Cápsulas Shure: o fim de uma era

Por Alexandre Algranti

No último dia 1º de Maio, a Shure anunciou que a sua linha de produtos fonográficos será descontinuada a partir do verão americano de 2018. Esse anúncio marca o fim de uma era, em uma empresa que começou vendendo agulhas de reposição para fonógrafos na década de 1930, se tornou o maior fabricante de cápsulas na década de 1940 e introduziu a primeira cápsula a atender as especificações de reprodução em estéreo, no final da década de 1950.

E com certeza irá deixar audiófilos, melômanos e DJs muito tristes… Lembro da minha excitação quase sexual ao ganhar a primeira cápsula V15 type V, ainda no colegial, e que fez o meu toca-discos Technics SL1700 tocar bem melhor.

Anos depois, e com o meu primeiro toca-discos SL1200 MK2, não pensei duas vezes e comprei a versão V15 Type VxMR (foto), cuja ponta da agulha simulava uma cabeça de corte.

Ambas são descendentes diretas da cápsula Super Track V15 Type 2, lançada em 1969 – a primeira projetada com o uso de um computador analógico, que simulou as variáveis e características mecânicas de uma cápsula – e com força vertical de rastreio de mero 1,5g e resposta de frequência entre 20Hz e 23KHz.

Como a Koss nos fones de ouvido, a Shure já foi sinônimo de agulhas e cápsulas fonocaptoras, tendo  inclusive promovido desde os anos de 1960 o conceito das cápsulas de alta compliância, com braços de baixa massa, visando minimizar o desgaste dos LPs e melhorar o rastreio da agulha nos sulcos.

Porém, na última década a empresa enfrentou uma concorrência gigante, com dezenas de fabricantes em todos os níveis de mercado, além da sagração das cápsulas moving coil no segmento de áudio high end. Nos últimos anos, a linha de cápsulas da empresa foi bem reduzida, com maior ênfase no mercado para DJs.

A balança para ajuste da força vertical SFG-2 não pode faltar na hora de ajustar o seu toca-discos, então corra para comprá-la antes que acabe.

Vita brevis, ars longa!

*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

htbest

htbest

%d blogueiros gostam disto: