Testamos projetor Epson Home Cinema 5040UB: a um passo do 4K

Ter um projetor 4K ainda é um sonho inalcançável para a maioria das pessoas, mas um Full-HD com tecnologia para reproduzir imagens com definição próxima a do Ultra HD pode ser uma solução interessante e acessível. O Modelo Home Cinema 5040UB, da Epson, possui três paineis LCD com resolução nativa 1080p e a tecnologia 4K Enhancement.

Vem com um robusto gabinete branco neve que pode ficar bem discreto no teto, embora com alguns indicadores leds azuis. Todas as teclas operacionais ficam ocultas por uma pequena porta na lateral esquerda do projetor. Na traseira, três HDMI sendo uma delas preparada para conteúdos 4K/60p protegidos (HDCP 2.2), incluindo HDR.

Há ainda uma entrada HDMI especial que libera até 300mA (miliampére) para cabo de fibra óptica, mais extenso. Conexões LAN e RS-232C possibilitam o controle do projetor via computador ou automação, enquanto a tomada trigger 12V ativa tela ou cortina elétrica. O excelente controle remoto iluminado da Epson comanda Blu-ray player das principais marcas.

LENTE INTELIGENTE

O desenho central da lente em meio às aberturas frontais de ventilação e filtro facilita a instalação do aparelho, principalmente com os convenientes ajustes motorizados de lente – foco, zoom (2.1x) e de movimentação vertical (+/-96.3%) e horizontal (+/-47.1%). Keystone vertical (+/- 30º) também é oferecido. Conseguimos ter 106” em distâncias de 3m20 a 6m70.

Na regulagem Lens Shift, quando a lente está no centro geométrico da imagem (posição neutra), é possível deslocá-la em quase 50% acima ou abaixo da linha projeção. E ainda, salvar na memória até 10 posições de lente. Se o usuário for do tipo cinéfilo, não precisará se preocupar com lentes anamórficas, para evitar as tarjas com os diferentes aspectos de tela.

Bastará uma tela cinemascope (ou superwide) e escolher o aspecto memorizado que melhor se adapta ao formato do conteúdo projetado. Para agilizar o uso desse recurso, duas teclas para ajustes memorizados (LENS1 e LENS2) estão disponíveis no controle, podendo ser uma para o formato 1.77:1 (comum) e outra para o 2.39:1 (filmes Blu-ray).

AJUSTES PARA DIA E NOITE

Dentre os seis modos de imagem, o BRILHO DE CINEMA foi o que mais usamos com a iluminação controlada da sala, pois apresentou configurações convincentes de cores e de brilho, sem que a imagem ficasse esverdeada como no modo DINÂMICO. As opções CINEMA e CINEMA DIGITAL valorizam o contraste e exigem escuridão total para mostrar mais detalhes.

Esses atuam com a função ÍRIS, pouco perceptível, e lâmpada na potência média e baixa (ECO), o que amplia a sua vida útil em até 5 mil horas, diz o fabricante. Além disso, reduz o ruído da ventilação interna de 31dB para 20dB. Nesse projetor, todos os modos dão acesso aos parâmetros avançados de gamma, temperatura de cor e gerenciamento RGB-CMY.

Mesmo não habilitados para sinal 4K, destaques para os ajustes 3D, vez que a linha da Epson ainda é compatível com óculos ativos RF opcionais, e de interpolação de quadros em três níveis, cuja aparência na imagem é melhor que o efeito novela das TVs, inclusive com filmes gravados a 24p.

4K-ENHANCEMENT: COMO FUNCIONA

Para aproximar a imagem Full-HD (1080p) da resolução UHD (2160p), a tecnologia utilizada pela Epson é chamada de 4K-Enhancement, um deslocamento óptico de pixels na horizontal. Combinado a uma alta velocidade de atualização (refresh), isso duplica o número de pontos que formam a imagem, num processo imperceptível ao olho humano.

Na prática, esse “aprimoramento 4K” resulta em 4,14 milhões de pixels endereçáveis, metade dos 8,3 milhões necessários para uma imagem 4K – porém, o dobro do Full-HD, que é de 2,07 milhões de pontos. A qualidade da imagem, próxima ao UHD, depende também de um processador de 12 bits, responsável por tratar o sinal e suavizar as transições.

São cinco modos pré-definidos que conferem maior claridade e sensação de profundidade às imagens. A Epson não é a primeira a trabalhar com a tecnologia de Pixel Shifting, mas por enquanto a única que a utiliza em projetores de custo mais acessível. No HC 5040UB, há um sub-menu com cinco modos pré-definidos para 4K-Enhancement.

AVALIAÇÃO

Ao ligar o HC 5040UB, vê-se a proteção de lente se abrir automaticamente, como se fossem as cortinas de um teatro. Quem possui uma coleção de discos Blu-ray Full-HD poderá rever os seus favoritos com a máxima qualidade de imagem. Com os recursos de Aprimoramento 4K e Interpolação de Quadros do HC 5040, a exemplo do modelo LS10000 (vídeo), top de linha da Epson, vimos imagens surpreendentemente mais claras, limpas e bem delineadas.

Ao reconhecer as nossas demos 4K baixadas da internet, através do PC, e as séries transmitidas pela Netflix, via Chromecast Ultra, não demorou muito para surgirem imagens cristalinas e de cores vibrantes nos modos BRILHO DE CINEMA e CINEMA DIGITAL. Para melhor aproveitamento do HDR, o projetor exibe espaço de cor BT.2020; o problema é que tudo era reproduzido de forma escura, independente do conteúdo e dos presets no menu.

Para quem busca uma tela gigante a fim de usufruir dos benefícios da tecnologia HDR (melhor contraste e gama de cores em ambientes iluminados), o momento, ao menos por enquanto, é das TVs. Mas a capacidade de brilho do projetor com imagens convencionais parecia superar os 2.500 Lumens informados pela Epson, sobretudo no modo DINÂMICO; era como se estivéssemos diante de uma grande tela de TV, mesmo com algumas luzes ligadas na sala.

Com os dois modos de saída de luz mais baixa e a sala totalmente escura, o HC 5040UB mostrou seu ótimo potencial de nível de preto, embora não o mais denso que já vimos num projetor. O contraste mais alto nos permitiu acompanhar melhor as cenas noturnas, sem aquela impressão de estar perdendo minúcias em cenário e figurino. E o melhor: com um poder de imersão e profundidade realmente muito próximo do 4K.

Este slideshow necessita de JavaScript.

FICHA TÉCNICA*


MODELO: Epson PowerLite Home Cinema 5040UB
TECNOLOGIA: 3LCD
RESOLUÇÃO NATIVA:
1920x1080p
RESOLUÇÃO SUPORTADA: 3840x2160p
BRILHO: 2.500 lumens (luz branca e de cor)
ABERTURA DE TELA: 30” a 300”
DIMENSÕES (L x A x P): 52 x 19 x 45cm
PESO: 11kg
LÂMPADA: 3.500 horas (Alto); 4.000hs (Médio); 5.000hs (Eco)
RUÍDO: 31dB (Alto/Médio); 20dB (Eco)
CONSUMO: 373W (Alto/Médio); 283W (Eco)
GARANTIA: 3 anos
PREÇO: sob consulta
FABRICANTE:
www.epson.com.br

* As especificações são de responsabilidade do fabricante, exceto quando mencionadas em contrário no texto; para ver a ficha técnica completa do produto, clique aqui.

htbest

htbest

%d blogueiros gostam disto: