Fabricante americana desenvolve “terra virtual” para proteger equipamentos

Deficiências nas redes elétricas públicas e interferências dos vários tipos de sinal que circulam entre casas e edifícios são responsáveis por boa parte das falhas nos equipamentos de áudio e vídeo. Com base nessa premissa, a empresa americana Nordost – especialista em cabos, conectores e sistemas de proteção elétrica – está trazendo ao Brasil uma linha de acessórios identificada como “terra virtual”; o nome é referência ao “aterramento elétrico”, método de proteção obrigatório para quem utiliza equipamentos eletrônicos.

A linha QKORE da Nordost é composta por módulos de aterramento que atuam em paralelo à rede elétrica convencional para proteger os aparelhos contra deficiências na recepção dos sinais. São três opções de módulos: QKORE1, para uso com o módulo de distribuição QBASE, da própria Nordost; QKORE3, que protege até três componentes do sistema AV; e QKORE6, que possui 6 conectores para aterramento de dispositivos diferentes.

Segundo o fabricante, imperfeições na recepção podem ser causadas pela contaminação da rede de corrente alternada (AC), induzidas em parte pelas quantidades cada vez maiores de sinais sem fio circulando pelo ar, como de Bluetooth, Wi-Fi e telefonia celular. Essa poluição se manifesta na forma de interferências de alta frequência, ruídos e campos magnéticos que se espalham pela rede elétrica. O aterramento reforçado permite “limpar” a rede antes que essas imperfeições cheguem aos equipamentos.

A AV Group, distribuidora oficial da Nordost no Brasil, também está comercializando uma linha de cabos específica para proteção elétrica, chamada QKORE Wire, com terminações variadas, como banana, RCA, XLR e BNC, entre outras. Apesar desses avanços, a própria Nordost adverte que os módulos de aterramento não substituem os condicionadores e protetores de energia, recomendados para toda instalação de áudio e vídeo.

Para mais detalhes sobre a linha QKORE, clique aqui.

FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL


Temas relacionados:
Para maior pureza sonora, cabos especiais são feitos com a Nasa
Splitters HDMI da Absolute distribuem 4K, HDR e até Dolby Vision
AV Group vai produzir telas e cortinas elétricas no Brasil
Cabos HDMI: saiba quando é hora de trocar

htbest

htbest