Bowers & Wilkins PX: áudio sem fio em alta resolução

Rolls & Royce. Jagger & Richards. Fortnum & Mason. Muitos nomes britânicos compostos remetem ao suprassumo da respectiva categoria, e com a Bowers & Wilkins não poderia ser diferente. Fundada por John Bowers na cidade de Worthing em 1966, a B&W é uma das poucas marcas de caixas acústicas do segmento high-end com forte apelo profissional.

Pioneira no uso de modelagem acústica com auxílio de computadores(!) na década de 1970, seu monitor 801 inaugurou o conceito “tweeter on top”, característico da marca, e equipou estúdios do porte da Abbey Road e da BBC. As iterações mais atuais deste modelo continuam presentes nesses templos sagrados da produção musical.

No segmento de áudio automotivo, a B&W firmou parcerias com McLaren, Jaguar e Maserati para fornecer alto-falantes, e colaborou com esta última no projeto de musique concréte Seven Notes, do produtor Howie B. Veja o vídeo abaixo:

O fone B&W PX possui ergonomia over-ear fechada, com falantes de 40mm angulados com relação ao canal auditivo. Essa angulação visa realçar o palco sonoro, um recurso também utilizado por Sennheiser e Ultrasone em alguns modelos, e rende muito bons resultados.

Os controles do fone se encontram na cavidade direita. Incluem um botão multifunção para ligar/desligar e iniciar o modo de pareamento, um botão para ligar e desligar o cancelamento de ruído, um botão para atender/desligar chamadas telefônicas e controlar a reprodução do áudio e finalmente dois botões para controle de volume. Um outro botão de reset está estrategicamente recuado e só pode ser acessado por um objeto delgado tal como um clip de papel.

Um soquete de 3,5mm para uso do fone com fio, um USB 3.0, um led multicolorido que indica os diversos estados do fone e um microfone integrado para uso em chamadas telefônicas complementam o sistema.

Sua construção em alumínio e nylon balístico é robusta e com design primoroso. As espumas são de couro macio e afixadas às cavidades via contatos magnéticos. A conexão da tiara com as cavidades é muito sólida e bascula, permitindo armazenamento em uma elegante bolsa em couro legítimo, que é fornecida com o fone.

O fone vem acondicionado em uma embalagem que remete à dos produtos Apple, acompanhado de um cabo de áudio terminado em conectores estéreo de 3,5mm e um cabo USB 3.0 para recarga e conexão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

1,2,3 Testando

O B&W PX funciona com fio via conexão analógica padrão 3,5mm ou porta USB, nesta última se comportando como uma interface de áudio externa com 24 bits operando a 768 kHz! Já a sua operação sem fio (Bluetooth) é certificada pela Anatel e conta com o codec aptX, que suporta streaming de áudio com 24 bits.

O conceito tecnológico “Real World Listening” da B&W tem como pilares o “Environment Filter” (EF), nome pomposo para seu sistema de cancelamento de ruídos; o “Voice Pass-through” (VP), que permite escutar uma pessoa ou um aviso de segurança sem ter que retirar o fone da cabeça; e um sensor de proximidade.

Este sensor permite pausar a reprodução ao retirar uma cavidade ou mesmo o fone inteiro da cabeça ou colocá-lo ao redor do pescoço e inversamente retomar a reprodução ao recolocá-lo. Após dois minutos de inatividade, o mesmo sensor coloca o fone no modo standby. Tudo pela civilidade no uso do fone no ambiente de trabalho!

O aplicativo “Headphones” aciona o EF e permite escolher entre os modos “Office”, “City” e “Flight”, controlar a intensidade do VP, ativar e calibrar a sensibilidade do sensor de proximidade.

Avaliação

Conforto: Um pouco duro na cabeça devido a sua construção, leva um certo tempo para se acostumar. A tiara rígida deforma muito pouco, mas deve ceder com o tempo.
Dinâmica:Altamente silencioso nas partes mais baixas e vigoroso nas mais altas. Faz uso pleno dos 24 bits do seu conversor interno. Jimi e Axl com certeza o aprovariam.
Equilíbrio tonal: Faz jus ao pedigree deste fabricante pioneiro da eletroacústica. Poderia ser usado em estúdios de gravação.
Palco Sonoro: Reproduziu os arquivos do disco de teste com extrema precisão.
Isolamento:Excelente, combinado com o cancelamento ativo de ruídos. O modo “Office” do EF é de grande ajuda na concentração em grandes espaços abertos e ruidosos. O modo “City” do EF reduziu o estresse sonoro ao adentrar uma estação de metrô durante a hora do rush. Na ausência de uma aeronave para testá-lo, o modo “Flight” foi um grande aliado contra o ruído interno do vagão de metrô.
Construção: Produto robusto e muito bem acabado com materiais nobres. A fixação das espumas via contatos magnéticos é de grande valia na hora da limpeza dos fones.

Veredito

O B&W PX eleva a categoria de fones de ouvido sem fio com cancelamento de ruído a um outro patamar tecnológico. Tal como suas irmãs maiores, com certeza pode ser usado em estúdios quando operado com fio e principalmente via porta USB nas estações de áudio digital.

Sua arquitetura interna, porém, não permite utilizá-lo com a bateria descarregada. Ao acionar o EF nota-se uma sensível mudança no equilíbrio tonal, onde a tecnologia de cancelamento de ruído ainda não atingiu a transparência necessária.

Um verdadeiro fone sem fio para High Res Audio.

Dados técnicos do fone

  • Peso: 335g
  • Resposta de frequência: 10 Hz a 20 kHz
  • Impedância: 22 Ohms (passiva)
  • Sensibilidade: 111 dB SPL/ V
  • Duração da bateria com Bluetooth e cancelamento de ruído: 22 horas
  • Duração da bateria com Bluetooth: 29 horas
  • Duração da bateria com cancelamento de ruído: 33 horas
  • Duração da bateria com fio: 50 horas
  • PSV (Preço Sugerido de Venda): R$ 2.590
  • Distribuição: Som Maior
  • Fone testado com

  • Celular Samsung Galaxy S9+
  • Guns´n´Roses, Appetite for Destruction (Super Deluxe), 24/192
  • HRx Sampler: A Classical and Jazz High Resolution Spectacular, Vários Artistas, 24/176,4
  • Jean Michel Jarre, Oxygéne Trilogy, 24/48
  • Jimi Hendrix, Machine Gun: Live at the Fillmore East, 12/31/1969 (First Show), 24/96
  • King Crimson, Meltdown Live in Mexico City, 24/48
  • Vários Artistas, You´re Surrounded, 24/192Vários Artistas, The Ultimate Headphone Demonstration Disc, 24/192

htbest

htbest