Frejat, exclusivo: “Sem fone, o som fica confuso”

Imagem: Christian Gaul

Por Alexandre Algranti*

O guitarrista e compositor Roberto Frejat é muito ligado nas tecnologias musicais desde a época do Barão Vermelho. Sua turnê “Tudo Se Transforma” terá uma parada em São Paulo no próximo dia 29/04 com um show gratuito na Avenida Paulista. Conversamos com ele a respeito dos fones de ouvido no seu trabalho e diversão.

Alexandre Algranti – Frejat, quais os cuidados que você toma com a sua saúde auditiva?
Roberto Frejat – Eu evito ouvir música em volumes exagerados e faço o exame de audiometria anualmente.

AA – Qual a importância do monitor in ear no seu trabalho?
RF – É fundamental, ela me dá uma qualidade de monitoração, colabora para um som de P.A. mais controlado e me ajuda a manter a saúde auditiva.

AA – De qual fabricante é o seu monitor in ear?
EF – Eu uso um Westone de 5 drivers.

AA – Qual a importância do fone de ouvido no seu trabalho?
RF – É de grande importância. Eu evito participar de eventos que não o utilizam, pois sei que o som seria confuso e muito mais alto do que o necessário.

AA-  Alguma dica na hora de usar fones in ear no palco?
RF – Sim, use sempre nos dois ouvidos, nunca um no ouvido e no outro ouvido as caixas de monitor, você terá o pior dos dois mundos…

Imagem: Christian Gaul

AA – De qual fabricante é o seu fone de ouvido para uso em estúdio?
RF – Eu uso um fone da Audio-Technica.

AA – Que tipo de fone você prefere usar quando ouve música, in ear, on ear ou over ear?
RF – Em aviões eu utilizo fones in ear com cancelamento de ruído. E para ouvir música eu utilizo fones abertos, são mais equilibrados.

AA – Você curte gravações binaurais? Alguma gravação em especial?
RF – O disco Hey Na Na dos Paralamas eu adoro.

AA – É sensacional! A bateria do João Barone foi gravada com o dummy head KU 100 da Neumann pelo produtor Chico Neves. Assim como os canais de surround do DVD do acústico pelo Léo Garrido, que inclusive ganhou um Grammy Latino. Pena que temos poucas gravações do gênero no Brasil… E qual o playlist no seu dispositivo móvel? O que você anda escutando ultimamente?
RF – Tenho escutado Jards Macalé, Luiz Melodia, Céu, Ray Charles, Elton John, Jack White, Anoushka Shankar e Otis Redding.

OK, muito obrigado, Frejat! Nos vemos no seu show em São Paulo.

*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

htbest

htbest