Samsung inicia pré-venda de TV 8K no mercado internacional

O site global da Samsung começou a anunciar esta semana a pré-venda do TV mais aguardado da atualidade, o Q900, primeiro do mundo com capacidade de reproduzir imagens em resolução 8K. Prevista como próxima revolução no segmento de TVs, a novidade está sendo antecipada pela empresa coreana, que assim como outros fabricantes promoveu a pré-estreia durante a IFA, feira realizada no início de setembro em Berlim.

Com preço inicial US$ 15.000, o Q900 está sendo vendido em tamanho 85 polegadas e reúne todos os avanços recentes da Samsung com a tecnologia QLED, competidora direta dos painéis orgânicos (OLED) já lançados por empresas como LG e Sony. No padrão 8K, as imagens são exibidas com resolução de 7.680 x 4.320 pixels, ou 33,177 milhões de elementos de imagems, o que equivale a 16 vezes o atual padrão Full-HD (1.920 x 1.080 pixels). Por enquanto, ainda não existem conteúdos dessa magnitude disponíveis para consumo.

Segundo a Samsung, o Q900 utiliza um processador de última geração (Quantum 8K AI), desenvolvido especialmente para esse tipo de display. Esse chip, fabricado pela própria empresa, permite otimizar qualquer imagem para exibição em 8K, com altíssimo nível de detalhamento. Além disso, o processador ajusta a luminosidade da tela às condições do ambiente. E atua também sobre o áudio, com correções automáticas do sinal em tempo real, diz o fabricante.

O aparelho também é compatível com conteúdos codificados em HDR (High Dynamic Range) e faz parte da “geração AI”, TVs com inteligência artificial, que permite comunicação com outros eletrônicos de uma residência, inclusive eletrodomésticos da mesma marca. Também inclui o Modo Ambiente, recurso já lançado pela Samsung no Brasil, em que o usuário pode configurar a tela de acordo com a decoração de sua sala.

Este vídeo do site Digital Trends mostra o Q900 em demonstração na IFA. Por ora, não há previsão de lançamento no Brasil.

FONTE: Samsung.com

Temas relacionados:
OLED vs QLED: disputa começa a esquentar
TVs 8K devem chegar ao mercado internacional este ano
Vídeo: destaques da Samsung na CES 2018
Sony exibe na CES projetor 4K e protótipo de TV 8K

htbest

htbest