10 apps e plug-ins para realçar a experiência com fones de ouvido

Por Alexandre Algranti*

Já que a maioria das pessoas hoje em dia ouve música em smartphones e computadores, a ordem é utilizar aplicativos para realçar a experiência com fones de ouvido. E se o app for de um fabricante de fones, melhor ainda. Dá até para brincar de compositor avantgarde. Selecionamos alguns dos melhores disponíveis atualmente:

1) Dolby Atmos for Headphones

Este plug-in transforma o seu PC em uma sala de cinema, tanto com mídias físicas quanto com serviços de “video on demand”, como o Netflix, codificadas em Dolby. Sem esquecer, é claro, da nova geração de games com som imersivo. Disponível na loja do Windows, permite instalar em até dez computadores com uma conta do Windows Live. Como dizia aquele simpático uruguaio na TV, “compre djah!”

 

2) Sonarworks True-Fi

Este aplicativo parte da medição da curva de resposta de centenas de fones top de linha e aplica uma correção visando atingir o “som de estúdio”, além de permitir personalizar o fone em função da idade do usuário e sua preferência quanto às baixas frequências. As curvas testadas para os fones HD25 e AKG K240 MKII deram um brilho bacana no desempenho sonoro.

 

3) Sennheiser Cap Tune

Um app que combina player que acessa a biblioteca de músicas do smartphone com equalizador gráfico, com os presets “Loudness”, “Pop”, “Rock”, “Hip Hop”, “Electro”, “Jazz”, “Classical” e “Voice”. O algoritmo “Soundcheck” gera a curva “Custom” em uma interessante sequência de sete comparativos “A” e “B”, executados pelo usuário, e que pode ser associada ao fone de ouvido em questão.  Permite também controlar ganhos de graves a agudos. Sua interface com o serviço de streaming Tidal é muito conveniente.

 

4) Denon Audio

Similar ao Cap Tune, oferece os presets de equalização “Manual”, “Flat”, “10 Band”, “Classical”, “Live Tracks”, “Loudness”, “One Third Octave”, “Restorer”, “Small White Buds”, “Smooth Jazz”, “Studio Cans” e “Vocal Booster”. Ao acessar a biblioteca de música, o app lista os outros discos do artista e sinaliza se o mesmo está em turnê.

 

5) FLAC player +

Permite transferir arquivos FLAC para o iPhone pela rede Wi-Fi via browser e controla a reprodução sonora. O processo pode demorar um pouco e tem que ser feito disco por disco. Finalmente posso ouvir meus FLAC´s no meu iPhone!

 

6) Onkyo HF Player

Este app gerencia a reprodução de arquivos HiRes Audio 24/96 ou DSD em um iPhone conectado a um DAC externo via adaptador Lightning para USB. Permite download direto de arquivos da loja onkyomusic.com e possui presets para diversos fones de ouvido certificados.

 

7) McIntosh AP1

Um player para quem, como o autor, tem um fetiche pelos icônicos medidores de nível com iluminação azul dos produtos McIntosh. Pura tiração de onda.

 

8) Moog Animoog

Está de bobeira no aeroporto aguardando aquele vôo que não sai? Quer criar uma trilha sonora espacial em tempo real? O Animoog é um sintetizador polifônico de bolso, fantástico para quem quer relaxar com os sons analógicos orgânicos aqui recriados digitalmente. Cuidado, altamente viciante!

9) ROLI Seabord 5D

Outro sintetizador de bolso que emula a inovadora superfície de controle Seabord. Dá até para sentir que se está tocando um Theremin em duas dimensões. Quando a espera pelo avião se torna épica, você tem a ferramenta ideal para compor a trilha sonora…

 

10) Kling Klang Machine

Uma caixa de música digital desenvolvida por Ralf Huetter, fundador da banda Kraftwerk. A partir da localização do usuário no mapa de fusos horários e sua interação com o controle de tempo e dois sequenciadores, o aplicativo gera trilhas sonoras minimalistas para aquela viagem de trem pela Alemanha ou mesmo para outro planeta. Dá para brincar de Stockhausen, Xenakis e Bambaataa simultaneamente. Simplesmente sensacional.

*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

htbest

htbest