a empresa demonstra em outras alas de seu enorme estande.

Detalhe adicional de requinte: a projeção é feita num espaço iluminado apenas por uma lâmpada de led da própria Sony, da linha Glas Sound, que contém alto-falantes embutidos para distribuir o som em 360 graus. A caixa, outra atração da empresa na CES, tem lançamento internacional previsto para este primeiro semestre, assim como o projetor.

htbest

%d blogueiros gostam disto: