Edifier W860NB: ótimo cancelamento ativo de ruídos

Por Alexandre Algranti*

Fundada em 1996 em Pequim, China, a Edifier é a maior fabricante global de caixas acústicas para o segmento multimídia, onde busca desenvolver produtos com uma alta proposição de valor. Em 2011, adquiriu a japonesa Stax, fundada em 1938 e pioneira da tecnologia eletroestática para fones de ouvido.

O modelo W860NB é atualmente o topo de linha da marca em fones sem fio com cancelamento ativo de ruídos (ANC, “active noise cancelling”), categoria que vem crescendo fortemente no mercado global. Com ergonomia over-ear fechada falantes com 40 mm, o fone possui controles de volume e reprodução na extremidade da cavidade direita, além do acionamento do sistema ANC.

O fone vem acondicionado em um case tipo concha e acompanhado de um adaptador para assentos de aeronaves, um cabo USB para recarga e um cabo 3,5mm para uso com fio. A Edifier especifica 25 horas de uso com o circuito ANC e 35 horas com o mesmo desligado.

1,2,3, Testando

O pareamento se deu de maneira rápida, tanto com o Galaxy S9+ quanto com o walkman Hi Res Audio NWZA17SLV da Sony. O cancelamento de ruído se aproximou em desempenho aos seus concorrentes mais estabelecidos, extrapolando os ruídos causados pelos motores das aeronaves e atuando sobre os ruídos urbanos de baixa frequência.

Desta vez convocamos para o teste o Black Sabbath com Ronnie James Dio, a saxofonista Camille Thurman gravada ao vivo em binaural, o The Who em sua ópera Tommy, os Beach Boys com seu “disco perdido”, Gary Numan e finalmente o Rush.

Avaliação

ConfortoFone muito leve. Diâmetro das cavidades um pouco reduzidos. Espumas em “couro artificial” poderiam ser em couro legítimo…
DinâmicaRespondeu muito bem, especialmente com o disco dos Beach Boys, uma verdadeira montanha russa musical.
Equilíbrio tonalGraves bem definidos, porém com espaço para melhorias nos médios e agudos.
Palco SonoroReproduziu os arquivos binaurais do disco de teste com precisão.
IsolamentoExcelente, combinado com o cancelamento ativo de ruídos.
ConstruçãoFone robusto e dobrável. Deveria vir todo em metal para este nível de produto…

Veredito

O W860NB representa a constante evolução dos fones Edifier iniciada há alguns anos, e demonstra o seu potencial tecnológico, principalmente no quesito ANC. Seu conforto e tempo de carga relativamente pequeno, em comparação com o tempo de operação, são fortes atrativos. Um microfone integrado para uso com chamadas telefônicas seria muito bom.

Uma excelente alternativa para gamers, videófilos e amantes da música eletrônica e Heavy Metal em geral.

Dados técnicos do fone:

Peso: 285g
Resposta de frequência: 20Hz a 20kHz
Impedância: 32 Ohms
Sensibilidade: 100dB
Alcance da transmissão: 10 metros
Codec suportado: Qualcomm aptX
Tempo de carregamento: 3 horas
Operação com ANC: 25 horas
Operação sem ANC: 35 horas
PSV (Preço Sugerido de Venda): R$1.299

Fone testado com:

Celular Samsung Galaxy S9+
Walkman HiRes Audio Sony NWZA17SLV
The Beach Boys, The Smile Sessions, 24/88,2
Black Sabbath, Live Evil, 24/96
Camille Thurman, Inside The Moment, 24/192
Gary Numan, Replicas, 24/96
Rush, Signals, 24/96
Vários Artistas, The Ultimate Headphone Demonstration Disc, 24/192

*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

htbest

htbest

%d blogueiros gostam disto: