Pesquisas indicam aumento nas vendas do Blu-ray 4K

Lançado em 2016 sob descrédito, diante da queda nas vendas das mídias físicas em geral, o formato Blu-ray 4K parece ter começado a decolar. Pelo menos, é o que indicam dados divulgados esta semana pela Blu-ray Disc Association (BDA) e pelo Digital Entertainment Group (DEG), consórcios que reúnem fabricantes de equipamentos e produtores de conteúdo. O crescimento das vendas de TVs 4K seria o principal fator a estimular a demanda por esse tipo de disco.

“Quando começamos, havia apenas três marcas de players Blu-ray Ultra HD”, lembra Victor Matsuda, presidente da BDA. “Hoje, são oito fabricantes, incluindo os principais nomes da indústria, e cada um deles com duas ou três opções de modelo”, acrescenta, referindo-se a Samsung, Panasonic, LG, Sony, Philips e Pioneer, além dos players high-end da Oppo e dos consoles XBox One S e One X, que também tocam discos 4K.

Segundo Matsuda, até o ano passado foram vendidas 300 mil unidades de players Blu-ray 4K, com estimativa de dobrar esse número em 2018 e triplicar até 2020. Embora o Blu-ray tradicional nunca tenha atingido os patamares de venda de seu seu antecessor (DVD), Matsuda atribui isso ao surgimento dos serviços de filmes online, que oferecem qualidade similar. “Já com UHD é diferente: a qualidade de som e imagem é extraordinária, e como a quantidade de dados contida em cada disco é muito maior, não existe forma de transmitir os conteúdos pela internet. Fisicamente, é inviável”.

Já o DEG revelou durante a CES, em janeiro, um crescimentoi expressivo na oferta de discos Blu-ray 4K: eram apenas 110 em 2016, chegando a 250 títulos ao final de 2017. Matsuda diz que os estúdios estão dando prioridade a filmes já consagrados, que tenham ciclos de venda mais longos. “O problema é que, por enquanto, só estamos vendo esses títulos nos mercados de lingua inglesa. Os estúdios estão levando mais tempo para fazer as traduções e adaptações nos menus visando outros países. Quando isso acontecer, as vendas irão disparar”.

Fonte: HD Guru

Temas relacionados:

Blu-ray player: 4K já vende mais que Full-HD
Artigo: Blu-ray 4K é hoje a melhor fonte de áudio e vídeo
Netflix ou Blu-ray: qual tem melhor som e imagem?
Blu-ray player high-end é opção na falta de conteúdos 4K

htbest

%d blogueiros gostam disto: