Audeze EL-8: caixas full-range de ouvido

Audeze EL-8. Um fone planar magnético está para um fone eletrodinâmico como um carro super esportivo está para um carro convencional. Não que inexistam sedans grandes de luxo entre o segundo tipo, mas a pegada aqui é outra. Do diâmetro dos falantes à resposta de frequência, sensibilidade, potência e SPL máximo, todas as especificações são superlativas e fazem do fone planar magnético um produto natural para áudio de alta resolução.

E sem falar na sua impedância naturalmente baixa e praticamente resistiva, um sonho para todo projetista e todo pré-amplificador de fones de ouvido (clique aqui para uma explicação breve sobre ambos os tipos de fones).

Da NASA para seus ouvidos

A Audeze foi fundada em 2008 na Califórnia, a partir de um programa de transferência de tecnologias do governo americano para uso civil. Uma tecnologia para a fabricação de circuitos eletrônicos flexíveis desenvolvida pela NASA foi aprimorada para diafragmas mais finos que um fio de cabelo, e com uma trilha metálica que, quando imersos em campo magnético poderoso, resultam num transdutor de massa insignificante porém de altíssimo desempenho. Tipo um motor a gasolina de 1 litro com 700 cavalos!

O fone EL-8 é do tipo over-ear aberto com diafragmas com 100mm de diâmetro e design industrial desenvolvido pelo estúdio DesignWorks USA, que pertence à BMW. As espumas são muito confortáveis e as tiaras são basculantes. Infelizmente, o fone não é acompanhado de bolsa para armazenamento, que é vendida opcional.

O cabo de áudio é do tipo plano e afixado às cavidades por um conector multipino travável, terminando em plugue de 3,5mm, com opções de terminação para áudio balanceado e um conector do tipo Lightning. Deve se tomar cuidado na conexão às cavidades, pois os conectores não são reversíveis e podem danificar os soquetes se inseridos de forma invertida.

A embalagem é primorosa e inclui um saco de feltro para armazenamento e um adaptador de 3,5mm para 1/4 de polegada.

1,2,3 Testando

O Audeze EL-8 é um pouco mais pesado que a média devido ao seu circuito magnético de maiores dimensões, e pode levar um tempo para o usuário se acostumar. Seu cabo tem apenas 2m de comprimento; um produto desse tipo merece pelo menos uns generosos 3m.

Ao passar a mão nas bordas externas das cavidades, nota-se uma atenuacão momentânea na reprodução sonora, provavelmente um efeito relacionado à diferença de pressão do ar em torno do diafragma extra fino, que deve operar livre de obstáculos.

Mas tudo isto se torna insignificante ao conectarmos o fone a uma fonte sonora. A sensação inicial é que temos duas caixas acústicas full-range coladas aos ouvidos. Então selecionamos uma ampla gama de discos e levamos o fone ao limite com a interface de áudio Sony UDA-1.

Avaliação

ConfortoComece escutando deitado no sofá ou em uma poltrona com encosto. 
DinâmicaA massa insignificante do diafragma imersa em um campo magnético poderoso toca qualquer coisa.
Equilíbrio tonalO mesmo diafragma imerso em um campo magnético poderoso reproduz qualquer frequência.
Palco SonoroReproduziu os arquivos do disco de teste de forma muito realista. 
IsolamentoBaixo em função de sua ergonomia, porém excelente para um fone de monitoração crítica.
ConstruçãoAcabamento primoroso em alumínio e espumas em curvim. Design teutônico que remete a uma obra de arte moderna.

Dados técnicos

Peso: 460g

Resposta de frequência: 10Hz a 50kHz

Impedância: 30 Ohms

Sensibilidade: 102dB a 1mW

SPL Máximo: > 130dB

Potência máxima: 3W RMS

Potência requerida: > 250mW

Distorção Harmônica Total: < 0,1% 

Testado com

  • MacBook Pro com interface Sony UDA-1
  • Earth, Wind & Fire, All’n’All, 24/96
  • Benjamin Britten, War Requiem, 24/96
  • John Coltrane, A Love Supreme, 24/96
  • Keith Jarrett, Koln Concerts, 24/96
  • Kraftwerk, 3-D The Catalogue, 24/44,1
  • Iron Maiden, Number of the Beast, 24/96
  • Miles Davis, Miles Ahead, 24/96
  • Stevie Wonder, The Original Musiquarium, 24/96
  • Sex Pistols, Never Mind the Bollocks, 16/44,1
  • The Beatles, Sgt. Pepper’s, 24/192
  • Vários Artistas, You´re Surrounded, 24/192
  • Vários Artistas, The Ultimate Headphone Demonstration Disc, 24/192

Veredito

Se você está considerando dar um salto quântico no quesito fone de ouvido, este é o cara. Cuidado com o volume de reprodução, dá para ficar um pouco animado com este fone. Mantenha-o longe dos seus cartões magnéticos.

*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.

Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram

htbest