TVs 8K devem chegar ao mercado internacional este ano

A previsão é da consultoria especializada IHS Markit: ainda este ano será possível comprar TVs 8K em lojas de alguns países. Embora o grande esforço da indústria hoje seja popularizar a tecnologia 4K, uma pesquisa que a empresa realiza anualmente indica que a demanda por resolução mais alta irá acelerar nos próximos meses.

O estudo Display Long-term Demand Forecast Tracker foi apresentado durante a CES, que aconteceu em Las Vegas na semana passada. No evento, fabricantes como Sony, LG, Samsung e Sharp exibiram TVs 8K, deixando em aberto a possibilidade de lançamento comercial ao longo do ano. A IHS Markit diz que, no segmento a partir de 60 polegadas, a maioria dos fornecedores de painéis já trabalha na produção de modelos capazes de reproduzir conteúdos em 8K.

Nessa resolução, a imagem é de 7.680 x 4.320 pixels, equivalente a 16 vezes o padrão atual (Full-HD) e quatro vezes o padrão 4K (UHD), que é de 3.840 x 2.160 pixels. A pesquisa revela que até o final deste ano nada menos do que 98% dos TVs de 60” ou mais serão 4K, com 1% de modelos Full-HD e 1% de 8K. A partir de 2019, este último segmente irá crescer vertiginosamente, chegando a 9% do mercado mundial em 2020.

Ainda de acordo com a consultoria, três dos maiores fornecedores de displays da atualidade (a coreana Samsung e as chinesas Innolux e AUO) já têm condições de produzir em escala industrial modelos LED-LCD 8K de 65”, 75” e 85”. Já a LG pretende se concentrar na produção de TVs 8K com a tecnologia OLED.

FONTE: Display Daily

Temas relacionados:

Fabricantes tentam antecipar a chegada da TV 8K
Vídeo: LG traz o primeiro TV enrolável 4K do planeta
Salas de cinema chegam à era do LED
Líder em vendas na China, Hisense traz Laser TV para a CES

htbest

%d blogueiros gostam disto: