Entidade dos EUA quer normatizar a potência dos amplificadores

Visando orientar melhor os consumidores e forçar os fabricantes a maior transparência, a CTA (Consumer Technology Association) planeja normatizar a especificação de potência nos amplificadores de áudio. A entidade formou um grupo de estudo, composto de 20 especialistas, para no prazo de dois meses apresentar uma nova proposta de padrão a ser seguido por toda a indústria. O objetivo é determinar regras mais rígidas e fiscalizar melhor a conduta das empresas.

O grupo VTD (Vehicle Technology Division) foi criado a partir das queixas de usuários e profissionais do mercado sobre as informações imprecisas que acompanham alguns amplificadores. Dependendo do critério de medição, um aparelho de determinada marca pode ser apresentado com potência de 1.000 watts e outro semelhante com menos da metade. Essas discrepâncias acabam influenciando também no preço final praticado pelas lojas.

A nova Norma, identificada como CEA 2006-C, deve assegurar que todos os fabricantes utilizem o mesmo método de medição: manter o nível de sinal durante pelo menos um minuto para medir a potência média de saída (power output), e não apenas a potência máxima, também chamada “potência de pico” (peak power), comum no padrão utilizado atualmente (CEA 2006-B).

“Será uma especificação refletindo o uso diário na vida real”, explica o chairman do grupo VTD, John Ivey. “Não estamos dando ao consumidor a experiência que ele espera. Hoje, você pode encontrar na Amazon, por exemplo, amplificadores de 2.000W por 200 ou 300 dólares, e nós, profissionais, sabemos que na realidade não têm essa potência. Só que os consumidores não sabem”, acrescenta o executivo.

Ivey chama de “fraude” a postura de certos fabricantes que anunciam amplificadores de 400W como sendo de 4.000W, e promete lutar para convencer seus colegas da indústria a mudar essa situação. Segundo ele, vários fabricantes estão enviando sugestões para o texto final da Norma C.

FONTE: CE Outlook

Temas relacionados:

Absolute anuncia amplificadores que são “canivetes suíços”

Devialet cria versão ultracompacta de caixa sem fio de alta potência

Loud Áudio lança amplificador com Bluetooth e alta potência

Receiver Integra DRX-5: alta potência, THX e Dolby Atmos!

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest