D-Link terá roteadores acionados por Google e Alexa

Por ORLANDO BARROZO, enviado especial

Com a integração entre os equipamentos e o uso intensivo da banda larga, os roteadores passaram a seu essenciais no dia a dia de empresas e usuários finais. Uma das marcas mais conhecidas no Brasil, a taiwanesa D-Link também participou da CES 2019 com uma renovada linha de roteadores e acessórios para redes, além de ensaiar sua entrada no segmento de automação residencial.

Em Las Vegas, a empresa anunciou parceria com a McAfee, uma das líderes mundiais em segurança de redes, para lançar a linha de roteadores EXO (foto). Segundo Rodrigo Paiva, gerente de marketing, os cinco novos modelos utilizam a tecnologia Mesh Smart, patente da D-Link, e contarão com a proteção da McAfee. “Acreditamos que a partir de agora todos os equipamentos da casa irão se conectar ao roteador, inclusive os dispositivos de automação. E a proteção é importante porque se alguém quiser invadir a rede doméstica irá utilizar os aparelhos conectados”, explica Paiva.

Outra inovação apresentada na CES foi a integração com assistentes de voz Alexa e Google, que passam a oferecer interfaces para o usuário através de aplicativo. Segundo Paiva, o Alexa pode detectar, por exemplo, um vazamento de água e enviar o alerta ao usuário; este, por voz, tomará as providências. “Nossos dispositivos estão sendo pensados para facilitar a integração com os assistentes e também com sistemas de automação de todas as marcas”, acrescenta o executivo.

Em seu espaço no hotel Venetian, a D-Link apresentou ainda o primeiro roteador 5G, que deve ser lançado este ano no mercado internacional (no Brasil, será necessário aguardar a devida regulamentação). E uma linha de câmeras IP que também pode combinar com sistemas de automação. “As câmeras agora terão sensores para detectar movimentos e disparar ações como, por exemplo, abrir a cortina do quarto e começar a tocar música assim que a pessoa se levanta”, finaliza Paiva.

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest