Fabricantes exibem vários TVs 8K na IFA 2018

Na edição 2018 da IFA, que se encerra nesta quarta-feira em Berlim (Alemanha), os principais fabricantes de TVs estão destacando a nova geração de TVs 8K. Samsung, LG e TCL levaram para o principal evento europeu de equipamentos de consumo vários protótipos com essa resolução de imagem, sendo que pelo menos uma dessas empresas promete colocá-los no mercado internacional ainda este ano.

padrão de resolução 8K, que ainda não foi lançado oficialmente, apresenta 7.680 x 4.320 pixels, o que dá mais de 33 milhões de elementos formadores de imagem. Esse total é quatro vezes maior que a atual resolução 4K (3.840 x 2.180, cerca de 8 milhões de pixels). Imagens com esse nível de detalhamento vêm sendo captadas de forma experimental em alguns países; no Japão, a emissora estatal NHK planeja lançar programação em 8K no próximo ano, antecipando-se aos Jogos Olímpicos de 2020, que acontecerão em Tóquio, marcando a estreia oficial do novo padrão.

Na IFA, a Samsung foi a única que anunciou planos para comercializar TVs 8K até o final do ano. Seu principal destaque é o modelo Q900R, de 85 polegadas, que utiliza painel QLED (há também versões de 65”, 75” e 82”). Segundo Jongsuk Chu, vice-presidente da divisão de displays do grupo, a ideia é promover a capacidade de upscaling desse aparelho, capaz de converter imagens de 4K para 8K. “Nossos clientes ficarão deslumbrados com a qualidade da imagem convertida”, garantiu o executivo, admitindo que, pelo menos até 2019, não haverá conteúdos 8K disponíveis.

Já a LG exibe na IFA 2018 o primeiro protótipo de TV OLED em 8K, com tela de 88 polegadas. Já mostrado na CES, em janeiro, mas apenas em sala fechada, o produto atrai muitos visitantes da feira de Berlim. Outro grande fabricante que aposta na tendência é a TCL, exibindo sua primeira linha de TVs 8K com Inteligência Artificial. Esse recurso, que permite através do TV controlar vários dispositivos da casa, estará disponível também nos novos TVs 4K da marca chinesa, comercializada no Brasil pela Semp.

Os TVs 8K da TCL também utilizam painel QLED e vêm equipados com sistema de áudio Dolby Atmos fornecido pela japonesa Onkyo.

FONTE: Tech Radar

Temas relacionados:
8K: propaganda de lojas pode enganar consumidor
TVs 8K devem chegar ao mercado internacional este anoGlobo faz cobertura da Olimpíada em 4K e 8K
Congresso da SET analisa Smart TVs e avanços em 4K HDR

htbest

htbest