Chinesa TCL confirma compra das japonesas Onkyo e Pioneer

O grupo chinês TCL, que atua no Brasil em joint-venture com a Semp, anunciou acordo para assumir o controle de duas importantes marcas japonesas de eletrônicos: Onkyo e Pioneer. A decisão faz parte de uma estratégia agressiva do grupo para entrar no concorrido mercado americano. As duas marcas japonesas foram licenciadas para a americana Gibson, conhecida no segmento de instrumentos musicais, que agora precisa se desfazer delas.

Hoje a terceira maior fabricante mundial de TVs, a TCL Multimedia ainda negocia com a Gibson uma autorização para comercializar produtos de áudio com a marca Philips. Anos atrás, o grupo holandês decidiu sair do mercado americano para se concentrar na Europa; seus produtos atualmente são produzidos por outra gigante chinesa, a TPV. A princípio, o acordo com a Gibson é válido para todo o mundo exceto o mercado interno japonês, onde Onkyo e Pioneer continuam tendo presença forte, sob o comando da Onkyo Corporation.

Segundo comunicado divulgado em Shenzhen, onde fica a sede da TCL, o acordo prevê que o grupo passa a desenvolver, fabricar e vender, com a marca Onkyo, produtos como fones de ouvido, caixas acústicas compactas e soundbars; receivers para home theater por enquanto ficam de fora. O grupo vem realizando altos investimentos em inteligência artificial para criar produtos intercomunicáveis. Seu plano é lançar, no prazo mais curto possível, itens de áudio e vídeo com esses recursos.

Embora tenha perdido espaço recentemente no mercado internacional, a Onkyo continua sendo uma das marcas mais respeitadas pelos usuários de áudio. O grupo é dono também da marca Integra. O comunicado da TCL não especifica planos para a marca Pioneer, adquirida pela Onkyo em 2015.

FONTE: Business Insider

Temas relacionados:

Chega ao Brasil linha de receivers refinados da Onkyo
Vídeo: novo TV TCL de 85” tem 12 canais de áudio
Teste: receiver Integra Dolby Atmos de 7.1 canais
Onkyo lança fones de ouvido projetados pelo Iron Maiden

htbest

htbest